Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Lei aprovada na Alese institui o Outubro Rosa no estado de Sergipe

6

Começa nesta segunda-feira, 1º de Outubro, em todo o país, mais uma edição da campanha Outubro Rosa. O objetivo é alertar as mulheres e a sociedade de um modo geral sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

Assistidas da AMO

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu na década de 1990 nos Estados Unidos, visando a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), a deputada Goretti Reis (PSD) é autora da lei estadual de nº 7.526/2012, que tem por finalidade, instituir a campanha denominada Outubro Rosa, como evento oficial no Estado de Sergipe.

“Com isso, estaremos conscientizando as mulheres e a população quanto à importância de cuidar da saúde se protegendo contra a incidência do câncer de mama e do colo de útero”, afirma a parlamentar lembrando a importância do diagnóstico precoce.

Durante todo o mês, mulheres com idade entre 40 e 69 anos serão incentivadas a fazer os exames mamográficos para prevenir a doença ou descobrir um possível diagnóstico de maneira precoce, de modo a aumentar as chances de cura.

De 1º a 31 de outubro, são realizadas em todo o país, palestras além da distribuição de materiais informativos sobre os sintomas, tratamentos, prevenção e diagnóstico do câncer de mama e do colo do útero.

Em Aracaju, a Associação dos Amigos da Oncologia realizará (AMO) realiza uma vasta programação a partir desta segunda-feira, 1º com a iluminação rosa na sede da entidade; apresentação da Banda da Polícia Militar de Sergipe, show com o cantor sergipano Luiz Arnaldo e venda de camisas com estampa sobre a campanha (25 reais). além de concerto Outubro Rosa de Sergipe (dia 4/10), Caminhada das Vitoriosas no dia 10 e Corrida Outubro Rosa de Sergipe, dia 27 de outubro.

Sobre a AMO

A AMO é uma organização social, sem fins lucrativos, com quase 22 anos de atuação, cuja missão é prestar assistência social em oncologia a pessoas com câncer em situação de vulnerabilidade social, sem restrição a idade ou ao tipo de câncer. Nessas mais de duas décadas, a organização já acolheu 4.326 pacientes com câncer e beneficiou indiretamente 21.630 pessoas, ao longo dos últimos dez anos.

Atualmente, a Associação acolhe 2.451 pessoas com câncer da capital e do interior de Sergipe e de algumas cidades do interior da Bahia, de Alagoas e Pernambuco. Desse total, 1.721 são mulheres, sendo 880 pacientes com câncer de mama, em diferentes fases do enfrentamento (recém diagnosticada, em tratamento de quimioterapia, radioterapia ou cirurgia ou em controle da doença), o que corresponde a mais de 50% dos casos de câncer entre as mulheres beneficiadas pela instituição.

A Associação é pioneira do movimento Outubro Rosa em Sergipe e realiza todos os anos ações de prevenção e de conscientização para populações de risco e, também, promove eventos (políticos, culturais e esportivos) para sensibilizar e mobilizar a sociedade sergipana sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e o enfrentamento da doença.

Por Aldaci de Souza

Com informações Ascom AMO

Fotos: Divulgação AMO

 

Leia também