Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

LUTA DA ESQUERDA E DIREITA

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

O segundo turno em Sergipe, praticamente definido entre Belivaldo Chagas e Valadares Filho, sofrerá influência do resultado da disputa pela Presidência da República, que pinta entre Jair Bolsonaro e Fernando Haddad. O bloco liderado por Belivaldo está se declarando ao lado do petista, que se preocupa com a ascensão da direita. Como o bloco liderado por Valadares ainda não se definiu sobre as eleições presidenciais, deve tomar uma posição ou não sobre Brasília no decorrer do segundo turno.

Há mudanças claras sobre os rumos do País. A sociedade está dividida entre a esquerda radical e o petismo. Quer regredir com Bolsonaro, que fará um Governo que colocará as forças armadas em evidência e combaterá a avanços sociais conquistados através de Governos progressistas, que teve à frente os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff, os quais tentaram aplicar uma política de oportunidades, mas que emperrou em problemas tristes de ordem moral e prática de ilícitos.

Lógico que no Nordeste o nome de Lula é muito forte. À primeira vista, ninguém vai mudar a cabeça do eleitorado dessa região em relação aos benefícios que o PT trouxe ao povo esquecido da área mais carente do País. Nem mesmo a denúncia de atos de corrupção, com a prisão do ex-presidente Lula, afasta sua imagem do coração e mente dos nordestinos.

Mas Bolsonaro cresce. O seu discurso de extrema direita e de aparente descompromisso com siglas partidárias, leva a população ao delírio. Até seu conceito homofóbico e anúncio de atos de ‘guerra’ contra a violência, inclusive castração de estupradores, tem feito a cabeça de um grande número de eleitores do Nordeste, inclusive em Sergipe. Bolsonaro é o retrocesso que anula os avanços conquistados pelo Brasil durante o domínio da esquerda, apesar dos desarranjos morais.

No segundo turno – insisto – será o confronto entre esquerda e direita. Belivaldo Chagas já escolheu o seu lado [Lula e Haddad], falta Valadares Filho optar pelo seu.

MELHOR NO CONFRONTO

Em um supermercado de Aracaju, na área reservada a idosos, houve unanimidade em relação ao debate ocorrido na noite de terça-feira, pela TV-Sergipe.

Todos acharam que Belivaldo Chagas foi o melhor no confronto.

A BASE PARA CONCLUSÃO

Uma senhora disse que Belivaldo surpreendeu com suas respostas, principalmente no confronto com Valadares Filho: “ele mostrou que está preparado”.

Mas disse que não votaria nele em razão da situação do Estado.

SOBRE EDUARDO AMORIM

Quanto ao senador Eduardo Amorim (PSDB), a maioria o considerou frágil e admitiu que ele já deve começar a pensar em quem apoiar no segundo turno.

Já sobre Milton Andrade, a opinião é que ele “tem futuro político”.

NÃO FEZ OPOSIÇÃO

Segundo analise de aliado do próprio Eduardo Amorim, “ele se diz de oposição, mas não se mostrou como tal. Nem contra o Governo e muito menos contra Valadares”.

– Quem assumiu a oposição de verdade foi Valadares Filho.

O SENADOR E O PITBULL

O senador Valadares Filho (PSB), candidato à reeleição, disse que “no debate da TV Sergipe eu cheguei a me lembrar, com arrepios, do ataque agressivo do Pitbull”.

– Era mordida pra todo lado. Nas entrelinha, referia-se a Belivaldo Chagas.

PEDE VOTO A RADIALISTA

Depois de ser entrevistado pela radio Xodó, ontem, Jackson Barreto se despediu dos apresentadores pedindo votos para ele, que disputa o Senado Federal.

Jackson agradeceu o espaço e soltou: “e votem 155 vocês também”.

PESQUISAS NA SEXTA-FEIRA

O Instituto França de Pesquisas (IFP) registrou no TRE-SE, dia 30, quatro pesquisas eleitorais para divulgação no sábado, véspera do pleito.

Por que quatro pesquisas? No mínimo estranho…

IBOPE TAMBÉM REGISTRA

O Ibope também registrou pesquisa no TRE-SE dia 30 de setembro, para divulgação dia 06 de outubro (sábado) pela TV-Sergipe, que pode influenciar a quem acredita nela.

O Ibope terceiriza a realização das consultas.

MOMENTO DIFÍCIL

Um empresário que tem uma visão ampla da política sergipana diz que para o segundo turno não há mais o que discutir: Belivaldo Chagas e Valadares Filho vão disputá-lo.

– Já para o Senado, só Deus sabe, disse.

DISPUTA PELO SENADO

Extremamente tumultuada a disputa pelo Senado, o que agita os ‘palpiteiros’: Alguns acham, dando tom de certeza, que os eleitos serão Valadares e André Moura.

Estão embolados no páreo Jackson Barreto, Alessandro Vieira e Rogério Carvalho.

ANDRÉ APRESSA O PASSO

André Moura, candidato ao Senado, apressa o passo nessa reta de chegada e tem boa chance de eleger-se. Tem dado que revela o seu crescimento.

Sobre o Senado, as urnas é que vão decidir.

NINGUÉM AGUENTA A FORÇA

Capitão Samuel, candidato à reeleição, confirma que ninguém aguenta a força de convencimento de um determinado candidato.

– O eleitor de Aracaju cada dia mais convencido, diz.

Sugere que “quem não aguentar que se deite”.

NÃO TEM NENHUM MEDO

Eduardo Amorim disse ontem em entrevista que está na política lutando contra esse caos há muito tempo. “Não tenho nenhum medo de enfrentar todos eles”.

– As pessoas podem escolher se mudam e reconstroem Sergipe ou se apoiam a bagunça que aí está, disse.

JOÃO ACHA TEMPO CURTO

O deputado federal João Daniel (PT), que disputa a reeleição, está em campanha, mas acha que “o tempo é curto para atingir a todos em cada dia”.

A campanha é permitida apenas até 22 horas.

TEM APOIO EM RIACHÃO

João Daniel ganhou ontem o apoio do prefeito em exercício de Riachão dos Dantas, Pedro da Lagoa, que vota nele para a reeleição.

Daniel considerou que “essa adesão é importante”.

QUESTÃO DE BOLSONARO

O deputado João Daniel reconhece que há “essa onda Bolsonaro”, que influencia mais em Aracaju que em cidades do interior de Sergipe.

– Mas a gente está seguro para o segundo turno com Haddad.

SOBRE ABSTENÇÃO NO PLEITO

O número de abstenção não será tão alto para presidentes e governadores, porque o eleitor já está se definindo por seus candidatos.

Mas para deputados federal e estadual, brancos e nulos chegarão ao topo.

AS CONVERSA JÁ SE INICIAM

Em relação ao segundo turno, praticamente definido entre Belivaldo Chagas e Valadares Filho, as conversas já estão ocorrendo de forma discreta, mas constante.

A partir de segunda-feira a eleição começa outra vez.

CAUSA DE ALGUNS FRACASSOS

Alguns fracassos estão para se constatar ao abrir das urnas na noite de domingo, inclusive traições de última hora. A falta de dinheiro influencia para isso.

Há muitas reclamações sobre falhas com recursos oficiais de campanha.

Notas

Laércio em Laranjeiras – O deputado Laércio Oliveira visitou ao lado do candidato a deputado estadual Zezinho Sobral, a cidade de Laranjeiras, terra natal de Sobral. Fez caminhada pelo povoado Pedra Branca, em companhia de apoiadores e do ex-vereador Niltinho. A caminhada pelas ruas da comunidade foi marcada pelo carinho de todos.

0x0

JB explica dificuldades – Candidato ao Senado Jackson Barreto, quando questionado sobre as dificuldades enfrentadas durante sua gestão, atribui não apenas à crise financeira, mas, também à perseguição política sofrida por Sergipe por não se curvar aos interesses do governo Temer, inclusive no projeto de Reforma da Previdência.

0x0

Projeto de mudanças – O candidato Valadares Filho (PSB) percorreu ontem as ruas do Rosa Elze e do Eduardo Gomes, em São Cristóvão, para apresentar aos moradores o seu projeto de mudança para Sergipe. Valadares Filho está percorrendo várias cidades e fará carreatas em Aracaju, nesta reta final de campanha.

0x0

Dorme em Simão Dias – Coligação liderada pelo governador Belivaldo Chagas, candidato à reeleição, realiza a tradicional passeata que sai da Colina do Santo Antônio e vai até o Palácio Olimpio Campos, onde terá concentração. No sábado Belivaldo dorme em Simão Dias, onde vota no domingo e logo após virá para Aracaju.

0x0

Aumento para ministros – O ministro da Fazenda, Eduardo Guardiã, foi ontem ao Supremo Tribunal Federal (STF) mostrar que o reajuste de 16% pretendido pelos ministros do Tribunal não cabe nas contas do governo, a não ser que seja acompanhado do corte de despesas. É ver se os ministros aceitam.

0x0

Novo hábeas corpus – Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entraram com hábeas corpus solicitando a liberdade do petista no Superior Tribunal de Justiça (STJ). O documento contesta a decisão do juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba, Sérgio Moro, que condenou o petista.

Conversando

Sem exposição – A apenas três dias das eleições o clima continua sem muita presença de eleitores nas ruas expondo os seus candidatos.

Virar o jogo – Até sábado haverá muitas tentativas de virar o jogo, principalmente entre candidatos proporcionais. E não será difícil acontecer.

Grupos sociais – Os grupos na internet começam a perder força, em razão do final da campanha. Apenas os mais fanáticos se mantêm no dia a dia.

Será surpresa – Eleitores do ex-prefeito Heleno Silva, candidato ao Senado, admitem que ele será a surpresa no resultado final das eleições.

Brilhar mais – A Rede consegue brilhar mais, nestas eleições, em razão da candidatura de Alessandro Vieira ao Senado Federal.

Dois deputados – A expectativa do PSB é eleger dois deputados estaduais, contando com a reeleição de Luciano Pimentel.

Horário de Verão – Governo decidiu adiar o início do horário de verão para o dia 18 de novembro, a pedido do Ministério da Educação (MEC).

Sem entrevista – Lewandowski encaminha para Toffoli novo pedido de Lula para dar entrevistas. Toffoli reafirma decisão que suspendeu entrevista de Lula.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leia também