Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

Encontro Estadual da Advocacia Criminal começa nesta quinta em Aracaju

6

A Associação dos Advogados Criminalistas de Sergipe (ABRACRIM/SE) promove essa semana o primeiro encontro da área aqui no estado. O evento, que será realizado em dois dias, quinta e sexta, terá cursos, palestras e debates sobre pontos importantes do direito criminal. Além dos profissionais, o evento também é aberto para estudantes. Essa será a primeira edição do evento que tem como tema “O Direito da Defesa e o Estado Democrático de Direito”.

O Encontro vai reunir, além de advogados sergipanos, nomes renomados da advocacia criminal de várias partes do país como Thiago Minagé, que é presidente da ABRACRIM no Rio de Janeiro. Além dele, outros conhecidos advogados e advogadas vão ministrar palestras sobre diversos temas, a exemplo de Marília Brambilla, Mariana Lopes, Valdilene Martins, César Caputo Guimarães, Rodrigo Telline e Michelle Marie.

De acordo com a presidente da ABRACRIM/SE, a advogada Vitória Alves, o objetivo do encontro é o fortalecimento da categoria e a capacitação cada vez melhor dos advogados e advogadas, especialemente da jovem advocacia. “Esses cursos são ótimos e fundamentais, principalmente para os jovens advogados e advogadas. Para se aprimorar, para se capacitar e estar preparado para os desafios. Então a jovem advocacia estará afiada nesses temas”, explicou a presidente.

O evento acontecerá nos dias 4 e 5 de outubro, no auditório da Caixa de Assistência aos Advogados de Sergipe (CAASE), localizado na Travessa Martinho Garcez n° 71, no centro de Aracaju. As inscrições podem ser feitas no local ou através do site da ABRACRIM. (http://www.eventos.adv.br/encontroadvocaciacriminalsergipe ) O investimento é de R$50,00 para associados à ABRACRIM, estudantes e jovem advocacia. Já para a advocacia em geral, o investimento é de R$ 75,00.

Confira programação completa:

Dia 04/10

8h: Curso “Como advogar na lei Maria da Penha”, com Marília Brambilla (Ouvidora da ABRACRIM/DF)

13h: Curso “Prisões e medidas cautelares”, com Thiago Minagé (Presidente da ABRACRIM/RJ).

Dia 05/10

9h: Audiência Pública – “Análise do Momento da Advocacia Criminal” – AMACRIM

14h: Palestra – “A mulher e o Direito Penal: os reflexos da desigualdade de gênero”, com a palestrante Mariana Lopes (advogada criminalista e Secretária Adjunta da Comissão Brasileira dos Advogados Criminalistas da ABRACRIM) e Valdilene Cruz (Vice-Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da OAB/SE e Presidente da Comissão de Gênero e Violência Doméstica do Instituto Brasileiro do Direito da Família/SE).

17h: Palestra – Audiência de Custódia: expectativa X realidade frente à cultura do encarceramento com Rodrigo Telline (magristrado em membro do Núcleo de Pesquisa de Direito – PUC/SP) e Michelle Marie (advogada criminalista, Ouvidora Nacional da ABRACRIM e Presidente da ABRACRIM/MT).

18h30: Palestra – “A produção de provas no processo penal contemporâneo”, com César Caputo Guimarães (advogado especialista em Direito Público com ênfase em advocacia municipal – UFRGS) e Thiago Minagé (Presidente da ABRACRIM/RJ).

Por Leandro da Graça

Leia também