02/10/18 - 05:35:42

SAÚDE ALERTA PARA A IMPORTÂNCIA DO ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL

Como forma de celebrar o Dia Internacional do Idoso, comemorado nesta segunda-feira, 1º de outubro, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) faz um alerta a respeito da importância do envelhecimento saudável.

Através do Programa de Saúde do Adulto e do Idoso, a SMS propõe um conjunto de ações que abrange desde o estímulo à prática de exercícios físicos e a alimentação saudável, até o reforço vacinal, com o acompanhamento da caderneta do idoso, e identificação precoce da hipertensão e diabetes.

Hoje, o Brasil possui a quinta maior população idosa do mundo, com cerca de 28 milhões de pessoas com 60 anos ou mais. Nesse grupo, o que mais expressivamente cresce é o idoso longevo, a partir dos 80 anos. De acordo com as estimativas, em 2030, o número de brasileiros idosos ultrapassará o de crianças de até 14 anos de idade, segundo análise realizada pela Fundação Oswaldo Cruz, com dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS).

Diante desse cenário, a SMS tem priorizado ações que fortalecem a organização de serviços de atenção, investindo na promoção da saúde, no acesso a serviços e na qualificação de profissionais. Segundo a coordenadora do Programa de Saúde do Adulto e do Idoso, Patrícia Ribeiro Rocha, entre as atividades, está à aquisição da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, que permite conhecer as necessidades de saúde dessa população atendida.

“Por meio da caderneta, é possível identificar o comprometimento da capacidade funcional, condições de saúde, hábitos de vida, vulnerabilidades, além de ofertar orientações para o seu autocuidado. É um mês importante para intensificarmos ações voltadas a esse grupo que demograficamente vem aumentando de forma considerável, e nós, enquanto cidadãos e governantes, devemos nos conscientizar sobre a importância de preservar o respeito e a dignidade dessas pessoas mediante políticas públicas que garantam os direitos até então conquistados, estabelecendo estratégias para um envelhecimento com qualidade de vida com e, sobretudo torná-los protagonistas desse processo”, explicou.

Atividades

Segundo a assistente social da SMS, Rosana Marques, que também trabalha com o grupo de idosos intitulado “Conte Conosco”, e que foi fundado em agosto de 2009, por iniciativa das equipes de saúde da família da Unidade básica de saúde (UBS) Augusto Franco, o envelhecimento saudável é muito mais que a ausência de doença. “A perda das condições físicas e mentais impossibilita o idoso a realizar atividades do seu cotidiano causando sofrimento, tanto para ele quanto para a família”, enfatizou.

Ainda de acordo com Rosana, são trabalhadas ações específicas para ampliar a longevidade com melhoraria da qualidade de vida. “Realizamos viagens turísticas com os participantes do grupo, incentivamos à alimentação saudável, a atividade física, com profissionais qualificados para promover práticas corporais, e educação em saúde”, disse.

Para o senhor José Pereira, de 71 anos, participar do grupo é regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. “Aqui eu adquiro informações dos meus direitos, de como cuidar e melhorar a minha saúde”, falou. Já a aposentada Marlene Souza, de 61 anos, relatou que pratica todos os conhecimentos adquiridos no grupo. “Aprendi muita coisa, faço exames preventivos de hipertensão e diabetes. As rodas de conversa levam a gente a repensar nossos hábitos diários e a buscar ter uma vida mais saudável”, afirmou.

Fonte e foto assessoria