26/09/18 - 06:41:25

Alunos e professores do Ipaese recebem treinamento de coordenadores do Projeto Salve

Cerca de 50 alunos e professores do Instituto Pedagógico de Apoio à Educação do Surdo de Sergipe (Ipaese) observaram atentamente ao treinamento para o reconhecimento da parada cardiorrespiratória e aprenderam manobras de ressuscitação cardiopulmonar ministrado pelos coordenadores do Projeto Salve, realizado durante a tarde desta terça-feira, 25, na sede da Sociedade Médica de Sergipe (Somese).

O Projeto SALVE, com quase dois anos de existência, é destinado a pessoas leigas e tem a iniciativa de quatro instituições: a Cooperativa dos Anestesiologistas de Sergipe (Coopanest-SE), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Sergipe), a Sociedade Médica de Sergipe (Somese) e o Corpo de Bombeiros Militar.

O Dr. José Aderval Aragão, presidente da Somese e coordenador do Projeto Salve afirmou que cada vez que passa o conhecimento para as pessoas, sente a sensação de dever cumprido. “Esse treinamento é realizado para que qualquer pessoa leiga tenha a capacidade de ajudar ao próximo num momento de parada cardiorrespiratória. Ficamos admirados com a atenção e questionamentos dos alunos na busca pelo conhecimento”, destaca Dr. Aderval.

De acordo com o gerente do Núcleo de Educação Permanente do Samu Sergipe e coordenador do Projeto Salve, Ronei Barbosa, a experiência de poder falar para os alunos com deficiência auditiva foi única para nós. “Poder passar nosso conhecimento para as pessoas é engrandecedor porque a premissa do projeto é de que todos estão aptos a salvar vidas”, enfatiza Ronei.

A professora do Ipaese, Mirelli Dias, afirma que o treinamento foi de extrema importância tanto para os alunos quanto para os professores. “Descobrimos hoje que podemos salvar vidas, desde que tenhamos a preparação adequada. Para os alunos foi um momento especial porque percebemos a concentração que tiveram durante o treinamento”, comenta Mirelli.

O aluno do Ipaese de 20 anos, Vitor Vinícius, conta que gostou muito do treinamento e agradeceu pelos ensinamentos e aprendizado. “Estou muito feliz por terem tido a atenção de realizarem essa palestra para as pessoas com deficiência auditiva e onde estiver vou passar o conhecimento adquirido para outras pessoas”, aponta Vitor.

Matéria e Foto: Ascom Somese