Aracaju, 28 de março de 2024

Nova interdição da reforma vai bloquear parte da avenida Ivo do Prado

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
7

O prédio principal da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) passa por reforma e deve interditar um trecho da pista de rolamento da avenida Ivo do Prado, no Centro de Aracaju. A empresa contratada já mantém o calçamento em frente ao prédio bloqueado pela estrutura da obra e adaptou um acesso livre de corredor para os pedestres pelo interior da reforma. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) deve liberar o bloqueio da rua da frente na próxima semana.

O bloqueio da pista vai avançar 1 metro para a Avenida, sentido centro para o bairro 13 de julho, e será mantido até fevereiro de 2019. De acordo com o analista de mobilidade urbana da Diretoria de Planejamento e Sistema da SMTT, Paulo Abreu, não será necessário desvios no trânsito no centro da cidade. “Como a interdição vai manter 6,70 m de pista livre, exigência legal do órgão, não será preciso fazer desvios. Outro ponto positivo é a diminuição do fluxo de transportes na rua nesta época do ano, já que estamos entrando num período de férias”, completa o engenheiro de trânsito.

A interdição da calçada para a reforma foi a primeira medida tomada pela empresa para aumentar a proteção dos pedestres, agora, os motoristas estão incluídos na nova norma de segurança. O mestre de obras da empresa contratada para a reforma do prédio, José Luiz Santos, confirmou que a nova interdição foi autorizada pela SMTT. “Essa passarela é para o pedestre passar para evitar qualquer acidente e vai continuar até o final da obra. Nós vamos invadir ainda a pista para a nossa proteção. Isso tudo foi discutido entre a empresa e a SMTT”, disse Santos.

O Segurança da Alese, Wellington Rocha, orienta a todo momento quem passa pelo prédio. Mesmo com a placa informando a área de acesso livre, muita gente insiste em passar pela rua, sujeitos a acidentes na via de trânsito. “Senhora, por aqui. Pode ir direto aqui neste corredor, porque está interditado. O pessoal, mesmo com aquela placa, passa direto”, afirma.

Rosângela da Luz Santos, dona de casa, passou pela primeira vez em frente ao prédio da Alese e quase foi parar no meio da rua. “Eu estava indo para a pista, mas essa parte (corredor de pedestre) de andar ficou tranquilo”, confirma. Já a Dona Maria Josélia, aposentada e a senhora Maria Lúcia, dona de casa, passam com frequência no centro e utilizam o acesso livre da reforma para atravessar até a Praça Fausto Cardoso. “Não dá para passar pelo meio da rua, e sem calçada é ruim, só que, com essa proteção fica mais seguro para atravessar a quadra”, explica Maria Josélia.

Texto e foto por Fernanda Queiroz

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também