Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

SEGUNDO TURNO SEM SURPRESA

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Os candidatos aceleram na reta final e a disputa vai se afunilando. Como há indiferença clara do eleitorado, nada está tão definido quanto se pensa, principalmente em disputas ferrenhas como as do Senado, que surpreendem com alguns nomes à frente de políticos bem experientes. Como o eleitor está por fora, fica difícil imaginar que alguma mudança seja em razão do perfil e projeto apresentado por cada um.

Lógico que quando um nome como o de Jair Bolsonaro contagia o povo sem qualquer perspectiva de mudança, é porque há cansaço daqueles que apresentam projetos acima das possibilidades de um Brasil com pouca esperança de sair do caos. Em Sergipe, cidades do alto sertão, mesmo com a presença de Lula via Fernando Haddad, vão votar em Jair Bolsonaro. Curiosamente um número grande de mulheres, cuja maioria o rejeita.

Bolsonaro não seria solução em nenhuma dessas republiquetas de bananas. Mas, em um Brasil desigual, dos mais espertos e de maior opção pela corrupção, ele se apresenta como a salvação de um povo sem segurança. Além de ser um representante de extrema direita, sem nenhum compromisso com um projeto social, é um cidadão de pouca competência, distante de encontrar saídas para o equilíbrio político e econômico que tanto se reclama e se impõe urgente.

Essa reta final também para o Governo do Estado é complicada. Até sábado surpresas podem ocorrer, como a que aconteceu hoje. Uma pesquisa do Datafolha exibe diferença grande entre os candidatos Valadares Filho e Belivaldo Chagas. Animou socialistas e desapontou o bloco da situação. A cinco dias do pleito, nenhum candidato se distancia do outro com tamanha diferença. Sempre será por um percentual pequeno.

Hoje o cenário mostra que haverá segundo turno, o que já se sabia, entre Belivaldo e Valadares, sem se ter certeza de quem chegará lá em primeiro lugar.

  1. EMERSON E DEBATE

A Justiça Eleitoral já determinou que o candidato ao Governo pela Rede participasse do debate que será apresentado hoje à noite pela TV-Sergipe.

A TV-Sergipe insiste em não aceitar e entrou com apelação.

ESPERA NOVA DECISÃO

Até às 18 horas de ontem a Justiça Eleitoral não havia julgado o novo recurso e a TV-Sergipe mantém os sete candidatos como anunciou anteriormente.

Mas depende de uma nova decisão da Justiça.

LIMINAR ALEGA MARINA

Segundo fonte da Rede, a liminar que pede a inclusão de Emerson no debate inclui o exemplo de Marina Silva, presidenciável do partido, que esteve no debate da Band.

A TV explica que a questão de Marina é por sua colocação nas pesquisas.

PESQUISAS AGITAM CLIMA

As pesquisas agitaram o clima dessa segunda-feira (01) no Estado e serviram para criar expectativa entre eleitores de candidatos ao Governo e Senado.

Datafolha e Dataform fizeram à mesma avaliação com resultados bem diferentes.

VALADARES E BELIVALDO

O Datafolha dá Valadares em salto recorde, mas o candidato diz que não avaliará sua campanha baseado em pesquisa e que o negócio é trabalhar.

Belivaldo também pula alto no Cinform e igualmente mantém o trabalho para ganhar nas urnas.

OS GRUPOS SE EMPOLGAM

Já assessores de campanha exploram esses resultados com a força que têm nos grupos e cria um clima do “já ganhou” para os dois lados.

De alguma forma as pesquisas influenciam na reta final.

ANDRÉ TAMBÉM COMEMORA

O candidato ao Senado, André Moura (PSC), também comemora sua posição de segundo colocado na disputa pelo Senado Federal.

Quem surpreende é Alessandro Vieira que vem em terceiro.

CANCELA DIVULGAÇÃO

Ontem à noite a juiza Brígida Funck determinou o cancelamento da divulgação dos resultados da pesquisa Datafolha, em razão da ausência de critérios do sistema.

A decisão revela falta de registro da pesquisa.

PREÇO PARA BANDEIRA

Segurar bandeira, neste momento de crise, é uma boa atividade para desempregados. Tem candidato que paga até um salário mínimo.

Quem menos paga é meio salário.

A FRIEZA DIFICULTA AVALIAÇÃO

O deputado Luiz Garibaldi (MDB), candidato à reeleição, disse que, ‘para ser sincero’ ninguém sabe quem está bem pela frieza do eleitorado. “É difícil avaliar”.

Admite que “há uma certa decepção com os políticos”.

AINDA ESTÁ EMBOLADO

Para Garibaldi, o governador Belivaldo Chagas, candidato à reeleição, está bem. “Foi quem cresceu mais e ainda tende a crescer até o próximo domingo”.

Mesmo assim, Garibaldi acha que está embolado.

BOLSONARO EM CARIRA

Ontem, na feira da cidade de Carira, no sertão de Sergipe, o nome de Bolsonaro era o mais citado para presidente da República. Inclusive por muitas mulheres.

O Haddad também era citado, mas em menor frequência.

JACKSON BEM TRANQUILO

Jackson Barreto, candidato ao Senado, participou de procissão em Moita Bonita, ontem, e disse que está tranquilo e que faz o seu papel como candidato.

Tem na cabeça nomes de cidades que votarão nele e hoje visita algumas que inda não fecharam.

SUSPENDE CAMPANHA

Depois de reunião com a equipe, ontem, Belivaldo Chagas (MDB), Belivaldo Chagas suspendeu compromissos de campanha para hoje e aproveita para descansar.

Passará o dia se preparando para o debate na TV-Sergipe.

DÁ MELHOR QUE PESQUISA

Apesar da exiguidade do tempo para perguntas e respostas, os debates dão uma melhor visão de cada candidato. Quem se sair melhor nas ‘pegadinhas’ impressiona o eleitor.

O debate pode ser decisivo para o resultado do pleito.

EDUARDO REVIGORA

O candidato do PSDB ao Governo, Eduardo Amorim, também divulga pesquisa feita pela Única em que o considera no páreo para o segundo turno.

As avaliações até dos aliados indicam que ele estacionou.

HELENO ESTARIA SÓ?

O prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PR) não se exibe mais tanto ao lado de Heleno Silva (PRB), embora mantenha o apoio à candidatura dele ao Senado.

Aparentemente, Francisquinho mudou o tom desse compromisso.

TRABALHO SIGILOSO

Aparentemente os candidatos majoritários estão apenas esperando o resultado das urnas, mas não. Todos eles trabalham sob sigilo ainda para conquistar apoio.

As conversas giram e podem oferecer quadro diferente no final do pleito.

Notas

Não é apenas vocação – Fábio Mitidieri (PSD), candidato à reeleição, diz que disputar um mandato não é apenas ter vocação política, mas sim estar preparado para aquilo que você se propôs a fazer. Eu estudei e me qualifiquei para estar hoje aqui com a vontade de continuar representando os sergipanos!

0x0

Campanha discreta – Deputado federal Adelson Barreto (PR), candidato à reeleição, continua fazendo uma das campanhas mais discretas, visitando velhos amigos e eleitores, a quem presta total assistência por vários anos. Dentro de um estilo bem característico, ele vai somando eleitores e geralmente se torna o mais votado do Estado.

0x0

Laércio no centro – Em caminhada pelo centro da Cidade, Laércio Oliveira saiu em companhia de estudantes, trabalhadores, profissionais liberais e empresários, visitou lojas e cumprimentou pessoas saindo das proximidades do mercado central, caminhando pelos calçadões e seguindo até a praça Fausto Cardoso.

0x0

Toffoli veta entrevista – Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, decidiu na noite de ontem manter a proibição de o ex-presidente Lula da Silva, condenado e preso no âmbito da Operação Lava Jato, conceder entrevistas da prisão. A suspensão vale até o plenário da Suprema Corte decidir sobre a matéria.

0x0

Lula tem site hakeado – O site do ex-presidente Lula foi hackeado domingo por possíveis apoiadores de Bolsonaro (PSL). Apesar de estar aparentemente recuperado, o site ainda tem imagens do militar. De acordo com a assessoria do PT, o site Lula “não caiu e nem foi alterado de nenhuma forma” e as imagens não aparecem em nenhum lugar do site.

0x0

Semana de corrida eleitoral – Os demais concorrentes ao Palácio do Planalto abriram a semana de corrida eleitoral com críticas à polarização entre Bolsonaro e Haddad. Ciro Gomes, do PDT, e Geraldo Alckmin, do PSDB, intensificaram ataques aos candidatos que lideram as pesquisas.

Conversando

Maioria fora – A maioria dos candidatos a deputado estadual de partidos pequenos está fora da campanha, por não ter a menor chances de vitória.

De bike – O prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) circulou de bicicleta em um dos bairros, depois de carreata com o candidato Belivaldo Chagas.

Sobre diferença – O Partido dos Trabalhadores está estranhando a pesquisa do Ibope que aumentou a diferença entre Bolsonaro e Haddad.

Ficou difícil – A bancada federal da oposição com receio de eleger apenas três candidatos a federal. A corrida por vagas ficou difícil.

Pela Rede – O crescimento do delegado Alessandro Vieira, candidato ao Senado pela Rede, serve de comentários entre lideranças políticas.

Matérias no debate – No debate de hoje da TV-Sergipe alguns jornalistas foram convidados a participar no setor de imprensa. Podem fazer matérias e entrevistas.

Aumenta ritmo – Rogério Carvalho, candidato do Senado pelo PT, aumenta o ritmo de sua campanha e faz visita a lideranças políticas. Tem muita fé…

Porto da Folha – Muito movimentada festa do vaqueiro de Porto da Folha, no domingo passado, com a presença excessiva de candidatos proporcionais e majoritários.

Formas jurídicas – Fernando Haddad disse ontem que buscará todas as formas jurídicas de libertar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

 

 

 

 

 

 

 

 

Leia também