01/10/18 - 18:13:25

Somese parabeniza pelos dois anos de atuação do Projeto SALVE

Com mais de quatro mil pessoas leigas capacitadas, o Projeto SALVE- Corrente de Assistência à Vida – completou dois anos de atuação no último dia 29 de setembro e para comemorar a data os coordenadores realizaram uma ação no Shopping Prêmio, em Nossa Senhora do Socorro de 10h às 22h.

Todo cidadão que visitou o local pôde aprender a identificar uma parada cardiorrespiratória (PCR) e ficou sabendo como realizar as manobras necessárias até a chegada de socorro especializado. Ainda foi possível praticar os procedimentos de reanimação em manequins e manusear o desfibrilador externo automático (DEA), aparelho de extrema importância que visa melhorar o índice de sobrevivência das vítimas que sofrem a parada cardíaca.

Segundo o presidente da Somese, Dr. José Aderval Aragão, a parada cardiorrespiratória é quando o coração para de bater subitamente e inesperadamente e a pessoa deixa de respirar. “Essa é uma das principais causas de mortes em todo mundo e a cada um minuto que o indivíduo não recebe a ressuscitação, ele perde cerca de 10% de sobrevivência”, afirma Dr. Aderval.

A Sociedade Médica de Sergipe (Somese), uma das criadoras do Projeto juntamente com a Cooperativa dos Anestesiologistas de Sergipe (Coopanest-SE), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Sergipe) e o Corpo de Bombeiros Militar, parabeniza o Projeto SALVE por disseminar a cultura de ajudar ao próximo e por ter sido abraçado pela sociedade civil.

“O papel do Projeto SALVE é esse de poder ensinar a pessoas leigas a identificarem uma parada cardíaca e saberem como agir naquele momento. Essa iniciativa de realizar capacitações é de extrema importância porque temos a oportunidade de passar um pouco do nosso conhecimento e mostrar para o cidadão comum que todos podem salvar vidas”, enfatiza Dr. Aderval.

Foto e Matéria: Ascom Somese