Aracaju, 28 de março de 2024

IV SALS É REALIZADO PELA ACADEMIA GLORIENSE DE LETRAS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
7

Na manhã deste sábado, 29/09/18, a Academia Gloriense de Letras (AGL) realizou o IV Seminário das Academias Literárias de Sergipe (IV SALS) no Auditório do Campus Sertão, Nossa Senhora da Glória, com o propósito de reunir as Academias Literárias do nosso estado e discutir a Literatura Sergipana Ontem, Hoje e Amanhã.

O evento contou com a participação de representantes de 18 Academias (Academia Sergipana de Letras, Academia Gloriense de Letras, Academia Maruinense de Letras e Artes, Academia Lagartense de Letras e Artes, Academia de Letras e Artes de Neópolis, Academia Tobiense de Letras e Artes, Academia Dorense de Letras, Academia Canindeense de Letras e Artes, Academia Japoatanense de Letras e Artes, Academia Cristinapolitana de Letras e Humanidades, Academia Brasil-Suiça, Academia Sergipana de Cordel, Academia Propriaense de Letras, Cultura, Artes e Desporto e Academia Literária do Amplo Sertão Sergipano) além de movimentos literários (Movimento de Apoio Cultural Antônio Garcia apresentou Filho, Movimento Via Láctea e Plêiade Cavalo-do-Cão).

O Seminário iniciou com a fala do presidente da Academia Sergipana de Letras (ASL), José Anderson Nascimento, sobre os Perfis Acadêmicos dos membros da ASL e Claudefranklin Monteiro, Membro da Academia Lagartense de Letras e Artes e do Movimento de Apoio Cultural Antônio Garcia Filho, apresentou o trabalho de digitalização do acervo da ASL. A mesa foi coordenada pela pesquisadora e presidente da Academia Maruinense de Letras e Artes, Lúcia Marques.

Em seguida, os participantes assistiram à mesa-redonda Literatura Sergipana Hoje com a temática “A voz da mulher no Cordel”. A mesa foi coordenada pela presidente da Academia Japoatanense de Letras e Artes, Adriana Pinheiro, e as cordelistas Daniela Bento ( Academia Sergipana de Cordel) e Alda Cruz ( Academia Saocristovense de Letras é Artes) explanada sobre o tema.

A Literatura Sergipana Amanhã encerrou a edição com a exposição de Emerson Maciel ( Membro da Academia Laranjeirense de Letras e Artes).

Além dos palestrantes e acadêmicos contamos com a participação da comunidade representada por professores e estudantes. Não poderia faltar ao evento o padrinho-mor de todas as Academias Literárias do interior de Sergipe Domingos Pascoal. Este que desde o princípio apoiou a ideia do SALS e luta constantemente para que as agremiações desenvolvam suas atividades em prol da Cultura, arte e literatura dos seus municípios.

Na ocasião Aderbal Bastos, Membro da Academia de Letras e Artes de Neópolis, lançou o livro “Agridoce melaço de cana e Jabuticabas maduras” e Oviêdo Abreu, Membro da Academia Tobiense de Letras e Artes, lançou seu livro “Verso em prosa de um caipira sonhador”.

É nesse caminho de acolhimento que a AGL tem a grata satisfação de receber a todos e agradecer a cada Academia que aceitou o convite. Agradecemos o apoio da equipe diretiva da UFS Campus Sertão. Esperamos nos encontrar no V SALS em 2019. Vida longa ao SALS!

Carlos Alexandre Nascimento Aragão

Diretor de Eventos da AGL

Foto assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também