Aracaju, 28 de março de 2024

Sobre a segurança pública, Belivaldo afirma que “estamos no caminho certo”

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
7

Belivaldo relaciona dados positivos da segurança pública a atuação de seu governo na área

Nesta terça-feira (12) Aracaju completou 12 dias sem registro de homicídio doloso; redução de quase 10% no número de homicídios dolosos em Sergipe, de 1º de janeiro a 20 de setembro deste ano, em comparação a igual período de 2017, número que chega a 20% quando considerada apenas a região metropolitana do Estado; e redução superior a 50% no número de assaltos a ônibus do transporte coletivo, entre agosto de 2017 e agosto deste ano.

Os dados mencionados acima são apenas alguns dos resultados positivos conquistados nos últimos meses pela pasta da segurança pública do Governo de Sergipe. Governador do Estado e candidato à reeleição pela coligação “Pra Sergipe Avançar”, Belivaldo Chagas atribui tais avanços a prioridade com que sua gestão trata a segurança pública e busca atender aos anseios da população sergipana.

Para avançar ainda mais, junto com Eliane Aquino, candidata a vice-governadora, Belivaldo dedicou um dos sete eixos estratégicos do Programa de Governo Pra Sergipe Avançar à Segurança Pública, que continuará sendo área prioritária da atuação do governo, que visa implementar uma cultura de paz em nosso Estado.

“Com o objetivo de sistematizar e fortalecer as políticas públicas de segurança para a redução da violência, levantamos desafios e propostas atuais da população, baseados em um modelo de gestão qualificado, com atuação transversal, que objetiva reorganizar as estruturas administrativas, fortalecer os instrumentos de planejamento e controle social, e valorizar e direcionar, adequadamente, a atuação dos órgãos de Segurança Pública para que tenhamos maior eficiência e sejamos ainda mais eficazes nesta área”, garantem Belivaldo e Eliane no Programa de Governo Pra Sergipe Avançar.

Com bases nestas diretrizes, os candidatos firmam compromissos públicos que abordam desde a integração de políticas setoriais a questões relacionadas a promoção da cultura de paz, redução da sensação de insegurança e a redução dos homicídios em áreas periféricas.

Inteligência, tecnologia e pessoal

“Todas as conquistas recentes apontam que estamos no caminho certo, investindo em recursos de tecnologia, inteligência e pessoal. No dia 17 deste mês, convocamos mais 54 agentes da Polícia Civil aprovados em concurso público e já devidamente formados pela Acadepol. Com isso, finalizamos a convocação de quase 450 novos agentes da PC, entre escrivães e agentes de polícia. Essas convocações representam, ainda, o cumprimento de um compromisso meu assumido junto à categoria, com a qual me comprometi a fazer essas nomeações. De abril até hoje, convoquei mais de 150 novos agentes da PC”, ressalta Belivaldo.

O governador relembra que seu governo realizou concursos para soldados e oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros e lançou edital de concurso para Delegado de Polícia Civil. Na área da Segurança Pública, cita ainda Belivaldo, o Governo de Sergipe investiu em tecnologia, modernização e valorização de pessoal. “Há avanços significativos, mas entendemos que ainda temos muito que avançar, e para isso estamos propondo um conjunto de ações que visam melhorar e requalificar os serviços públicos de segurança disponibilizados ao nosso povo”, afirma.

Belivaldo salienta que, diferente dos demais candidatos a governador, ele já tem posto em prática compromissos estabelecidos em seu Programa de Governo. Para exemplificar, o governador ressaltou a implantação de mais de 80 câmeras de monitoramento em todas as divisas estratégicas do Estado com o Sistema Detecta, que promove a integração de bancos de dados de diferentes instituições, exclusivo para ações operacionais, preventivas e repressivas das forças de Segurança Pública.

Com essa medida, explica Belivaldo, todo veículo que entrar e sair do Estado será identificado pela Secretaria de Segurança Pública. “Em Aracaju, o Detecta já funciona em fase experimental”, frisa o candidato à reeleição.

Para o governador, a Segurança Pública precisa funcionar de forma integrada e articulada entre os governos federal, estadual e municipais e, para isso acontecer, é necessário que cada ente federativo cumpra, de fato, com suas responsabilidades legais, “pois não adianta apenas o governo do Estado faz a sua parte se o sistema, como um todo, não estiver integrado”. “E aqui, mais uma vez, já mostramos que estamos no caminho certo”.

A partir das novas contratações de agentes da Polícia Civil, destaca Belivaldo destaca ter determinado a ampliação do Departamento de Homicídios, com a criação de uma Divisão de Inteligência dentro do DHPP, com nova sede e novos agentes. “Com os recém-convocamos, pudemos reforçar não apenas o DHPP, mas também o Departamento de Narcóticos a Divisão de Inteligência (Dipol) e outras unidades especializadas e Delegacias Metropolitanas. Essas ações comprovam que a redução dos índices de criminalidade em Sergipe não é coincidência, mas resultado de um trabalho planejado”, pontua o governador.

Também por determinação direta do governador Belivaldo, a SSP reativou este ano nove Delegacias Plantonistas no Estado. Com isso, as delegacias de Itabaiana, Estância, Propriá, Lagarto, Nossa Senhora da Glória e Maruim passaram a funcionar com equipes completas, compostas por delegados, escrivães e agentes de polícia. Já nos municípios de Tobias Barreto, Carira, Neópolis, Nossa Senhora das Dores e Canindé de São Francisco, as delegacias funcionam com equipes reduzidas, com atendimento feito por agentes de polícia e escrivães, “mais uma conquista do nosso governo”, enfatiza o chefe do executivo.

Em sua gestão, Belivaldo entregou a sede do Instituto de Identificação de Neópolis, obra realizada em parceria com a Prefeitura Municipal, e também a reforma do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) de Muribeca, obra que garante maior eficiência nos serviços de proteção à população prestados pela Polícia Civil e Polícia Militar, além de oferecer conforto e comodidade aos policiais de ambas instituições que atuam no mesmo imóvel.

Mais segurança

Como proposta para a área da Segurança Pública em sua próxima gestão, Belivaldo destaca a interiorização do GETAM e dos departamentos de Homicídios e Proteção a Pessoas (DHPP), de Narcóticos (DENARC) e de Crimes Contra a Ordem Tributária e Administração Pública (DEOTAP), expandindo as para as cidades estratégicas do interior do Estado, tais como: Nossa Senhora do Socorro, Propriá, Tobias Barreto, Nossa Senhora da Gloria, Itabaiana, Maruim, Lagarto e Estância.

É também proposta de Belivaldo e Eliane para a Segurança Pública, a criação de um sistema de planejamento e gestão, com base em diagnósticos, indicadores, monitoramento e avaliação, além da valorização produtiva, sistema este que permitirá ampliar o acompanhamento e controle social das ações desta área.

Visando a implantação de uma cultura da paz entre os sergipanos, os candidatos propõem articular políticas de saúde, assistência social, educação, esporte e cultura; fortalecer o programa Minha Comunidade Segura; apoiar os Conselhos Comunitários de Segurança Pública; criar o Conselho Estadual de Segurança Pública; aprimorar a valorização pessoal e a gestão do conhecimento; Reconfigurar o Plano Estadual de enfrentamento as Drogas licitas e ilícitas; reativar postos do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual/BPRv; Implantar um padrão para formação e capacitação dos guardas municipais, em parceria com os municípios; dentre muitas outras propostas que podem ser conferidas, na íntegra, no site http://belivaldo.com.br/.

da assessoria

foto: André Moreira

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também