Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

CENÁRIO DE SEGUNDO TURNO

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Não há mais o que discutir: haverá segundo turno em Sergipe. Quem contra quem ainda se discute an passant, mas o cenário deixa a impressão de que será mesmo entre Belivaldo Chagas (PSD) e Valadares Filho (PSB). Caso o senador Eduardo Amorim chegue lá – e diz que chega – pode gerar algumas surpresas. Lógico que não será difícil, mas no ‘olhômetro’ Eduardo está se distanciando, porque o grupo terminou por não se entusiasmar. Mais pelo seu estilo, que pelas propostas.

Claro que chegar à prorrogação em primeiro lugar é importante. Mas não soma pontos. Zera tudo e se terá uma nova eleição, bem mais trabalhosa do que em primeiro turno. Um dos motivos é que os candidatos proporcionais e os senadores (majoritários) já estarão eleitos. Nem todos eles retornam ao campo com o mesmo entusiasmo e os derrotados precisam ser convencidos (e muito bem convencidos) de que devem trabalhar para eleger ou reeleger o governador.

Uma análise rápida dá para enxergar, já agora, que se realmente for confirmado segundo turno entre Belivaldo Chagas e Valadares Filho o então senador Eduardo Amorim (PSDB) levará o seu time para uma composição com o PSB. Lógico, nem todo o bloco fará, mas será uma força firme para Valadares. Já o pessoal liderado por André Moura passa a ser Belivaldo desde “pequenininho”.

As divergências entre Moura e senador Valadares sempre foram bem expostas, a ponto de causar a cisão que provocou a candidatura do filho ao Governo.

Os prefeitos da maioria das cidades do interior que apóiam Moura vão migrar para uma composição com o governador Belivaldo Chagas. Muitos já declaram isso, até porque quem está à frente do Poder atrai mais. Os demais partidos e lideranças políticas que independem de sigla, vão conversar e escolher em quem votar desde que tenham força para convencer a sociedade de quem será o melhor e tenha condições de refazer as deficiências do Estado.

Não será fácil, porque vai valer o melhor discurso, os melhores projetos, a mais atraente proposta e, acima de tudo, quem tiver “mais bala na agulha”. Será uma disputa entre ex-velhos amigos que se conhecem e sempre se deram muito bem.

CINFORM BATE MARTELO

Ontem foi definida a compra do semanário Cinform por um grupo que adquire massa falida e atua na Bahia e Pernambuco. Vai voltar a circular como antes.

As conversas vinham já há algum tempo.

CUSTO DA TRANSAÇÃO

A venda do Cinform chegou aos R$ 40 milhões, incluindo o passivo e foi tido como “excelente negócio” para os ex-donos da empresa.

O Cinform fez falta nas segundas-feiras.

REUNIÃO COM CÚPULA

Lideranças políticas e prefeitos de municípios, em reunião na segunda-feira passada com a cúpula do PSDB foram convocados para entrar na campanha de Eduardo.

Pediram total empenho com o objetivo de virar o jogo.

QUESTÃO DE INCENTIVO

Após a reunião, alguns prefeitos se reuniram e falaram exatamente do encontro e um deles disse que o clima continua sem ser de muita euforia.

Um outro perguntou: “e o incentivo”.

A resposta veio rápida: “só no Icloud (nas nuvens)”.

ONDA TOTAL DOS TRACKS

Está uma onda insuportável dos tracks: todos já superaram os concorrentes em alguns pontos, nessa avaliação instantânea geralmente após os programas de TV.

Esquecem que só dois podem chegar ao segundo turno.

DISPUTA FERRENHA

A disputa mais ferrenha está entre os candidatos ao Senado Jackson Barreto e André Moura, que tecnicamente estariam empatados e até com outras chances.

A informação é de que encostaram firme no senador Valadares (PSB).

VEM FOGO POR AÍ

Na próxima semana virá muito “fogo por aí”. Os últimos programas não serão fáceis com algumas denúncias graves sobre altos salários no Congresso.

Vem bronca de todos os lados… Anotem!

SERGIPE FICA FORA

Pelo menos até as eleições de 7 de outubro, Sergipe fica fora da rota de Fernando Haddad (PT), que disputa a Presidência. Houve ensaio para visita dele.

Haddad trabalha os Estados com maior potencial eleitoral.

VEREADORES DECIDEM

A maioria dos vereadores de Aracaju, que dá apoio a Edvaldo Nogueira, vota em André Moura (PSC) para o Senado. Alega recursos que ele trouxe para a Capital.

Vinicius Porto, líder do prefeito, declarou o voto em reunião de aliados.

MAGNO VOTA EM DANIEL

O ex-prefeito Carlos Magno (PSB), candidato a deputado estadual, declarou ontem em Estância, que apoia a reeleição do deputado federal João Daniel (PT).

Segundo Magno, o apoio é em reconhecimento ao que João fez por Estância.

APOIO A JOÃO E VENÂNCIO

A família Carvalho, de Canindé do São Francisco, reuniu-se segunda-feira e também decidiu que votará na reeleição do deputado João Daniel (PT) a federal.

Para Estadual, os Carvalhos votam na reeleição de Venâncio Fonseca.

DIVERGÊNCIAS À PARTE

Os candidatos ao Senado Jackson Barreto (MDB) e Rogério Carvalho (PT) estão de bem. Passaram a pedir votos um para o outro publicamente.

Aconteceu ontem durante manifestação no Iate Clube.

SOBRE DUAS VAGAS

Rogério Carvalho disse que nesta eleição existem duas vagas para o Senado: “uma é de Jackson Barreto e a outra de quem foi injustiçado na eleição anterior”.

O ‘injustiçado’ seria ele, referindo-se do pleito de 2014.

CRITICAS & CRÍTICAS

Heleno Silva e André Moura, candidatos da oposição ao Senado, trocaram críticas na semana passada. André usou uma rádio de Lagarto e Heleno uma de Estância.

Foram farpas fortes e mostraram distância.

TENTATIVA DE CONCILIAÇÃO

Lideranças do bloco começaram a atuar, desde ontem, para que André Moura (PSC) e Heleno Silva (PRB) se entendam e um peça voto para o outro.

Heleno já anunciou que está aberto ao diálogo.

DEMANDA REPRIMIDA

Segundo ainda Heleno Silva, há uma demanda de votos reprimida de cinco a seis pontos entre ele e o candidato André Moura, que pode ser bem aproveitada.

Mas há necessidade que a chapa atue em harmonia.

ALESSANDRO SURPREENDE

O candidato ao Senado pela Rede, Alessandro Vieira, pode crescer mais nesses 10 dias que faltam para as eleições, conquistando algumas adesões.

Ele conversa com algumas lideranças do interior.

SEGUNDO VOTO À VONTADE

O grupo dos Reis em Lagarto está fechado com Jackson Barreto para o Senado, mas os eleitores ligados a ele fazem opção por quem quiserem pelo segundo voto.

Tem uma parte que vota em André Moura (PSC).

Notas

Caminhada em Tanque Novo – O deputado federal Fábio Mitidieri, candidato à reeleição, fez ato ontem no Povoado Tanque Novo com uma caminhada pelas ruas do município. “E foi lindo ver a interação da população. Vocês confiam em nosso trabalho e é por vocês que vamos sempre batalhar por um Sergipe melhor!”

0x0

Adelson se reelege – Uma análise feita ontem por um líder político da região centro sul previu que a oposição tem como certa, até agora, a reeleição do deputado federal Adelson Barreto (PR), que “será o mais votado”. Os três nomes restantes ainda estão tumultuados e pode sobrar um dos candidatos que se imagina “quase eleito”.

0x0

Realizar debate – A TV-Sergipe vai realizar um debate entre os candidatos ao Governo com chances reais de elegerem-se. Não há ainda uma data marcada, mas será entre os dias 02 ou 03 de outubro, dentro do que ainda vai determinar a Rede Globo. Diferentemente de pesquisas, esse debate pode mudar opinião de eleitores.

0x0

Cara girou a faca – O cirurgião Antonio Luiz Macedo, chefe da equipe médica que acompanha Bolsonaro no Albert Einstein, deu mais detalhes sobre o ataque contra o presidenciável. “Veja bem, foi uma tentativa de assassinato. Não foi uma facada de um louco, foi uma facada de um assassino. O cara girou a faca dentro dele”.

0x0

Emendas para Cumbe – Marcio Macedo, candidato a deputado federal pelo PT, explicou em Cumbe que durante seu mandato em Brasília, destinou emendas parlamentares para a cidade e se disse “feliz quando vou ao município e vejo que ajudei a melhorar a vida das pessoas. Este é o meu trabalho: lutar pelo povo”.

0x0

A Petrobras e o “divestment” – Segundo informa o Valor Econômico, a Petrobrás vinha desde 2010 com lucros médios anuais de $28 bilhões. Em 2014 com a imbecilidade da Lavajato teve em quatro anos um prejuízo de $71,6 bilhões e fez o mais imbecil “divestment” que se pode conceber em uma empresa de patrimônio público.

Conversando

Voto nulo – Uma funcionária de loja disse ontem que vai encher de zero todas as áreas para números de candidatos na urna eletrônica.

Sem falar – Segundo o ex-deputado Nelson Araújo, que tenta retornar à Assembleia, o eleitorado não está satisfeito e deixou de ser bobo. Não quer falar em eleição.

Festa intensa – Foi uma festa intensa, ontem, no Iate Clube de Aracaju, que marcou a “virada”, segundo a coligação do governador Belivaldo Chagas.

Bandeiras amarelas – Na Avenida Silvio Teixeira, o candidato a governador Valadares Filho (PSB) expôs dezenas de bandeiras amarelas, no final da tarde.

Tenta se eleger – Fábio Henrique (PDT), candidato a deputado federal, está em campanha dura para tentar se eleger. Circula muito pela região Norte.

Arrumam malas – Alguns candidatos já estão arrumando as malas. A essa altura já perceberam que não têm condições de uma vitória nas urnas.

Não emplacam – Alguns nomes conhecidos não conseguiram emplacar na disputa proporcional, mesmo integrante de família política tradicional.

Novo pleito – Apesar da certeza de que não conseguirá chegar ao Senado, o advogado Henri Clay fez uma campanha que poderá levá-lo a novo pleito.

Pensar em 2020 – Alguns prefeitos já estão começando a pensar nas eleições de 2020 e analisam o que será melhor para eles no segundo turno.

Leia também