Aracaju(Se),  
TRE/SE alerta para crescimento de Fake News com a proximidade das eleições - FaxAju
04/10/18 - 07:36:44

TRE/SE alerta para crescimento de Fake News com a proximidade das eleições

Aproximam-se as Eleições Gerais 2018 e o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) volta a alertar os eleitores quanto às chamadas Fake News (notícias falsas) criadas com a finalidade de tentar enganar os eleitores.

De acordo com orientações do TRE/SE, esse tipo de mensagem espalhada nas redes sociais, não deve ser compartilhada, a exemplo de uma informação falsa que afirma ser necessário votar em todos os cargos, pois caso o eleitor vote apenas para presidente da República, tornaria todos os votos nulos.

A Justiça Eleitoral esclarece que essa afirmação é falsa e explica que, caso o eleitor decida votar apenas para deputado, é possível deixar os outros votos em branco, ou mesmo anular os demais, mantendo-se íntegro o voto inserido na urna. O mesmo raciocínio se aplica para os demais cargos.

Outra Fake News que está circulando nas redes sociais, orienta o eleitor a anotar no caderno de votação, o número do candidato escolhido.

“Essa atitude é proibida e pode configurar a prática de crimes eleitorais como boca de urna, desobediência e desordem”, alerta o TRE/SE acrescentando que disponibiliza em seu sítio eletrônico o guia do eleitor contendo informações sobre ordem de votação, locais de votação, links para manuais de mesários, sobre fiscalização nas seções eleitorais, entre outros assuntos.

Antes de compartilhar, o eleitor deve desconfiar e confirmar sempre as informações por meio do site do TRE-SE (www.tre-se.jus.br), ou mesmo nas publicações feitas por veículos de imprensa com credibilidade, pois a Justiça Eleitoral, Ministério Público e Polícia Federal estão atentos às práticas que objetivam lesar a legitimidade das Eleições Gerais de 2018.

Por Aldaci de Souza
Com informações do TRE/SE