Aracaju, 29 de março de 2024

ALGUMA MUDANÇA SERÁ DIFÍCIL

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

A campanha chega aos últimos dias. Pode haver alguma mudança, mas não será pela força dos discursos, nem por promessas de projetos em programas eleitorais. Virá de alguma jogada mirabolante. Da carta escondida sob a manga da camisa. De surpresas que podem ocorrer no ‘barulho’ intenso das noites. O eleitor está silencioso. Aliás, muito silencioso e não sairá aos gritos anunciando nomes de candidatos escolhidos de última hora.

Os que já se definiram pelo voto, dificilmente mudarão. Nem através de transações que podem acontecer neste período. Pequenas lideranças não têm condições de passar nomes de outros candidatos aos seus seguidores, só mesmo os grandes senhores de redutos eleitorais é que podem mudar o jogo, porque têm poder de modificar uma tendência eleitoral em suas bases, através de um simples telefonemas aos seus chefiados.

Fora disso, só o surgimento e comprovação de uma denúncia forte contra qualquer candidato é que poderá mudar o destino de um pleito morno, que se arrasta por todo o Estado.

Terça-feira haverá debate entre os candidatos a governador na TV-Sergipe. Natural que o governador Belivaldo Chagas (PSD), que disputa a reeleição, sirva de vidraça para os demais adversários e as perguntas envolvam as administrações anteriores das quais foi vice e não participou diretamente das decisões. Mas isso não vai importar para envolvê-lo em desmandos que não praticou. Virá ‘porrada’ e Belivaldo terá que responder firme para não virar estilhaços.

O deputado Valadares Filho e o senador Eduardo Amorim, que também estão na linha de frente para o segundo turno, também não serão poupados e naturalmente – além de Belivaldo – um vai tentar desqualificar o outro, já que são ameaças entre si, em caso de prorrogação eleitoral. Entretanto, não vão poupar Belivaldo [alvo maior] para vê-lo fora do páreo.

Já quem não tem mais nenhuma chance de chegar lá, vai girar a metralhadora contra os três, apenas para desqualificar o candidato que não desejam vê-lo no segundo turno. Apesar de todo esse possível clima de “desmascaramento”, dificilmente haverá mudança do cenário atual, embora os três principais candidatos estejam preparados para aclamar-se vitorioso após um debate frágil.

RELAÇÃO VAI MUITO MAL

Não é boa a relação política e pessoal entre o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PR) e a família Mendonça, principalmente a deputada Maria.

O caso está sendo discutido na justiça… Ainda.

DIVISÃO VEM DE LONGE

A cisão política entre Valmir e Maria Mendonça já vem de algum tempo. Agora está se aprofundando com acusações que envolvem até desvio de recursos.

Valmir e Maria de bons aliados se tornaram inimigos.

TAMBÉM PEDE POR ANDRÉ

O prefeito Valmir de Francisquinho gravou vídeo ontem revelando ações do candidato ao Senado pelo PSC, André Moura, em favor de Itabaiana.

Aproveita e pede votos para ele.

VIRANDO O PRIMEIRO TURNO

Segundo fonte bem entrosada na oposição e situação, o governador Belivaldo Chagas (PSD) já virou o jogo e estaria acima de Valadares Filho (PSB).

A diferença de um para outra não seria extensa…

SOBRE SEGUNDO TURNO

As eleições de segundo turno é que serão duras entre Belivaldo e Valadares, porque tudo começa do zero e será um outro pleito, que vai depender de novas conquistas.

Já tem gente se preparando para propostas dos candidatos.

CAMPANHA PREOCUPA

Aliados do candidato a governador Eduardo Amorim (PSDB) demonstram preocupação com a campanha. Alguns deles já não escondem que “será difícil”.

Parte deles reclama da falta de recursos.

DISPUTA PARA O SENADO

O senador Valadares (PSB) estaria levemente preocupado com o crescimento de André Moura (PSC) e Jackson Barreto (MDB) ao Senado Federal.

Ainda pode acontecer de André e Jackson chegarem ao Senado.

CONFIRMA POSSIBILIDADE

Um deputado estadual de oposição confirma essa tendência de André e JB se elegerem, em razão de mudanças nesses últimos dias de campanha.

André estaria mais à frente nessa disputa.

VALADARES ACELERA

O grupo do PSB garante que o senador Valadares continua à frente, mas vai acelerar sua campanha exatamente em decorrência do risco da ultrapassagem.

Houve um recuo significante nesses últimos dias.

VAI AJUDAR NO SEGUNDO

A informação do grupo é que o senador Valadares daria um pequeno breque em sua campanha, para ajudar a manter a posição de Valadares Filho ao Governo.

– Não haverá isso, o senador só vai ajudar no segundo turno, disse um aliado.

ALESSANDRO ESTÁ CRESCENDO

O candidato ao Senado pela Rede, delegado Alessandro Vieira, está apresentando um crescimento que impressiona, principalmente em cidades do interior.

O seu nome vem aparecendo bem nessa reta final.

QUESTÃO DO VOTO A SUKITA

Voto que aparecer nas urnas para Sukita, no dia do pleito, será armazenado para decisão do TSE. Isso tumultua os candidatos a deputado pela oposição e deixa incertezas.

Apenas Adelson Barreto (PR) mantém a perspectiva de mais votado.

BATE PAPO NO COTINGUIBA

André Moura (PSC) participou de evento ontem à noite no Cotinguiba, com um grupo liderado pelo vereador Thiago Batalha e falou de sua candidatura ao Senado.

Ajustaram detalhes para o pleito de 7 de outubro.

VALMIR NÃO SE LICENCIOU

O prefeito de Lagarto, Valmir Monteiro (PSC), não se licenciou do cargo por dez dias, porque teve de resolver questões burocráticas junto ao Banco do Brasil.

Valmir está trabalhando para eleger o filho, Ibraim, a deputado estadual.

SOBRE ATO CONSCIENTE

Maísa Mitidieri (PSB), candidata a deputada estadual, acha que “falar sobre voto, é falar sobre ato consciente em momento político, econômico e social muito difícil”.

– Por isso, devemos realmente temer pelo nosso futuro, alertou.

CONSELHO A HELENO

Antes de candidatar-se ao Senado, Heleno Silva (PRB) foi aconselhado a disputar vaga na Câmara Federal. Não o fez para preservar a reeleição de Jony Marcos.

Agora tem dificuldade para reeleição.

VOTA EM LOUCO A PRESIDENTE

Um empresário do alto sertão disse abertamente a amigos, que vai votar em Bolsonaro para presidente da República. Mas explicou:

– Vou votar em um louco para ver se conserta o País.

SOBRE EMPREGAR UM LOUCO

Na conversa, um colega do empresário perguntou: “você colocaria um doido para tomar conta de sua empresa?” Resposta rápida: “você está louco? Claro que não!”

– Mas quer um louco presidindo o Brasil, complementou o amigo.

Notas

Zé Franco apoia Jackson – O ex-prefeito de Socorro, José Franco, que participou ontem de carreata de Belivaldo Chagas em sua cidade, declarou apoio ao Senado Federal a Jackson Barreto (MDB), que já conta com 18 dos 21 vereadores do município. Foi uma conquista importante nesta reta final de campanha.

0x0

Brasil sem maus tratos – O deputado federal Laércio é membro da Frente Parlamentar em Defesa dos Animais, que trabalha pela aprovação de projetos na Câmara dos Deputados. Ele foi relator do PL que cria o selo “Brasil sem Maus-tratos” para empresas que não utilizarem animais como cobaias em experimentos científicos.

0x0

Continuará em atraso – Eduardo Amorim, candidato a governador pelo PSDB, diz que não tem dúvida que se Valadares Filho e Belivaldo Chagas forem eleitos, Sergipe continuará no atraso e nada será feito: “eles se dividiram para enganar a população novamente. Quero ser o seu governador para mudar tudo isso”.

0x0

Fala é inaceitável – Kennedy Alencar diz que declaração de Bolsonaro de que não aceita resultado eleitoral diferente de sua vitória precisa ser repudiada pelo TSE, STF, demais candidatos à Presidência e democratas do país. Golpista, candidato do PSL age de modo irresponsável em relação ao futuro do país. Fala é inaceitável.

0x0

Bolsonaro faz ameaça – O presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) disse, em entrevista ontem, que não aceitará resultado das eleições diferente de sua vitória. A declaração foi dada após o jornalista José Luis Datena, da Band, perguntá-lo qual seria a reação de instituições militares em caso de vitória do candidato do PT, Fernando Haddad.

0x0

Soberania das urnas – A presidente nacional do PT, senadora Gleici Hoffmann, diz que o caminho de quem nega a soberania das urnas não é promissor! Aécio Neves que o diga, e parece que está fazendo escola. Agora outro candidato a presidente (Bolsonaro) diz que só reconhece o resultado da eleição se for ele o eleito.

Conversando

Gato pega – Esta será a semana mais agitada da campanha eleitoral. Há necessidade de muita atenção nas bases e manter o eleitorado, “senão o gato pega”.

Chance de vitória – Agora, a conquista de lideranças políticas até de pequeno porte é importante neste período para aqueles que contabilizam chances de vitória.

Sem euforia – Apesar da correria dos candidatos majoritários e proporcionais, o eleitorado ainda não se manifesta com muita euforia.

Eleger um – O ex-prefeito Fábio Henrique (PDT) está na luta para eleger-se deputado federal, mas o seu bloco terá dificuldade de eleger um.

Novo reduto – Quem ganhou um novo reduto eleitoral foi Gustinho Ribeiro (SD), candidato a deputado federal. Está mais ou menos avaliado.

Seca brava – A situação do sertão não é fácil por falta de chuva. Tem sertanejo que perdeu safra e gado. Alguns sequer têm ajuda do caminhão pipa.

Reta final – Neste final de semana eleitores de Bolsonaro vão fazer carreatas por todo o Brasil para não deixar cair à peteca nesta reta final.

Águas vão rolar – A campanha ao Governo do Estado entra na reta de chegada e já há preparativos para o segundo turno. Muitas águas ainda vão rolar.

Não se elegerá – Também nesta última semana de campanha muita gente está desarmando suas barracas de campanha, porque já sabem que não se elegerá.

 

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também