Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

CASE ANTECIPA EM UMA HORA O INICIO DO ATENDIMENTO PÚBLICO

7

Como forma de melhorar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), reduzindo o tempo de espera nas filas, o Centro de Atenção à Saúde de Sergipe (Case), unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES), decidiu antecipar em uma hora o início do atendimento ao público. O novo horário começou a funcionar a partir desta segunda-feira, 1º. Desse modo, o atendimento começa, a partir de agora, às 6h.

De acordo com a coordenadora do Case, Edna Maria Santana Vieira, a medida foi adotada para se contrapor à lentidão do sistema Hórus, do Ministério da Saúde, através do qual se processa a dispensação de medicação, leites, órteses, próteses e meios de auxílio de locomoção. “O Hórus está passando por atividades para melhoria de sua performance e até dezembro seguirá uma cronograma de ações neste sentido. Para não prejudicar a população, nós adotamos essa antecipação do horário de atendimento”, disse.

Edna contou, ainda, que à medida em que os usuários iam recebendo as senhas, eram encaminhados para o atendimento, que ocorreu com total tranquilidade nesta segunda-feira. A coordenadora do Case fez questão de salientar, entretanto, que nenhum paciente deixa o Case sem medicamento por conta de sistema.

Hórus

O Hórus é o Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica, no módulo Básico, que permite executar as ações de gestão dos medicamentos do Componente Básico, por meio da realização de movimentações como entrada, distribuição e dispensação. O sistema também permite acompanhar essas ações através da emissão de diferentes relatórios contendo informações gerenciais, que subsidiam o planejamento e desenvolvimento das ações de Assistência Farmacêutica na Atenção Básica, disponibilizando, desta forma, informações técnicas necessárias para a qualificação dos serviços e gestão do cuidado.

O coordenador do Complexo de Unidades Especializadas da SES, Aderbal Francisco de Brito Júnior, disse que a alteração no horário de atendimento visa dar mais agilidade à assistência farmacêutica e maior conforto aos usuários, considerando que a instabilidade do sistema Hórus.

O Centro de Atendimento à Saúde recebe, em média, 800 a 900 pessoas por dia e realiza 24 mil atendimentos mensais a pacientes da capital e do interior do Estado de Sergipe. Os telefones para contato são (79) 3234-3402, 3234- 3404 ou 3234-3410.

Foto: Flávia Pacheco

ASCOM SES

Leia também