Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

Odonto Fantasy não chegou, mas a “Liga da Justiça” já faz a “festa” em Sergipe!

Estamos entrando em outubro, mês dos 1º e 2º turnos das eleições, mês de Nossa Senhora Aparecida, dos professores e das crianças, mas também é o mês da Odonto Fantasy, uma das maiores festas à fantasia do País, com grandes atrações nacionais e que é tradição no calendário de eventos do nosso Estado. Apesar da festa só acontecer no final da próxima semana, este colunista identificou que já tem gente não apenas com a fantasia pronta, mas neste momento decisivo da política, “incorporando” seus personagens. Não se surpreenda se pelos quatro cantos de Sergipe você se deparar com o “Batman”, o “Robin”, o “Flash”, a “Mulher Maravilha”, o “Superman”, além de alguns “vilões” já conhecidos.

Mas o que chama a atenção deste colunista é que, diferente do que nos acostumamos a perceber, a “Liga da Justiça” em Sergipe não está defendendo a sociedade, não está defendendo os mais fracos. Há uma espécie de “apologia ao crime” onde parte do bem se uniu ao mal em uma série de interesses escusos. Neste momento de definição política, enquanto o Superman e a Mulher Maravilha estão bastante ocupados, o Batman e o Robin, dois bem próximos e fieis escudeiros, estão atuando no “submundo do crime”, promovendo benefícios para “os seus”, sem qualquer autorização legal, num flagrante desrespeito à legislação vigente.

Corajosos, Batman e Robin parecem não temer serem descobertos e agem abertamente, promovendo verdadeiras “milícias” contra os grupos empresariais que já não sabem a quem recorrer. Neste jogo, o Flash, que já foi muito mais veloz, hoje refuga porque correr já não é uma de suas principais habilidades, mas a experiência lhe garante “rapidez” para solucionar qualquer empecilho que surja em seu caminho. Tem horas que o Flash parece atuar sozinho, de maneira independente, mas quando acionado, ele sempre chega para salvar a desintegração do grupo.

Pasmem os senhores: o Batman e o Robin fizeram uma espécie de acordo com o “Coringa”, onde acertaram a divisão que viria de um Banco sólido. O Pinguim chegou a alertar a dupla que o outro vilão “não seria de confiança”, mas a angustia para resolver o impasse foi tão grande que optaram por confiar. Num “golpe de mestre”, o Coringa resgatou todo o dinheiro e, como um truque de mágica, desapareceu. Foi preciso reunir toda a Liga da Justiça para localizá-lo. Quando “capturaram” o vilão, a decepção foi grande: Lex Luthor entrou na “jogada” e, na disputa, o dinheiro ficou Rasgadinho, ou seja, não havia o que fazer o acordo foi desfeito…

Mas, para alívio da sociedade, nem toda a Liga da Justiça está comprometida com o mal. O Aquaman e o Lanterna Verde estão fora desse “jogo” e buscam o apoio do povo e estão buscando a ajuda de outros “heróis” que não foram contaminados. Ainda neste mundo da fantasia, mas muito mais sério que a Odonto Fantasy, todos temem o “Apocalipse” que vai controlando o Superman com muita “kryptonita”. A Mulher Maravilha até reclama, mas não é ouvida e seu “laço poderoso” parece ter desaparecido. Há um sinal de esperança e surgem o Homem de Ferro e o Capitão América “vingando” o povo, responsabilizando o Batman e o Robin por seus crimes, e colocando a “casa em ordem”, botando o Flash para correr para a Odonto Fantasy, cantando e gritando: “foge, foge Mulher Maravilha; foge, foge Superman”…

Bomba!

Um assunto circula nas rodas políticas e é comentário de vários empresários sergipanos: o governo do Estado estaria concedendo descontos vultuosos e estranhos para algumas empresas, em faturas devidas, via Banese, supostamente sem autorização do Poder Legislativo. Fala-se em descontos de 30% a 50%. Tem gente já de olho nisso…

Exclusiva!

A informação é que órgãos fiscalizadores como a Controladoria Geral do Estado, o Ministério Público Estadual, o Tribunal de Contas e a Procuradoria da República estão sendo noticiados de pagamentos fora da ordem cronológica e outros antigos, tudo sob a coordenação do pequeno supersecretário e do verdadeiro portador da chave do cofre do tesouro…

Não justifica

No entendimento de alguns políticos e empresários não justifica o governo ter parcelado os salários dos servidores até 12 de outubro e fazer pagamentos milionários, além da concessão de recebimento, via operações do Banese, para algumas empresas.

Veja essa!

Uma fonte confirma: qualquer pagamento feito pelo Executivo só se efetiva com a autorização da Secretaria da Fazenda. Em síntese, se centenas de pequenas empresas estão sem receber do governo, em detrimento de uma minoria privilegiada, a decisão parte do pequeno supersecretário e da própria Sefaz.

E essa!

Outra informação que chega é que esses empresários contemplados com o recebimento de seus créditos em tempos de crise estão relacionados à Secretaria de Comunicação Social e à Seinfra, tudo sob o controle da Sefaz. Enquanto isso muita gente pequena está sofrendo, passando dificuldades e até fechando as portas sem receber o que lhe é devido…

Alô Banese!

Anotem: vão dar muito que falar algumas operações de recebíveis realizadas pelo Banco do Estado de Sergipe (Banese).  Não custa lembrar que não é legal fazer operações de crédito agora, em fim de governo, se os valores não forem liquidados até o final da gestão. Depois, depois…

Pesquisas

Na próxima publicação, este colunista trará uma avaliação sobre os resultados das pesquisas recentes do DATAFOLHA e do DATAFORM para o governo e Senado de Sergipe, além da expectativa sobre a última semana antes do 1º turno da eleição.

Turismo I

“Sergipe sinta de perto”. Esse foi o slogan responsável por apresentar a sergipanidade do menor estado do país, na 46ª ABAV Expo Internacional de Turismo e 50º Encontro Comercial Braztoa, maior evento do setor de viagens e turismo do Brasil. A ação aconteceu entre os dias 26 a 28 de setembro, no Anhembi, em São Paulo.

Turismo II

A solenidade reuniu empresários, ministros, secretários estaduais do turismo, representações internacionais com embaixadas e consulados, além de entidades parceiras, como Abracorp, Air Tkt, Fornatur, SPturis, entre outras autoridades. O presidente da ABAV Nacional, Geraldo Rocha, afirmou que o mercado do turismo é o que, em curto espaço de tempo, mais rápido gera movimento para a recuperação do país. “Conectar os principais players do segmento é como uma mola propulsora do setor para movimentar a economia do país”, destacou.

Divulgação

E no sentido de proporcionar uma melhor interação com o público, o espaço de Sergipe realizou a distribuição de um kit promocional do destino, atrelado com a degustação dos licores de canela e pimenta (fuzil de Lampião) e a tradicional tapioca sergipana encantando visitantes e autoridades presentes.

Onda Azul I

A Onda Azul tomou conta do município de Itabaiana nesse domingo (30). Milhares de itabaianenses e moradores de municípios vizinhos tomaram conta das ruas da Capital Nacional do Caminhão para declarar apoio a Eduardo Amorim (PSDB), para o governo de Sergipe pelos próximos quatro anos. O evento contou com a presença de Ana Amélia, candidata a vice-presidente na chapa de Geraldo Alckmim (PSDB).

Onda Azul II

Um dos maiores atos políticos de Sergipe, a Onda Azul de Itabaiana mais uma vez reuniu uma multidão e superou as expectativas. “Tenho orgulho de ser de Itabaiana, terra de gente trabalhadora e acolhedora. Fico feliz e emocionado em chegar em minha cidade natal e ser recepcionado por essa multidão, que atendeu o nosso chamado, se vestiu de azul e veio mostrar que também estão com coragem para mudar”, declarou Eduardo.

Eduardo Amorim

O candidato reafirmou seu compromisso de promover a mudança que Sergipe precisa. “Peço a vocês a oportunidade de ser governador do nosso Estado para fazer diferente. Administrar com zelo, responsabilidade, respeito e em benefício de todos, especialmente dos que mais precisam. Todos conhecem o nosso trabalho enquanto parlamentar. Quero fazer muito mais administrando Sergipe”, afirmou.

Valadares Filho I

O candidato da coligação “Um Novo Governo para Nossa Gente”, Valadares Filho (PSB), percorreu o bairro Luzia, em Aracaju em uma grande carreata ao lado de sua vice, Silvia Fontes, e seus companheiros de chapa, entre os quais o candidato à reeleição ao Senado Federal, Antônio Carlos Valadares. A carreata ainda se estendeu aos Bairros Ponto Novo, Conjuntos Médici e Parque Diamante.

Valadares Filho II

O candidato se comprometeu com a melhoria da Educação. Diante da preocupação constante dos pais, que sabem das dificuldades para encontrar vagas nas escolas públicas, Valadares Filho falou sobre a criação de mais 30 mil vagas nas escolas estaduais, que vão possibilitar a matricula de mais de 190 mil alunos por ano.

Valadares Filho III

Consta também das ações em benefício da Educação a implantação de internet grátis nas escolas públicas que, com essa tecnologia avançada adquirida, vão mudar a forma de ensino estabelecida tornando mais atrativas as aulas e portanto conseguindo maior presença de alunos nas escolas.

Laércio Oliveira I

O deputado federal Laércio Oliveira participou de um evento beneficente em favor da causa animal realizado na Orla de Aracaju. “Tive a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o mundo pet e as ações desenvolvidas por diversas entidades que cuidam de animais abandonados e que estavam reunidas no evento. Debati também com algumas pessoas as ações que desenvolvo desde 2011 na pauta de defesa dos animais e discutimos outras ações necessárias para o futuro. Vamos continuar encaminhando muitas ações nessa área”, disse Laércio.

Laércio Oliveira II

Desde 2011, o deputado federal Laércio é membro da Frente Parlamentar em Defesa dos Animais que trabalha pela aprovação de projetos na Câmara dos Deputados. Em 2014, ele foi relator do PL que cria o selo “Brasil sem Maus- tratos” para empresas que não utilizam animais como cobaias em experimentos científicos. Ele também defendeu em plenário a aprovação do projeto que proíbe o uso de animais em testes para desenvolver produtos de uso cosmético, como maquiagem e cremes de combate ao envelhecimento.

 Coronel Rocha I

O candidato a deputado federal, coronel Rocha (REDE), percorreu 15 municípios, de sexta-feira (28) a domingo (30). Ao total, Rocha já passou por 57 municípios. “Gosto de conversar olho no olho com as pessoas, explicar as minhas ideias e as minhas funções como deputado federal. Graças a deus a receptividade da população tem sido a melhor possível e estamos confiantes nesta eleição” afirma.

Coronel Rocha II

Durante a sua passagem por Canindé do São Francisco, Rocha se reuniu com moradores locais participantes da Rede Sustentabilidade, onde firmaram apoio para a campanha. Além disso, diversos amigos têm declarado apoio constante ao candidato a deputado federal. Um desses amigos é o delegado Alessandro Vieira, candidato ao Senado.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também