02/10/18 - 07:34:29

Diretoria do Cremese é empossada em evento nesta segunda-feira

O auditório do  hotel Comfort, foi palco da posse da nova diretoria do Conselho Regional de Medicina do Estado de Sergipe(Cremese), na noite desta segunda-feira (01). Durante a posse o novo presidente Jilvan Pinto Monteiro, agradeceu a todos presentes e a Dra. Rosa Amélia, que presidiu com eficiência o conselho  nos anos de 2013 a 2018. O presidente enfatizou que sua administração será regida pelos 40 membros do conselho.

Toda classe de trabalho deve possuir uma organização que fiscalize, regulamente e promova a sua atividade. Essa é a principal função dos  Conselhos Regionais. Quando uma atividade é aprovada como profissão pelo Congresso Nacional, ela está delimitada em um exercício e responde a um projeto ético, político e profissional. O Conselho Regional é o instrumento por qual se efetiva todo este projeto.

É dever de todo profissional ter registro de sua classe no Conselho que lhe cabe. É dever do Conselho agrupar estes profissionais sob as mesmas regras de ética e profissionalismo. Na área de medicina, uma profissão tão importante para o desenvolvimento sustentável de uma sociedade, as autarquias responsáveis por orientar, disciplinar e fiscalizar a atividade são o Conselho Federal de Medicina e os Conselhos Regionais de Medicina, ou como são chamados, CRM.

O conselho tem a função de regular a atividade ética da profissão, como órgão que controla a atividade ética dos médicos. “nós temos a preocupação de não sermos somente uma casa de julgamento, o conselho não é um foro, o conselho é um local onde pode normatizar,  orientar as condutas dos profissionais, justamente para que eles não tenham procedimento para serem analisadas pelos conselhos, todas as infrações médicas resultam em sindicância, a depender da avaliação e processo médico. Então a função do conselho é prevenir e para isso temos que esclarecer a classe médica ao próprio código de ética, ao mesmo tempo, em que o conselho tem a função de propiciar e denunciar a falta de condições de trabalho do profissional na área de saúde, quando você faz isso, você tem outra ação que também é do conselho, que é proteger a sociedade  ”, frisou dr. Jilvan Pinto.

Dr. Jilvan, diz que com a nova equipe que está iniciando, irá dar uma nova dinâmica  as fiscalizações e com esse trabalho a todo vapor, dará um diagnóstico do serviço público  e com isso será comunicado as autoridades competentes para que as providências sejam tomadas.

A posse terminou com um belíssimo jantar, regado de muita música para os convidados e para a nova diretoria.

Fonte e foto assessoria