Aracaju, 17 de abril de 2024

SORTEADAS AS URNAS ELETRÔNICAS QUE SERÃO AUDITADAS EM SE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
44

A auditoria é feita por amostragem e será realizada em urnas de seção

Na manhã do dia 06 de outubro, véspera da eleição, sob a supervisão da juíza Maria Angélica França e Souza (presidente da Comissão de Auditoria das Urnas Eletrônicas), com a presença do presidente do TRE-SE, Des. Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima e do promotor designado pelo Ministério Público Eleitoral, Daniel Carneiro Duarte, foram sorteadas as seis urnas que serão auditadas.

Foram sorteadas, para auditoria em votação paralela, uma urna de Aracaju (02ªZE, seção 0494), uma de Poço Redondo (28ªZE, seção 0125) e outra de Tobias Barreto (23ªZE, seção 0067). A auditoria em votação paralela, de maneira simplificada, funciona da seguinte forma: No dia da eleição, a partir das 8h, os votos constantes nas cédulas (previamente preenchidas) são inseridos no sistema de apoio do TSE e nas urnas eletrônicas que foram sorteadas. Ao final da votação, às 17h, os dados constantes no boletim de urna (BU) serão confrontados com os votos registrados no sistema, de modo que haja conformidade entre os votos contidos nas cédulas e o relatório da urna.

Outras três urnas foram sorteadas para auditoria de integridade dos sistemas, Nossa Senhora Aparecida (26ªZE, seção 0060), Estância (6ªZE, seção 0041) e Neópolis (15ªZE, seção 0152). Tal procedimento será uma novidade para esta eleição. As três urnas serão auditadas na própria seção eleitoral. Funcionará da seguinte maneira: Serão verificados o resumo da tabela de correspondência, a numeração do conjunto de lacres, a integridade dos sistemas eleitorais, bem como haverá impressão do relatório código Hash (algorítimo de segurança).

Conforme explica a magistrada responsável pelos trabalhos, “a auditoria em votação paralela é feita por amostragem e será realizada em urnas autênticas, que receberiam votos de eleitores. Vamos preparar novas urnas para substituirem as que foram sortedas”, disse a magistrada responsável.

O secretário de tecnologia da informação do TRE-SE, José Carvalho Peixoto, falou sobre a importância do processo. “Nosso objetivo é dar a maior transparência possível ao sistema de votação, queremos que os partidos e a sociedade civil acompanhem e fiscalizem: isso gera maior credibilidade”, pontuou Peixoto.

No dia 21 de setembro, representantes dos partidos, da OAB e uma representante do Conselho Regional de Medicina de Sergipe preencheram as cédulas que serão utilizadas na auditoria. As cédulas estão depositadas em três urnas de lona, as quais foram devidamente rubricadas, lacradas e serão abertas somente às 8 horas do dia do pleito, quando será iniciada a auditoria das urnas eletrônicas sorteadas.

Todo o procedimento é feito em ambiente filmado e fiscalizado. Até hoje, nenhuma auditoria deixou de comprovar a coincidência entre os Boletins de Urna (BUs) e os relatórios emitidos pelo sistema de apoio à votação. O sorteio de hoje contou com a presença dos auditores independentes responsáveis pela auditoria.

Fonte e foto assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também