29/09/18 - 08:27:11

Jogos da Primavera: estudantes da Rede Estadual se destacam no Ciclismo

Por Lívia Lessa

Os atletas da rede estadual de ensino fazem bonito no ciclismo e se destacam na 35ª edição dos Jogos da Primavera.  Na manhã desta sexta-feira, 28, os alunos participaram das provas em três categorias: Contrarrelógio Individual (CRI), Estada e Pontos.  As competições aconteceram no Kartódromo Emerson Fittipaldi, em Aracaju.

Para a professora e treinadora Luciana Moreira, do Colégio Estadual Raimundo Araújo, no Povoado Água Fria, em Salgado, unidade escolar circunscrita à Diretoria Regional de Educação 2 (DRE 2), é uma experiência enriquecedora para esses jovens marcarem presença no maior evento do desporto escolar no Estado.

“Nossos alunos fazem questão de participar. Eles se sentem lisonjeados em representar a unidade escolar. Além disso, a prática esportiva faz bem à saúde e reflete também na autoestima desses estudantes”, avaliou a educadora.

Luiz Eduardo dos Santos, estudante da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Raimundo Araújo, não disfarçava a felicidade ao participar das competições. “É um orgulho representar a minha cidade e o meu colégio. Independentemente do resultado, esse já é um momento de comemoração”, declarou.

A atleta Ana Carolina de Jesus Barros, aluna do 6° ano do Colégio Estadual Leandro Maciel, levou o ouro na prova de CRI. Ela finalizou a prova em um minuto, três segundos e 404 pentelhésimo. De acordo com ela, o incentivo do professor Wagner Facione foi fundamental. “Durante os treinos melhoramos o nível técnico. É a segunda vez que participo dos Jogos da Primavera. É uma imensa satisfação competir”, disse.

O professor Wagner Facione é treinador do Colégio Estadual Leandro Maciel, em Rosário do Catete, unidade escolar circunscrita à DRE 4. Ele reconhece e agradece ao Departamento de Educação Física (DEF), à equipe gestora do Colégio e à DRE 4 o apoio prestado.

“O ciclismo ainda é considerado um esporte elitizado, e oportunizar aos jovens praticar a modalidade é algo de fundamental importância. Em Sergipe, cada vez mais vem ganhando adeptos”, disse.

O estudante do 9° ano Kaik Alessando Souza, da Escola Estadual Joaquim Viera Sobral, em Aracaju, garantiu a medalha de ouro na Prova de CRI com 51 segundos e 430 pentelhésimo. “Aprendi com o esporte a ter foco, dedicação, disciplina e o valor da amizade. Sempre procuro fazer o meu melhor e confesso que estou contente em levar o primeiro lugar”, finalizou.

Foto Maria Odilia