Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

Elas contra #Ele

Maioria do eleitorado brasileiro, as mulheres vão decidir as eleições presidenciais. Para desespero do candidato Jair Bolsonaro (PSL), 50% das mais de 77 milhões de eleitoras estão contra #Ele e prometem rodar a baiana para derrota-lo nas urnas. O candidato está colhendo o que plantou durante anos. Ao longo da vida, Bolsonaro coleciona frases machistas tipo: “Não te estupro porque você não merece”; “Você é uma idiota, uma analfabeta”; “Mulher deve ganhar salário menor porque engravida”. Agora, diante da forte reação feminina, o marketing do capitão-do-mato tenta encontrar uma saída para reduzir a exagerada rejeição a #Ele. E o machista Bolsonaro sente-se impotente para reagir contra a força das mulheres, vistas por ele como um ser inferior, indigno. Aliás, se arrependimento matasse, o candidato já tinha partido desta pra melhor. Cruzes!

Paz e amor

Ao contrário do que se comentava antes da campanha, o candidato a governador Mendonça Prado (DEM) tem evitado criticar o oponente Eduardo Amorim (PSDB). Em 2014, Mendoncinha dizia o diabo do adversário tucano. Segundo ele, quando foi secretário estadual de saúde, Amorim destruiu o setor: “Incompetência e desvio de finalidade dos recursos públicos fizeram com que Eduardo Amorim fosse demitido sumariamente”. Misericórdia!

Sem censura

E a Justiça Eleitoral tem rejeitado todos os pedidos de censura formulados pelos partidos. O TRE se recusou a proibir que o senador Antônio Carlos Valadares (PSB) diga que a campanha adversária é feita pelo “marketing do mal”. O pedido de censura foi protocolado pelos candidatos Belivaldo Chagas (PSD) e Jackson Barreto (MDB). Vixe Maria!

Livres pra voar

O PSL sergipano está liberado para participar das eleições. O Tribunal Superior Eleitoral deferiu o documento de regularidade partidária, antes negado pelo TRE porque a legenda não tinha registrado 30% de candidaturas femininas. De acordo com Mário Vasconcelos, advogado do PSL, com a decisão de ontem, só não disputará o pleito quem tiver outro problema de inelegibilidade. Seria essa uma indireta para João Tarantela? Crendeuspai!

Casa cheia

A oposição ao prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) está surpresa e incomodada com o desempenho dele na campanha dos candidatos a governador Belivaldo Chagas (PSD) e a senador Jackson Barreto (MDB) e Rogério Carvalho (PT). O comunista tem participado de carreadas e caminhadas na periferia de Aracaju. Ontem, Nogueira reuniu mais de mil pessoas numa casa de shows para pedir apoio aos três candidatos. Marminino!

Nova tentativa

O candidato a governador Eduardo Amorim (PSDB) acha que os Valadares (PSB), Jackson Barreto (MDB) e Belivaldo Chagas (PSD) são farinha do mesmo saco. “Há quatro anos, eles estavam juntos e eu os enfrentei. Infelizmente, a mentira venceu. Agora enfrento todos eles de novo”. Então, tá!

Batendo em retirada

Com olhos apenas para o pré-sal, a Petrobras deixou de concentrar investimentos nas áreas maduras. Resultado disso foi a queda em 38% da produção das bacias nordestinas. No mar do Nordeste a produção de petróleo despencou 60%. Nos últimos anos, a estatal vem desarmando o circo em nosso estado. Maior exemplo disso foi a suspensão do investimento de 12,5 bilhões de dólares que a Petrobras pretendia fazer em Sergipe e Alagoas entre 2015 e 1018. Uma lástima!

E o reajuste?

Alguém aí no governo de Sergipe sabe quando o servidor terá direito, ao menos, à reposição da inflação? Com as calças na mão, pois já vendeu o cinto para suprir necessidades básicas, a galera está fazendo promessa até para Santo Expedito. Por sua vez, o governo segue com a velha ladainha de que está quebrado e coisa e tal. Vem cá, o que o coitado do servidor tem a ver com isso? Só Jesus na causa!

O rejeitado

Pesquisa do Ibope revela que este governo temerário tem aprovação popular de míseros 4% e reprovação de 77%. Quer dizer, a administração do mordomo de filme de terror consegue empatar com a margem de erro, que é de 2% para mais e para menos. Talvez seja por isso, que o candidato a senador André Moura (PSC) não quer gravar uma mensagem de apoio do insosso Michel Temer-Treme (MDB). Homem, vôte!

Abra o olho

O eleitor deve ter muito cuidado com candidatos tagarelas É preciso analisar o passado dos suplicantes, as propostas apresentadas por eles e denunciar aqueles que tentam se eleger comprando a consciência do cidadão. Não esqueça que a qualidade dos parlamentos depende da boa escolha feita pelo eleitorado. Fique ligado!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano Diário da Manhã, em 31 de agosto de 1911.

Resumo dos Jornais

Leia também