25/09/18 - 08:38:11

Membros da COAPAZ se reúnem com Promotorias de Justiça

A coordenadora da COAPAZ – Coordenadoria de Autocomposição e PAZ do Ministério Público de Sergipe, procuradora de Justiça e ouvidora do MP Maria Conceição de Figueiredo Rolemberg, se reuniu com as promotoras de Justiça Maria Lilian Mendes Carvalho e Berenice Andrade de Melo e com assessores das Promotorias, para traçar diretrizes acerca dos ajustes finais para o lançamento público da COAPAZ.

O lançamento público da COAPAZ será realizado no próximo dia 15 de outubro, às 9h, no auditório Promotor de Justiça Valdir de Freitas Dantas, na sede do MP.

A coordenadora apresentou o grupo de servidores ministeriais que atuarão junto ao Núcleo de Mediação da Coordenadoria de Autocomposição e Paz e explicou como serão os trâmites acerca do encaminhamento dos procedimentos que serão repassados das Promotorias para a COAPAZ. “Vamos iniciar com um trabalho de mediação junto com as Promotorias especializadas em crianças e adolescentes e com o idoso”, informou Conceição Figueiredo.

Os procedimentos serão enviados para a COAPZ para que, através de métodos autocompositivos e como novas formas de buscar o Direito e ampliar o acesso à Justiça, a equipe da COAPZ possa tentar resolver os conflitos sem precisar judicializar as questões. Conceição Figueiredo acentuou que a autocomposição revela as histórias das partes conflitantes, buscando compreender a origem e a profundidade da controvérsia, no intuito que seja alcançado um convívio respeitoso.

As promotoras Lilian Mendes e Berenice Melo destacaram a importância da Coordenadoria, tendo em conta que a tarefa de promover a pacificação entre as partes na via do processo formal tem se tornado cada vez mais difícil.

A Coordenadora da COAPAZ aproveitou o ensejo para convidar membros e servidores ministeriais para, no próximo dia 15 de outubro, prestigiarem o lançamento público da Coordenadoria.

Coordenadoria de Comunicação

Ministério Público de Sergipe