Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Serviço de odontologia do HR de Itabaiana é destaque internacional

6

Nesta quarta- feira, 3, é comemorado o Dia Mundial do Dentista. Um ano depois de implantado no Hospital Regional de Itabaiana, que é gerenciado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Serviço de Odontologia para Pacientes Especiais sob Anestesia Geral já ganhou reconhecimento internacional e, em novembro, será apresentado no Congresso Internacional de Odontologia para Pacientes Especiais e Odontologia Hospitalar que acontecerá em Lima, capital do Peru.

Em uma palestra de quatro horas, o coordenador do serviço, o cirurgião-dentista Tadeu Roriz, irá mostrar os casos que se destacam entre tantos que chegam semanalmente ao centro-cirúrgico. De acordo com ele, o reconhecimento faz do serviço atesta o acerto do governo na implantação do serviço.

“Antes, havia uma lacuna nesse campo da saúde bucal destinado às pessoas com necessidades especiais. O serviço era ofertado pelo Hospital Universitário, que realizava quatro atendimentos por mês, centralizando o atendimento e, consequentemente, gerando filas pelo tratamento odontológico sob anestesia geral”, conta.

Fim da fila de espera

Ele destaca, ainda, o fim das filas de espera. “Quando iniciamos o serviço, 40 pacientes aguardavam por atendimento na fila de espera do Hospital Universitário, inclusive com os exames pré-operatórios em mãos. Nestes 12 meses, zeramos a fila e se naquela época o tempo de espera era para mais de dois meses, atualmente o usuário aguarda no máximo 15 dias, mas não por questão de vaga, mas para realização dos exames”, informa o cirurgião Tadeu Roriz.

A partir da implantação do serviço no Hospital Regional de Itabaiana a fila começou a andar rápido. De lá para cá, a equipe de Tadeu Roriz fez atendeu centenas de pacientes e realizou muitos procedimentos. Cada paciente passa entre duas horas e meia a três horas em atendimento. Isso porque, em geral, eles precisam de diversos tratamentos dentários e ali tem disponível para os usuários desde a profilaxia (prevenção) até as cirurgias diversas, passando por raspagem, flúor, selagem e restaurações. “Só não fazemos ortodontia, próteses e implantes”, atestou o cirurgião-dentista responsável pelo serviço.

Acesso

Para chegar ao Serviço de Odontologia para Pacientes Especiais sob Anestesia Geral não há dificuldades, mas o acesso se dá através de encaminhamento ou pelas Unidades de Saúde da Família (USF) ou pelos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) que existem tanto na capital quanto no interior do Estado, segundo informações de Tadeu Roriz. “Todo o processo de acesso é intermediado pelas equipes das unidades, que solicitam os exames pré-operatórios e agendam o atendimento. O paciente só vem ao hospital no dia de realizar os procedimentos odontológicos”, disse.

Fonte e foto assessoria

Leia também