Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Exposição do fotógrafo Márcio Garcez foi realizado Foz do Iguaçu

8

Nos dias 26, 27 e 28 de setembro a exposição “Infância, Cultura e Tradição”, do fotógrafo sergipano Márcio Garcez, fez parte do II Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura (SEMLACult), realizado nas instalações da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu-PR. A mostra foi selecionada para integrar a programação cultural do evento, por meio do Edital SEMLACult 01/2018 do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura – CLAEC, responsável pela organização do Seminário. O acervo foi exposto no hall do auditório “Martina Piazza Conde” onde ocorreram as principais atividades científicas e culturais do evento.

A exposição aborda a presença infantil nas manifestações culturais, sendo composta por um repertório de tradições de Sergipe, que envolve crenças, ritos, festas e manifestações folclóricas, evidenciando a diversidade cultural local. No interior de tais tradições, tem-se a presença da herança indígena, europeia e africana, possibilitando a percepção sobre a diversidade étnica do estado. Trata-se de um conjunto de imagens que apresenta o olhar do artista visual, que capta a cultura popular de sua terra natal, por meio dos pequenos brincantes.

O trabalho de Márcio Garcez é marcado pelas cores dos folguedos populares registrados há mais de vinte anos de trabalho. Neste processo de captação de imagens, podemos destacar o público infantil, que sempre esteve presente na sua produção autoral. É nesta vertente que se situa a referida mostra fotográfica, que possibilita um contato antropológico e artístico sobre a relação entre infância, cultura popular e patrimônio sergipano, por meio de lugares, gestos e expressões dos pequenos brincantes, que produzem e possibilitam a continuidade das tradições locais, como ocorre no Lambe-Sujo X Caboclinho, no Barco de Fogo, no Cacumbi, na Procissão do Senhor dos Passos, bem como nas práticas tradicionais do ciclo junino.

A exposição conta a curadoria da idealizada do projeto expositivo, a antropóloga, docente e pesquisadora da Universidade Federal de Sergipe, a Prof.ª Dra. Rosana Eduardo, tendo sido realizada por meio do Grupo de Pesquisa em Antropologia e Turismo (ANTUR/UFS), com o apoio do Departamento de Turismo (DTUR/UFS) e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Culturas Populares (PPGCULT/UFS).

Fonte e foto assessoria

Leia também