Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

Setembro Dourado; conheça a importância da campanha de sensibilização

5

O câncer ainda é uma das patologias que provoca medo e dúvida na maioria das pessoas. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil entre os anos de 2018 e 2019, a previsão de ocorrência é de 600 mil casos novos de câncer. Dentre eles, um dos mais preocupantes é o câncer infantojuvenil, considerado uma patologia rara, no entanto, quando o diagnóstico é precoce e com um bom tratamento, as chances de cura são de até 80%.

O psicólogo do Hapvida, Vitor Matos, fala sobre a importância de conscientizar a sociedade sobre como observar os sintomas e como a família pode lidar da melhor forma para ajudar as crianças e adolescentes no tratamento. “Mais do que conscientização, acredito que é a sensibilização. Existem instituições que contribuem para esse processo, tanto com esclarecimentos sobre a doença, quanto na preparação da família para auxiliar a acriança no processo de aceitação. É importante que a família busque um profissional para compreender as melhores formas de lidar com a temática e compreender a situação”, explica o psicólogo.

O especialista ressalta a importância do cuidado ao conversar com a criança sobre o diagnóstico. “Para conversar com a criança é importante estar em um ambiente agradável, explicar os procedimentos de uma maneira lúdica, como a utilização dos medicamentos, que pode frequentar a escola sem problemas, que pode brincar e estudar, no entanto com alguns cuidados”, esclarece.

A família tem um papel fundamental no processo de tratamento, seja da criança ou do adolescente. Os familiares devem dar a segurança necessária para minimizar o sofrimento do acometido.

Fonte e foto assessoria

Leia também