Aracaju, 28 de março de 2024

Reta final

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Chegamos à reta final da campanha eleitoral. Faltando menos de duas semanas para a eleição, candidatos e apoiadores aumentam o ritmo de trabalho. Todos querem conquistar os eleitores ainda indecisos e mudar a cabeça de outros, enquanto alguns pretendem fazer o “mimo” final aos vendedores de votos. No pouco tempo que resta, os postulantes ao governo de Sergipe e às duas vagas de senador deixarão o cansaço de lado para exibir caras e bocas de vitoriosos nas carreatas, caminhadas e comícios programados para Aracaju e o interior. Nenhum dos lados se acha derrotado, porém todos rezam para aparecer liderando a última pesquisa do Ibope, prevista para ser divulgada na sexta-feira anterior ao pleito. Portanto, qualquer erro grave agora poderá resultar em uma derrota nas urnas. E sobre isso, os candidatos não querem nem ouvir falar.

Saúde falida

Uma sergipana apareceu, ontem, na TV Globo mostrando o Brasil que ela não quer para o futuro. Do interior do Hospital de Urgência de Sergipe, em Aracaju, a suplicante Selma mostra os corredores superlotados de enfermos à espera de atendimento médico. Apesar das mirabolantes promessas feitas pelos candidatos a governador, depois das eleições a saúde pública vai continuar em petição de miséria. Quer apostar uma mariola?

Morde e assopra

Na relação com o ex-governador Jackson Barreto (MDB), o PT continua mordendo e assoprando. Enquanto os petistas da tendência Construindo um Novo Brasil apoiam a candidatura de JB ao Senado, a turma da Articulação de Esquerda quer vê-lo pelas costas. Líder deste último agrupamento, a deputada estadual Ana Lúcia espalha que Jackson deixou o “governo numa profunda crise política”. Misericórdia!

Fez escola

E o ex-presidente Lula da Silva (PT), preso na Polícia Federal, fez escola ao se comunicar com o mundo exterior através de cartas. Da Penitenciária de Glória, o ex-prefeito de Capela, Manoel Sukita (PTC), escreveu uma “carta para os sergipanos” dizendo que sua prisão é fruto de perseguição política dos adversários. Sukita mente: ele foi condenado a mais de 13 anos de prisão por desvio de verbas públicas e corrupção eleitoral. Crendeuspai!

É proibido proibir

As imagens da Polícia espancando professores no centro de Aracaju vão continuar sendo mostradas na propaganda política do PSD. A Justiça Eleitoral negou o pedido de censura feito pelo candidato a governador Valadares Filho (PSB). Ele queria proteger o pai Vavazão (PSB), que era governador de Sergipe quando os militares desceram a madeira nos educadores, sem dó nem piedade. Marminino!

Crack, a praga

Diferente do que o senso comum acredita o crack não causa exclusão social. Pelo contrário, o uso da droga é consequência de uma vida precária que leva à dependência. A constatação é de Pesquisa da Fundação Oswaldo. Segundo o estudo, o uso da droga apenas piora a situação de pessoas que não tem laços familiares, moradia, trabalho e estudo, problemas que chegaram antes da dependência. Lastimável!

Banese punido

O Banco do Estado de Sergipe foi condenado a pagar multa de R$ 200 mil por dano moral coletivo. O Ministério Público do Trabalho provou que o Banese não realizava seleção pública de estagiários, numa afronta aos princípios da impessoalidade, moralidade, publicidade e legalidade. O banco também usava os estagiários para substituir os bancários. Homem, vôte!

Lição política

“Tudo que o teclado da urna eletrônica espera é que primeiro a gente converse com os próprios botões”. A afirmação é do sergipano Carlos Britto, ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal. Segundo ele, “eleitor é pra evitar que essa respeitável senhora de nome Política se veja em más companhias”. Aff Maria!

Últimos dias

Termina quinta-feira próxima o prazo para solicitar a segunda via do título de eleitor. Mesmo sem este documento o cidadão não deixará de votar, pois pode se identificar com outros, desde que seja oficial com foto, como as carteiras de identidade e de motorista. Eleitores em situação regular podem optar pela versão digital do título. Este formato pode ser obtido gratuitamente por meio do aplicativo e-Título, disponível para smartphones gratuitamente nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.

#EleNão

Um ato público será realizado em Aracaju pelas mulheres que aderiram à campanha #EleNão, desencadeada nas redes sociais. Será a partir das 15h, do próximo sábado, no viaduto do Distrito Industrial de Aracaju. Segundo a deputada estadual Ana Lúcia (PT), a manifestação faz parte da Semana de Luta contra o avanço do movimento fascista no Brasil. Participe!

Recorte de jornal

Publicado no jornal O Estado de Sergipe, em 31 de agosto de 1915.

Resumo dos Jornais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também