26/09/18 - 15:47:33

Defesa Social faz vistoria das estruturas montadas para o Odonto Fantasy

A Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), através da Defesa Civil de Aracaju, realiza a vistoria de estruturas montáveis e desmontáveis, assim como recolhe toda a documentação necessária para execução do projeto de eventos de grande porte. Esse é o caso do Odonto Fantasy, que atrai, anualmente, um grande público para a capital sergipana. Com a proximidade da festa, as estruturas começam a ganhar forma e a Defesa Civil se faz presente para contribuir com a segurança estrutural.

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado, ressalta que toda a documentação já foi entregue e está em conformidade com as exigências. Ainda assim, o acompanhamento da montagem será realizado, sistematicamente, para monitorar o cumprimento das medidas de segurança. Foi encaminhado ao órgão o projeto de montagem da estrutura, juntamente com as Anotações de Responsabilidade Técnica (ART) de montagem e desmontagem, teste de carga de toda a estrutura, além de especificações sobre os aterramentos, entre outros.

A primeira vistoria teve objetivos específicos, segundo o coordenador. “Hoje nós realizamos a primeira vistoria para saber basicamente a qualidade dos materiais que estão sendo empregados na estrutura de palco. Esse ano não haverá camarote suspenso. Todos serão ao nível do solo. Estrutura montada, com altura acima de dois metros, somente a do palco principal, onde ocorrerá a apresentação das bandas”, destacou o major Sílvio Prado.

Compete à Defesa Civil manter suas atenções voltadas às edificações temporárias, fazendo um acompanhamento e visualizando a existência ou não de situações que estejam em desconformidade com o projeto apresentado. Mas toda a responsabilidade quanto à montagem, conforme o projeto, é atribuída ao engenheiro responsável. “É justamente o que nós cobramos das empresas: a contratação do engenheiro, um profissional com conhecimento na área, para que as estrutura ofereçam a maior segurança possível. Afinal, a Defesa Civil presta esse apoio, mas a responsabilidade de fazer com que a estrutura seja montada de acordo com o projeto é do organizador do evento, mediante a atuação desse profissional contratado para acompanhar essa estrutura”, endossou.

Durante a primeira vistoria, a avaliação foi positiva. “Observamos que o material que está sendo utilizado é de boa qualidade. Faremos novas vistorias até o dia do evento, marcado para acontecer no dia 13 de outubro. Inclusive, contaremos com o acompanhamento do organizador do evento e do engenheiro responsável, para esclarecimentos de dúvidas”, explicou o coordenador da Defesa Civil.

Fonte e foto assessoria