Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

A DÚVIDA NO FINAL É O SENADO

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Nenhuma dúvida quanto à realização de segundo turno entre Belivaldo Chagas (PSD) e Valadares Filho (PSD). Também não há surpresa nisso. Desde que a candidatura de Valadares foi consolidada – o que a maioria dos políticos não acreditava – que ele se mantém à frente das avaliações. Queira ou não o nome do deputado entrou no rol de lideranças que podem comandar grupos e definir questões políticas do Estado.

Belivaldo Chagas foi se aproximando devagar da decisão em segundo turno. Vice-governador de Governos anteriores, foi jogado sobre ele erros, equívocos e indecisões que terminaram por prejudicar o Estado e seu povo. Em apenas seis meses à frente do Governo, e com atos firmes que modificaram a estrutura de uma administração inerte, o governador Belivaldo Chagas foi alcançando melhor posição na disputa pela reeleição.

Foi reconhecido pelo seu trabalho e ações. Principalmente pelo servidor público que vinha recebendo o dinheiro em atraso e parcelado, um incômodo que distanciou o funcionalismo de Governos anteriores. Desde quando Belivaldo assumiu – em abril – que acabou a tortura: de 28 do mês até dia 12 do próximo, todos estão com os salários em suas contas. E há perspectiva desse pagamento passar a ser feito dentro do mês até dezembro.

A surpresa foi o movimento minguante da campanha do senador Eduardo Amorim (PSDB), que para todos seria o nome que estaria à frente para disputa final. Alguns erros se registraram, um posicionamento singelo e um tom excessivamente fraternal tiraram o tom de quem estava na oposição disputando o comando do Estado. O estilo não progrediu e o marketing falhou de alguma forma, embora alguns membros queixem-se da exagerada influência do candidato no projeto. Deu no que se está vendo e sentindo nesse estreitamento de chegada.

No momento, a dificuldade é para se ter ideia dos senadores eleitos. Está tudo embolado e pode dar André Moura, Valadares ou Jackson, mas o delegado Alessandro Vieira ‘bolsonarizou’ a situação e ficou difícil saber o que sairá das urnas.

POLÍCIA FEDERAL VIGILANTE

A Polícia Federal está atuando firme na fiscalização de compras de votos e publicidade indevida. Ontem um líder político foi abordado no município de Lagarto.

Mas foi liberado porque tinha apenas R$ 500 e alguns santinhos.

TAMBÉM NA REGIÃO AGRESTE

Não foi só Lagarto, no agreste a Polícia Federal, usando carros descaracterizados, fez algumas abordagens para prender quem distribuía dinheiro com eleitores.

A PF desconfia de liderança política viajando à noite.

PESQUISA COM CURIOSIDADE

Pesquisa publicada pela Alô, ontem, tem uma curiosidade: mostra que Valadares Filho e

Belivaldo Chagas não aumentaram os seus percentuais em quase um mês.

Repete números do Ibope de setembro: Valadares 21% e Belivaldo 20%.

OS DOIS ESTACIONARAM?

Pela pesquisa publicada pelo portal Alô, os dois estacionaram e não conquistaram um único eleitor neste período decisivo de reta final.

Alguma coisa acontece nos cálculos dessa nova pesquisa.

FACILIDADE DE MANIPULAÇÃO

A facilidade da publicação de dados manipulados para pesquisas eleitorais foi comprovado com a montagem que fizeram utilizando o Instituto Única.

Os resultados alterados mostram como é fácil mudar e montar pesquisas.

POSIÇÃO PARA O SENADO

O senador Valadares (PSB) sofreu queda vertiginosa nesses últimos dias e está muito preocupado com o pleito, embora esteja tudo embolado para o Senado.

André Moura deve eleger-se, porque tem muito voto no grupo que apoia Belivaldo.

TUDO AINDA PODE ACONTECER

Nessa disputa pelo Senado tudo pode acontecer, não há uma definição. Belivaldo Chagas tem certeza que Jackson Barreto (MDB) não ficará fora do Congresso.

Diz que JB trabalha muito e o “povo gosta dele”.

CONFIANTE NO PRIMEIRO LUGAR

Candidato à reeleição, o governador Belivaldo Chagas (PSD) está confiante que vai para o segundo turno, mas em primeiro lugar na votação.

E ainda acredita na chance de se eleger em primeiro turno.

ORAÇÕES EM SIMÃO DIAS

Belivaldo Chagas viajou ontem cedo a Simão Dias e foi à igreja rezar. Depois visitou familiares e retornou a Aracaju para carreata em Nossa Senhora do Socorro.

Hoje retorna à sua cidade para votar.

VALADARES EMPENHADO

O senador Valadares (PSB) pediu empenho a aliados para que entrem na campanha para reelegê-lo, embora ele ainda se mantenha com percentuais à frente.

Valadares estaria preocupado nesses momentos finais.

O DELEGADO NO INTERIOR

Um candidato a deputado federal disse ontem que Alessandro Vieira (Rede), candidato ao Senado foi muito bem recebido em Capela e Dores.

– Ele incorporou o efeito Bolsonaro e pode ser surpresa, disse.

PREVISÃO A FEDERAL

A previsão é de um político experiente: A oposição elege a federal Adelson Barreto, Bosco Costa, Gustinho Ribeiro e Jony Marcos.

A situação: Fábio Reis, Fábio Mitidieri, Laércio Oliveira. O PDT elege Fabio Henrique.

SOBRE NOME DO PT

A situação faz cálculos diferentes e conta como certo o nome de um dos candidatos do PT. No caso a reeleição de João Daniel, por seu trabalho nas bases do partido.

O acirramento entre Daniel e Marcio Macedo tirou um nome petista.

USANDO FONE VIA ZAP

A maioria dos políticos e assessores está utilizando o telefone via zap para conversas. É que acreditam que através dele não há como a Polícia Federal gravá-las.

Engano. Seja por qual via for as conversas podem ser recuperadas.

FOGARÉU EM ITABAIANA

Até mesmo aliados de Luciano Bispo ficaram admirados com o volume de pessoas que participou do ato do fogaréu quinta-feira em Itabaiana. O município esteve presente.

Até os adversários ficaram arrepiados.

  1. EMERSON FALHA

A candidatura de Dr. Emerson (Rede) ao Governo se foi pelo ralo, já a de Alessandro Vieira, também Rede, vem explodindo junto ao eleitorado para o Senado.

Alessandro passa a ser o líder da Rede no Estado.

ALMEIDA E ELEIÇÕES

O ex-senador Almeida Lima (MDB) andou utilizando as redes sociais para pedir votos contra o governador Belivaldo Chagas, que disputa a reeleição.

Resultado: Belivaldo ganhou mais apoio e subiu nas pesquisas.

MISTURA AS BANDEIRAS

Ontem, no cruzamento das avenidas Pedro Valadares e Silvio Teixeira, misturavam-se bandeiras de Valadares Filho, Belivaldo Chagas e Eduardo Amorim.

Pessoal de Amorim soltou muito fogos…

COM SANGUE NO OLHO

Nos bancos e loterias de Aracaju a quase totalidade dos aposentados é Bolsonaro doente para presidente da República, porque não suportam “mais o PT”.

– Só um homem com sangue no olho como Bolsonaro para presidir esses pais, dizem.

Notas

Sobre compra de votos – Nos grupos e até em setores da mídia, notícias falsas circulam – e continuarão sendo publicadas hoje – sobre prisões de lideranças distribuindo dinheiro. Ontem circulou a prisão do prefeito de Itabaianinha preso pela PF na compra de votos. O próprio prefeito desmentiu logo após.

0x0

Incorpora Bolsonaro – O delegado Alessandro Vieira (Rede) ‘bolsonarizou’. Não que ele defenda o candidato a presidente, mas caiu no gosto exatamente de quem o acompanha apaixonadamente. Na cidade de Lagarto, a informação é de que “todos os que votam em Bolsonaro para presidente, também votam em Alessandro para senador”.

0x0

Carlos Ayres no Twitter – O ex-ministro Carlos Ayres Britto, continua levando os seus seguidores, no Twitter, a uma reflexão: “Uma parte do pulsar do nosso coração é para nos habilitar a ler os movimentos labiais do tempo. Mas em época de eleição, não nos custa perguntar à razão se ela assina embaixo”.

0x0

Direito de resposta – Rogério Carvalho, candidato ao Senado pelo PT, anuncia que ganhou direito de resposta na Justiça Eleitoral no horário da coligação Coragem Para Mudar Sergipe, por divulgação de um ‘vídeo mentiroso’. “Apelaram para notícias falsas, mas esqueceram que sou ficha limpa e que mentiras não irão mudar a vontade”.

0x0

Juizes sem se manifestar – Corregedor nacional de Justiça, Humberto Martins, recomendou que juízes brasileiros não manifestem posicionamentos políticos. Pediu para não participarem de atos públicos, em redes sociais, entrevistas, artigos ou por de qualquer outro meio de comunicação de massa, durante as eleições de 2018.

0x0

Ministro critica programa – Segundo informa a BBC News Brasil, Ministro Marco Aurélio critica programa de governo de Haddad, que propõe a convocação de Assembleia Constituinte, e as declarações do General Mourão, vice de Bolsonaro, que sugeriu convocar grupo de ‘notáveis’ para reescrever a Constituição

Conversando

Está na cara – Essas pesquisas momentâneas deixam o eleitor que acredita nelas atônitos. A cada momento é um resultado diferente do que está à cara.

Obter resultados – Um dos candidatos em Sergipe tem como estratégia de campanha contratar Institutos de pesquisas para obter resultados favoráveis sempre.

Resultados falsos – Mas o eleitorado está vacinado contra “efeitos das pesquisas”, porque já conhecem que alguns dos seus resultados são falsos.

Está confiante – Jackson Barreto chega à reta final da campanha confiante na vitória amanhã. Ele vota no colégio Amadeus, em Aracaju, no bairro Cirurgia.

Só nas urnas – Hoje termina tudo. Campanha e propaganda eleitoral. Ainda pode ser divulgada pesquisa. Depois daí só as urnas no domingo.

Conseguiu atrair – Sergipe tem boa votação para Jair Bolsonaro. Ele conseguiu atrair os aposentados e anti-petistas. Será tudo muito difícil.

Segundo turno – As equipes de marketing já estão trabalhando o projeto para a campanha em segundo turno, que vai até 25 de outubro.

Sukita fora – Sukita está definitivamente impedido de disputar as eleições. Estava animado mesmo na cadeia, mas agora desistiu de vez.

Estou sim – Candidata a vice-governadora, Eliane Aquino (PT) foi lacônica via zap “estou sim! Estou esperançosa sim”.

Leia também