03/10/18 - 03:12:09

Revelação de Belivaldo irrita Valadares e mostra cenário de segundo turno

A TV-Sergipe, afiliada da Rede Globo, realizou nesta terça-feira (02) um debate entre sete candidatos a governador do Estado, que durante mais de duas horas debateram temas importantes como Economia, Educação, Emprego, Moradia, Saúde, Segurança, geração de emprego, combate às drogas e igualdade de gênero.

A jornalista Susana Vidal foi a mediadora e os participantes foram Belivaldo Chagas (PSD), Eduardo Amorim (PSDB), Eduardo Cassini (PSL), Marcio Souza (Psol), Mendonça Prado (DEM), Milton Andrade (PMN) e Valadares Filho (PSB). O debate ocorreu em cinco blocos, sendo dois de perguntas livres, dois de temas escolhidos por sorteio e as considerações finais.

O tempo exíguo fez com que os candidatos não apresentasse com detalhes os seus projetos e alguns deles fugiram do assunto para falar de política e conseguir melhor posição na disputa pelo segundo turno, que acontece domingo, com chances para Valadares Filho, Belivaldo Chagas e Eduardo Amorim, que estão em melhor posição no cenário exposto por institutos de pesquisas.

No terceiro tempo do debate o clima esquentou com perguntas de caráter político, que mereceu perguntas provocantes e respostas ríspidas, principalmente entre Belivaldo Chagas e Valadares Filho. Em meio à discussão, Chagas disse que o grupo de Valadares participou “desse mesmo Governo” que ele hoje critica, e lembrou que tinha “indicados na administração feitas por ele”.

Lembrou ainda que Valadares Filho foi entregar os cargos ao então governador Jackson Barreto, mas desistiu e depois retornou, alegando que “meu pai [senador Valadares] mandou entregar de vez”. O fato provocou irritação a Valadares Filho, que pediu direito de resposta e não foi concedido”.

Depois disso o debate retornou a uma certa monotonia e foi até o quinto e último bloco, com as considerações finais. Nos grupos sociais o nome de Belivaldo foi mais comemorado, mas Valadares Filho também foi bem citado. O cenário final era de que o debate abriu a discussão entre os principais adversários e mostrou a fotografia de um segundo turno que se mostra definido entre Valadares e Belivaldo.

Foto Brucce Cabral / TV Sergipe