26/09/18 - 07:16:46

Usuários do Cras Porto D’anta são capacitados para o mercado de trabalho

Ingressar no mercado de trabalho tem sido um desafio a cada dia. Buscar se qualificar pode ser uma boa para quem está tentando uma vaga de emprego formal. É por entender a importância da formação profissional e atendendo a uma demanda da população do bairro, que o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Porto D’anta, por meio do convênio entre a Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), promove para uma turma com cerca de 20 alunos, o curso de Estratégias de Vendas.

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgados em 2017 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 40,2 milhões de brasileiros demonstraram interesse em ingressar em cursos profissionalizantes. Em Aracaju, a cada ano, cresce o número de pessoas que procuram a qualificação para se ter um destaque no âmbito do trabalho. Seja na hora de uma entrevista de emprego ou até mesmo dentro dele, quando se necessita de experiência e técnicas para se manter contratado.

O Cras Porto D’anta está sempre na procura de serviços que atendam as necessidades dos seus usuários. O curso, que terá carga horária de 60 horas, beneficiará jovens que sonham em conseguir uma oportunidade como é o caso do Daniel da Silva, que busca uma vaga na universidade, mas também um emprego para se manter ao longo do curso. “Vai abrir algumas portas que, na minha visão, será essencial. Esse é um curso que vai me ajudar no começo da faculdade. Quero trabalhar inicialmente, fazer o meu curso e seguir na área escolhida. Já tenho alguns cursos profissionalizantes, mas atuei em empregos informais. A partir desse, quero focar no mercado formal. A vinda do curso de Estratégias de Vendas vai contribuir muito na vida de todos que estão participando. Não temos custos com transporte, ocupamos o nosso tempo livre e ainda ganhamos mais uma formação”, observa.

Os jovens aprendem desde noções de empregabilidade até mesmo técnicas de vendas, marketing e empreendedorismo. De acordo com o instrutor de formação profissional, Fábio Cardoso, eles já saem prontos para atuarem na área. “A nossa missão é justamente de preparar os nossos alunos para o campo do trabalho. Além das aulas teóricas e práticas, ainda apresentamos como funciona o mercado, como preparar um currículo. No final, será solicitada a criação de um projeto em que eles terão que produzir um produto que estimule o convencimento. Com tudo em ordem, eles recebem os seus certificados”, explica.

Para a coordenadora da unidade da Assistência Social, Vilma Bastos, o convênio estimula a inserção dos jovens no mercado de trabalho através da qualificação profissional. “Estamos sempre buscando fortalecer essa parceria porque compreendemos o quanto são relevantes essas qualificações para os nossos usuários. Estamos contribuindo para garantir uma melhor qualidade de vida às pessoas que recebem os serviços e ainda inserindo no mercado pessoas preparadas. Então, que esse trabalho em conjunto seja consolidado cada vez mais e que venham outros cursos para as pessoas referenciadas pela instituição”, disse.

Marglan Campos dos Santos é auxiliar administrativa e está desempregada há aproximadamente seis meses. Para ela, a chegada do curso é mais uma possibilidade que soma na luta diária por uma vaga de emprego. “Estamos passando por uma situação muito delicada por todo o país. A gente percebe o quanto tem sido difícil conseguir um trabalho. Espero adquirir conhecimento e novas técnicas para aplicar quando eu estiver exercendo a profissão. O mercado está inovando e entendo que devemos acompanhar esse processo. Esse curso, com certeza, foi muito bem-vindo”, comemora.

Foto Danilo França