27/09/18 - 14:49:56

Aquecedor solar realmente funciona? Tire suas dúvidas!

Apesar do expressivo avanço no uso do sistema de aquecimento solar em casas, comércios e indústrias, muitas dúvidas ainda pairam sobre o assunto. Afinal, o aquecedor solar realmente funciona e é vantajoso como dizem por aí? Confira!

O aquecedor solar realmente é vantajoso?

O sistema de aquecimento solar da água funciona da seguinte forma: o calor do sol é captado pelas placas solares. A água que passa por essas placas é aquecida e enviada para um reservatório (um boiler), e lá se mantém quente até o momento do uso. A energia proveniente do sol é gratuita e infinita, portanto respeita o meio ambiente, e essa certamente é uma das grandes vantagens.

Em segundo lugar, o aquecedor solar é econômico, e impacta em uma redução de até metade da conta de energia. Isso porque o chuveiro elétrico representa o maior gasto de energia em uma residência, e o uso do aquecimento solar já reflete imediatamente neste cálculo. A instalação do sistema, que possui um custo um pouco mais elevado, se paga em pouco tempo, sendo muito vantajosa nos cálculos finais.

O sistema de aquecimento solar pode ser instalado tanto durante as obras quanto em qualquer outro momento posterior. O porte da construção também independe: existem projetos que atendem desde pequenas residências até grandes indústrias.

Muitas pessoas questionam também sobre o funcionamento do aquecimento solar em dias nublados ou no inverno. Na maior parte das vezes, as poucas horas de luz solar incidente mesmo em dias frios e encobertos é suficiente para aquecer a água, mas caso não seja, um sistema reserva, que pode utilizar tanto a eletricidade quanto o gás, por exemplo, entra em ação.

O aquecedor solar não aquece apenas a água do chuveiro. Todos os pontos de água da casa – torneiras do banheiro, da lavanderia e da cozinha, por exemplo – podem receber água quente. As piscinas também podem contar com a vantagem do aquecimento solar.

Seja qual for a necessidade de água quente, o aquecimento solar é, certamente, uma das boas escolhas a serem feitas. O bolso agradece e o meio ambiente também!

Por Aline Matos