Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

Dia Mundial do Dentista: CEOs da Funesa atendem mais de mil pessoas ao mês

7

Centros de Especialidades Odontológicas garantem tratamento de excelência na saúde bucal

Em busca de atender a população com serviços odontológicos gratuitos, a Fundação Estadual de Saúde (Funesa), através da Coordenadoria dos Centros de Especialidades Odontológicas, garante a continuidade do tratamento de excelência na saúde bucal dos cidadãos no estado. No Dia Mundial do Dentista, celebrado nesta terça-feira, 3,  profissionais dos Centros relatam um pouco sobre a importância desse ofício, que atuam com casos de média complexidade.

De acordo com Andrea Silva Goetschi, periodontista do CEO de Laranjeiras, a equipe de profissionais é comprometida com da saúde bucal da população assistida. “Esse serviço concede a oportunidade de tratamento a toda população, em especial às pessoas com menor poder aquisitivo, agregando saúde, dignidade, autoestima e inclusão social. O trabalho é árduo e cansativo, porém muito satisfatório, pois trabalhamos coletivamente e fazemos o possível para darmos o melhor tratamento aos nossos pacientes. Sou muito feliz em trabalhar no CEO e poder proporcionar aos meus pacientes do SUS”, destaca.

A auxiliar de saúde bucal do CEO de Tobias Barreto, Priscila Silva, declara que o trabalho executado pelos dentistas do Centro é gratificante. “Atuo nessa função há cinco anos, sendo um no CEO. “Eu gosto de trabalhar com o público. Sou suspeita, pois é uma área que admiro muito, sobretudo por atender pessoas carentes. É muito bacana  ver a satisfação dos pacientes  com  resultados de procedimentos que é difícil de custear em um rede particular”.

Para ser atendido em um Centro, o usuário deve iniciar o tratamento odontológico na Atenção Primária (cuidados nas Clínicas de Saúde da Família ou em Unidades Básicas de Saúde). As unidades de Boquim; Capela; Laranjeiras; Nossa Senhora da Glória; Propriá; São Cristóvão; e Tobias Barreto prestam serviços nas áreas de Periodontia, Endodontia, Cirurgia Bucomaxilofacial; Atendimento a pessoas com necessidades especiais e diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico do câncer de boca.

Além disso, conta também com a garantia de exames complementares como radiografias periapicais, interproximais, oclusais, panorâmicas e exames anatomopatológicos para o corretor diagnóstico e tratamento da saúde bucal.  A necessidade de tratamento especializado será identificado pelo cirurgião-dentista, responsável pelo encaminhamento à unidade especializada e o acesso dá-se através do guia de encaminhamento fornecido pela atenção primária após avaliação com o cirurgião dentista e diagnóstico da necessidade de tratamento nas especialidades ofertadas.

Segundo a coordenação dos Centros, as setes unidades atendem, em média, 1.100 pessoas ao mês e, para a Fundação, administrar esse serviço é, primeiramente, cuidar do paciente de forma integral. “Quanto ao CEOs, oferecemos atenção especial, pois realizamos tratamentos mais avançados, que na rede privada possuem custos mais altos, mas a Funesa oferece mediante o SUS, assegurando a saúde de uma forma completa. Dessa forma, o dentista é fundamental na rede de saúde, para complementar e integrar o cuidado do ser humano”, informa Sthephany Araújo, coordenadora dos CEOs.

O serviço representa uma das frentes de atuação do Brasil Sorridente, programa federal de oferta do SUS (Sistema Único de Saúde) para os cidadãos. Em Sergipe, a escolha pelos centros regionalizados, geridos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Funesa, foi uma iniciativa do Estado para assegurar que os municípios que não possuem CEO municipal pudessem ter acesso a esses serviços.

Dia Mundial do Dentista

A data comemorativa foi instituída devido à criação do primeiro curso de formação para odontólogos, no ano de 1840, em Baltimore – Estados Unidos da América, onde foi criada a primeira escola de odontologia do mundo, a Baltimore College of Dental Surgery. A instituição ofereceu os primeiros certificados da profissão, formando dentistas que vieram de todas as partes do mundo para receber tal conhecimento e expandi-lo ao redor do globo.

Diferente do que se aprendia nas salas de aula da época e devido às tecnologias lançadas, atualmente o trabalho do dentista é mais detalhado e minucioso, podendo cada profissional fazer especializações que mais condigam com suas habilidades técnicas. Este profissional tem a responsabilidade por extrair, restaurar, limpar e clarear os dentes, instalar as próteses, combater as doenças de gengiva e fazer a sua orientação de higiene bucal.

No Brasil, o ensino odontológico começou sempre ligado as faculdades de Medicina no Rio de Janeiro e também na Bahia no ano de 1884. Todo o exercício da Odontologia de território brasileiro acabou sendo regulamentado a partir de 1966, pela lei de número 5081.

Nacionalmente a celebração do Dia do Dentista acontece em 25 de outubro, quando também é celebrado o Dia da Saúde Dentária. A data foi estabelecida a partir do  Decreto de Lei nº 9.311 [25 de outubro de 1884], que criou os primeiros cursos de graduação em Odontologia no Brasil, nos estados da Bahia e Rio de Janeiro.  Assim, a escolha desta data é uma homenagem a criação do curso de Odontologia no país.

Assessoria de Comunicação Funesa

Leia também