25/09/18 - 15:17:23

Romaria de Nossa Senhora Aparecida celebrará 15 anos de existência

Município sergipano recebe todos os anos mais de 100 mil fiéis na segunda maior romaria a pé do Brasil

Milagres, graças, pedidos, agradecimentos, histórias de luta, sofrimento, alegria e vitória marcam os 15 anos da tradicional romaria em Nossa Senhora Aparecida (SE). Do Povoado Queimadas, em Ribeirópolis (SE), até a sede do município que leva o nome da santa, são cerca de 8 km de rodovia estadual que desde 2004, no dia 12 de outubro, se transforma no caminho da fé.

No dia da romaria, a população de cerca de 9 mil habitantes passa para mais de 100 mil, com a presença dos romeiros de várias partes do Nordeste e de outras regiões do Brasil. “Desde a primeira caminhada, quinze anos se passaram, e o pequeno número de fiéis do ano de 2004 se multiplicou em milhares. Estimamos para 2018 uma média de 200 mil pessoas peregrinando pela rodovia rota do sertão, motivados pela fé na Mãe de Jesus e fervorosos em pedir e agradecer as bênçãos recebidas”,  destaca o pároco do município, Douglas Gonçalves.

Tamanha é a grandiosidade da peregrinação, que em 2015 ela foi reconhecida como patrimônio cultural e imaterial do Estado de Sergipe, através da Lei Estadual nº 63/2015, sendo inclusa no Calendário Festivo de Sergipe. “Este ano a movimentação de pessoas deve crescer ainda mais. São 15 anos dessa festa linda e mais de 300 anos de bênçãos, que merecem a programação devocional especial que preparamos”, explica o padre da cidade.

Impulsionados pelo tema “Em Jesus, com Maria, transformamos a vida”, a paróquia, com o apoio dos moradores do município, promove uma programação especial para receber os devotos, que já começa no dia 3 de outubro com o início do novenário de Nossa Senhora Aparecida. “Para receber tantas vidas diferentes que formam os ‘romeiros de Aparecida’, a cidade se transforma e ganha um ânimo especial durante a festa da padroeira. Estamos sempre prontos para receber de braços e coração abertos, ano após anos, os devotos da Mãe de Deus”, acrescenta padre Douglas.

Por Igor Sá

Foto assessoria