Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

A GUERRA POR LIDERANÇAS

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Exatos nove dias para o pleito. É a contagem regressiva que mexe com os nervos dos candidatos. Os proporcionais fazem contas de suas chances, principalmente os que disputam a Câmara. A saída definitiva de Manoel Messias Sukita do páreo dá uma embolada e até anima quem tenta eleição pela oposição. Mas há dúvida sobre o poder de transferência do ex-candidato para outros nomes e há quem admita que esses votos serão dispersos, inclusive para fora de sua coligação.

O momento é de tensão e nervosismo, porque será uma semana de muita ação, excesso de conversas, corridas constantes, telefonemas à beça (ou à bessa, do Gumercindo) e força de convencimento. O melhor conselho é “falar, falar, falar até perder a voz”. Será uma semana em que a ideologia grita mais baixo que a “serventia” e que a preservação do voto de qualidade pode pender para que aquele candidato proporcional ainda consiga fôlego para segurar as suas bases e evitar perder parte dela.

Quanto aos majoritários, a semana também será “louca” para assegurar o segundo turno. Insiste-se que, a olho nu, a tendência é levar a disputa até final de outubro [dia 28], que pinta com a presença de Belivaldo Chagas (PSD) e Valadares Filho (PSB). Será um novo pleito e, como sugere um recomeço, o trabalho potencializa. A partir daí é uma reconquista de bases, levando em consideração que se está na estaca zero e ninguém é de ninguém.

Pelo bom entendimento existente, percebe-se que Eduardo Amorim coliga-se com os Valadares e talvez trabalhe mais para eles do que por sua própria candidatura. Mas, a maioria dos prefeitos que votou em André Moura, e ele próprio, façam opção por Belivaldo. Afinal, daqui a quatro anos, Moura pode tentar o Governo. Tudo isso pode ser até ironia do destino, mas a fotografia do momento revela claramente essa posição, apesar de se tratar de análise especulativa.

Além disso, e não há como evitar, haverá dura batalha para garantir a participação de lideranças importantes, além da “guerra” para “tomar” as que estão do outro lado. Ufa! Não será nada fácil.

PAGAMENTO DE SALÁRIO

O governador Belivaldo Chagas (PSB) há cinco meses inicia o pagamento de servidores nos dias 29 ou 30 de cada mês e conclui dia 12 do mês seguinte.

O senador Valadares diz em setembro o pagamento só foi feito pela questão eleitoral.

PODE TER SIDO EQUÍVOCO

Deve ter sido equívoco do senador Valadares, que não fora avisado dessa assiduidade, desde quando Belivaldo assumiu o Governo em abril passado.

Mas esse pagamento já se tornou natural e o servidor sabe disso.

AINDA FALTA MUITO

Lógico que ainda não é o ideal, mas o próprio Belivaldo já declarou, em entrevista, que está projetando para concluir o pagamento do servidor dentro do mês.

Quando isso acontecer esse triste problema estará resolvido.

PLANO DE VALADARES

Todos reconhecem que o pagamento do salário dentro do mês é importante. Tanto que Valadares Filho (PSB), que também disputa o Governo, já garante fazer isso.

Inclusive a partir de janeiro, o que fará muito bem.

NEÓPOLIS SE AGITA

A cidade de Neópolis realiza hoje o movimento “ele não!”, às 16 horas. É organizado por jovens do município que não votam em Bolsonaro para presidente.

O prefeito de Neópolis, Dr. Luizinho (PR), também participa.

DEBATE PELA XODÓ

Oito candidatos a governador fizeram um debate chocho pelo grupo Xodó de rádios, que não mudou a fisionomia das eleições deste ano, o que é natural.

Belivaldo foi a vidraça desse debate, o que também é óbvio.

EDUARDO NO DEBATE

O candidato a governador pelo PSDB, Eduardo Amorim, foi prevenido: para cada uma das perguntas ele tinha documentação para responder.

Levou as respostas por escrito…

O MAIS PREPARADO

Valadares Filho (PSB), candidato a governador, escreveu nas redes que o debate da radio Xodó mostrou “que sou candidato mais preparado”.

E concluiu: “para consertar Sergipe e cuidar de nossa gente”.

APENAS LABORATÓRIO

O debate realizado pela rede Xodó ontem serviu como laboratório para o confronto já marcado pela TV-Sergipe para a próxima terça-feira.

Os debates são prejudicados pelo curto espaço de tempo para perguntas e respostas.

CONCILIAÇÃO É COMENTADA

Um deputado estadual, candidato à reeleição, disse que o bloco da situação comemorou a reconciliação entre os candidatos ao Senado Jackson Barreto e Rogério Carvalho.

– Se não fizesse isso quebrariam a cara, disse.

TAMBÉM TEVE “VAIAS”

Já um político de oposição, que esteve discretamente no Iate para assistir a manifestação aos candidatos da base aliada, admitiu que “teve muitos aplausos para Jackson Barreto…

… mas um pouquinhos de vaia que foi abafado”. Faz parte…

SAMUEL SE IRRITA

Deputado Capitão Samuel acusa que na Barra dos Coqueiros estão achando que tem dono. “A partir de agora vou mandar agravar conversas e propostas aos nossos amigos”. E ameaça: “Tudo irá para o MPE. Respeito a todos e espero o mesmo”.

QUEIXA É GERAL

Segundo uma fonte da Barra dos Coqueiros, a queixa vem de vários candidatos a estadual que reclama da “rolagem de muita grana na campanha eleitoral”.

– Estão fazendo propostas indecentes aos eleitores.

MILTON ESTÁ EMPOLGADO

Milton Andrade, candidato a governador, está empolgado com a receptividade, mas diz que se “trata de um desafio do momento para ser conhecido”.

Tem projetos para eleições futuras…

ADQUIRE EXPERIÊNCIA

Empresário, Milton Andrade adquire experiência política. Acha que o eleitor não queria votar em ninguém nesta eleição e admite que “quebrou algumas resistências”.

– Só demonstra vontade de votar quem tem compromissos com os candidatos.

DIFAMAÇÃO E CALÚNIA

Rogério Carvalho, candidato ao Senado pelo PT, diz que “na reta final de campanha, percebem que estão caindo e a nossa campanha crescendo”.

– Com isso, o desespero toma conta e o resultado é esse: apelação e calúnias, disse.

REFERE-SE A ACUSAÇÕES

Rogério Carvalho se refere a uma inserção nas emissoras de televisão de um vídeo pesado que o acusa de participação em vários atos que prejudicam o Estado.

Durante toda a próxima semana a baixaria não terá limite em todos os lados.

FINANCIAMENTO PÚBLICO

A decisão de distribuir recursos para financiamento público de campanha, tem provocado série de desentendimentos entre candidatos de partidos de médio porte.

Brigam porque não receberam ou denunciam privilégios para outros candidatos.

APRENDEU MUITO RÁPIDO

Por telefone, um presidente de partido queixava-se que o eleitor não está querendo votar. E acusou parte do eleitorado de praticar corrupção via venda do voto.

Do outro lado da linha a resposta: “Aprendeu com alguns políticos”.

Notas

Ampliação de efetivos – Em reunião com candidatos aprovados e habilitados no último concurso para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, o candidato ao Governo do Estado, Eduardo Amorim (PSDB), apresentou algumas propostas para a Segurança Pública, entre elas a ampliação dos efetivos das duas instituições.

0x0

Mostrar grandes projetos – O prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) saiu ontem em carreata ao lado de Belivaldo Chagas pelas ruas do bairro Santos Dumont. Disse que agora é hora de mostrar “grandes” projetos para o Estado e que fará Sergipe avançar. Edvaldo tem movimentado a campanha nos dias de semana à noite.

0x0

Maior burrice do mundo – Segundo o presidente regional do PPS, Clóvis Silveira, “a maior burrice do mundo é nordestino querer votar em Jair Bolsonaro para impedir o retorno do PT à Presidência. E acrescenta: “é mesmo que trocar seis por meia dúzia, ou seja: soltar o diabo e abraçar o capeta!”

0x0

Mourão critica 13º Salário – O general Hamilton Mourão, vice na chapa de Jair Bolsonaro (PSL) para presidente, criticou, em palestra na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, o 13.º salário e o pagamento de adicional de férias, afirmando que eles são “jabuticabas” (só existem no Brasil).

0x0

Suspensa entrevista com Adélio – O TRF-3 determinou, ontem, a suspensão de entrevistas com Adélio Bispo de Oliveira, autor do atentado contra Jair Bolsonaro. O desembargador Federal Nino Toldo concedeu liminar em mandado de segurança impetrado pelos procuradores Silvio Pettengill Neto, Silvio Pereira Amorim e Damaris Rossi Baggio Alencar.

0x0

Nova infecção em Jair – O candidato a presidente Jair Bolsonaro não deve mais receber alta nesta semana por causa de uma nova infecção encontrada pelos médicos. O Poder360 enviou mensagem de texto para ele perguntando quando seria uma nova data para sua saída do hospital. Jair respondeu de forma lacônica: “Não sei”.

Conversando

Dará uma boa – Aliados do senador Eduardo Amorim (PSB), candidato a governador, acham que nestes próximos oito dias ele dará uma boa levantada.

Não se entendeu – Sobre essa levantada de Amorim tem quem acredite, mas boa parte acha que o grupo não se entendeu bem durante a campanha eleitoral.

Está tranquila – Com a saída de Sukita da disputa eleitoral, a oposição está tranqüila quanto a eleger quatro parlamentares. Adelson Barreto será o mais votado.

Com adesivos – O eleitorado ainda não tomou posição que empolgue sobre as eleições, embora já se perceba um número maior de veículos com adesivos.

Era esperada – A venda do Cinform surpreendeu, embora já fosse esperada. A dúvida agora é sobre seu retorno às segundas-feiras.

Não há tempo – Segundo um político experiente, não há tempo mais para mudanças radicais na disputa majoritária em Sergipe.

Em Socorro – Valadares Filho, candidato a governador pelo PSB, fez carreata ontem à noite no Albano Franco e Marcos Freire 3, em Nossa Senhora do Socorro.

Muita alegria – Valadares diz que continua levando “nossa mensagem nesses últimos dias do primeiro turno e sendo recebidos com muita alegria”.

Mais energia – Antes de embarcar em carreata, ontem, por bairros de Aracaju. O governador Belivaldo Chagas tomou um açaí para lhe dar mais energia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leia também