Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

FICA APENAS UMA DICA

DIÓGENES BRAYNER – plenario@faxaju.com.br

Terminou o primeiro turno da votação com algumas surpresas e uma constatação. Ninguém esperava que os dois senadores eleitos fossem o delegado Alessandro Vieira, da Rede, e o médico Rogério Carvalho, do PT. Os dois não estavam na relação dos que tivessem chances de eleger-se. No final da campanha foi que se sentiu uma tendência diferente do eleitorado, que mostrou preferência por outras opções, uma delas sem jamais ter participado da política.

A outra surpresa se viu no resultado final da votação dos candidatos ao Governo, que levou Valadares Filho (PSB) e Belivaldo Chagas (PSD) ao segundo turno. Os dois eram cotados, mas o deputado jamais deixou o primeiro lugar nas avaliações publicadas desde quando anunciou candidatura. O governador quase teve o dobro dos votos. Sabia que isso iria acontecer. Tanto que no sábado à noite confidenciou a um amigo: “não se impressione caso eu me eleja já no primeiro turno”.

Ainda na disputa ao Governo, houve mais um detalhe: Eduardo Amorim (PSDB), que já se tinha fora da disputa, chegou ao final da contagem de votos revigorado. Por 1% não empatou literalmente com o deputado federal Valadares Filho. Chegou a assustar, porque não se percebia mais a presença de Amorim de forra que tornasse a disputa em segundo turno tão acirrada.

Uma constatação: os institutos de pesquisas, inclusive o Ibope, têm que pedir desculpas aos seus contratantes e aos eleitores que vibraram com falsos resultados. Nenhum deles sequer chegou próximo do que revelou as urnas no final da tarde de ontem. Dar apenas um exemplo: “em todas as pesquisas o senador Valadares esteve à frente dos demais candidatos, na disputa pela reeleição. Ficou em quinto lugar talvez até porque acreditou nas avaliações mentirosas”.

O segundo turno vem aí. E está próximo. O eleitorado já passa a saber que nas pesquisas quem estiver à frente é porque vai perder. Fica a dica…

JÁ ESTÃO EM CONTATO

Já tem liderança política conversando com os dois candidatos que disputam o Governo em segundo turno, Belivaldo Chagas e Valadares Filho, para entendimentos eleitorais.

Acha que não há tempo a perder.

PERCEBEM-SE ALTERAÇÕES

Maioria dos prefeitos que votou em André Moura ao Senado está certa de ficar com Belivaldo Chagas. Alguns deles já votaram no pleito de ontem.

Essa tendência se mostrava natural.

CHEGOU A HORA DE PARAR

Milton Andrade, candidato derrotado a governador do Estado, cunhou um frase lapidar: “Está claro que vivemos um novo tempo na política”.

E mais: “as urnas estão aposentando quem não soube a hora de parar”.

ALESSANDRO VETOU PSB

Walter Lima lembra episódio interessante: “os Valadares queria acordo com a Rede, o que faria rolar a cabeça do senador eleito Alessandro Vieira, que mostrou insatisfação”.

– A Rede seguiu o delegado e hoje “ele toma” o lugar de Valadares.

NOTA PESSOAL

Jamais acreditei em pesquisas eleitorais geralmente feitos para mostrar que quem paga ganha. Nenhum instituto pesquisa chegou próximo ao resultado final do pleito.

Candidatos e eleitores não podem se valer mais desses institutos.

TODAS ERRARAM FEIO

Essa pesquisas erraram feio para governador com a posição dos candidatos no primeiro turno e se perderam na avaliação do Senado.

Rogério Carvalho sequer foi cogitado em alguma avaliação. E agora?

ALIADO VÊ TRAIÇÃO

Um aliado muito próximo do deputado André Moura (PSC) vê traição de algum prefeito a André Moura nessa reta final de campanha: “além de ingratidão mesmo”.

Ninguém fez mais do que André pelos municípios e o Estado.

POR QUE ROGÉRIO?

Simples: os demais candidatos que apareciam nas pesquisas equivocadas sobre o Senado esqueceram de Rogério Carvalho e ele trabalhou e conquistou o eleitorado.

Só acreditava na vitória de Rogério quem estava em sua equipe.

VALADARES PERDE

O senador Valadares despede-se do Senado depois de 24 anos de mandato. Sentiu o risco de não ser reeleito no final do pleito e colocou o bloco na rua.

Não conseguiu. Sergipe perde um grande parlamentar.

JACKSON TAMBÉM SAI

Jackson Barreto (MDB) também não conseguiu reeleger-se ao Senado. JB foi uma das lideranças mais presentes na história política de Sergipe.

Não se saiu bem ao governar Sergipe, principalmente com os servidores.

SAI DE CABEÇA ERGUIDA

Jackson Barreto disse ontem que, em plena lava jato, ninguém nunca ouviu falar nada do Governo dele. Saio de forma íntegra e sempre tive conduta ética.

Tenho certeza que dei o meu melhor para o povo de Sergipe.

VAI TRABALHAR MAIS

Jackson disse ainda que está muito feliz com o resultado de Belivaldo Chagas e agora vou trabalhar mais ainda para elegê-lo governador.

Quanto a Rogério, tenho certeza que representará bem Sergipe no Senado.

ROGÉRIO SE VIA COM ANDRÉ

O senador eleito Rogério Carvalho (PT) não ficou surpreso com o resultado, porque sentia isso na manifestação da população em suas carreatas.

Surpreendeu-se em ser com Alessandro. Esperava estar com André.

ELEIÇÕES EM CALMARIA

O eleitor manteve-se indiferente às eleições de ontem e foi votar por absoluta obrigação, mas sem nenhum sentimento por candidaturas. Por maioria deles, não iria.

Foi um domingo tranqüilo e de movimentação normal.

SANTINHOS NAS CALÇADAS

O TRE recolheu santinhos espalhados nas entradas de prédios onde haviam urnas eleitorais para punir todos os candidatos que estavam expostos.

Foi considerado propaganda fora de hora.

VOTO NOS DOIS SENADORES

Grande, mas muito grande mesmo, o número de pessoas que não sabia da votação em dois candidatos ao Senado. Muitos candidatos perderam votos.

Falta de divulgação do TSE e dos próprios candidatos.

PESSOAL PARECIA IRRITADO

O eleitor de Jair Bolsonaro que foi às ruas em Sergipe pareciam irritados e dispostos a revides. Alguns chegaram a provocar medo nos locais.

O voto foi com muita raiva…

QUESTÃO SOBRE EDUARDO

O pessoa do grupo de Eduardo Amorim acha que se ele tivesse se mostrado mais oposição, poderia ter ido para o segundo turno com Belivaldo.

O problema foi que ele zelou muito por Valadares.

Notas

Ajudar ao povo – O radialista e deputado Gilmar Carvalho disse ontem que não é só eleição, não é só conquistar votos, mas é conquistar sonhos, conquistar esperança, conquistar pessoas. Eu não vejo a política como meio de vida, vejo como uma forma de ajudar o meu povo, que necessita.

0x0

Daniel se reelege – O deputado João Daniel (PT) comemorou muito a sua vitória nas eleições de ontem e continua na Câmara Federal. Teve mais de 10 mil votos à frente de Marcio Macedo (PT), com que teve algum destempero em razão de tempo na televisão. Daniel faz um bom trabalho na área social.

0x0

Sem acreditar – O deputado Valadares Filho (PSB) disse ontem à noite, em rápida entrevista, que ninguém acreditava que ele chegasse ao segundo e agradeceu a todos os sergipanos que lhe deram voto de confiança e que continuará trabalhando para mudar Sergipe e fazer um novo Governo ara nossa gente.

0x0

Políticos de renome – A eleição para o Senado Federal deixa fora do Congresso políticos de renome, como a ex-presidente Dilma Rousseff (PT-MG), que ficou em quarto lugar na disputa; o atual presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), e o senador Cristovam Buarque (PPS-DF), ex-ministro da Educação.

0x0

Apoia Bolsonaro – O PSDB vai apoiar a candidatura de Bolsonaro no segundo turno das eleições. Ontem, o João Dória, que disputa o segundo turno para o Governo de São Paulo, já comunicou que dará o apoio a Jair Bolsonaro, em razão de não votar no PT. A tendência dos tucanos é debandar para a direita.

0x0

Janaina bem votada – Janaina Paschoal, a quase-vice de Jair Bolsonaro, já está com quase 2 milhões de votos –1.837.610, para ser exato– na apuração parcial para a Assembleia de São Paulo. O segundo candidato mais votado para a Alesp é Arthur Mamãe Falei, um dos líderes do MBL, com mais de 420 mil votos até agora.

Conversando

Grupo de amigos – O ex-senador Albano Franco votou exatamente às 16 horas no Colégio Máster, ao lado de um grupo de amigos.

Funciona bem – Apesar de um domingo de eleição, os shoppings e supermercados funcionaram a partir das 14 horas com bom movimento.

Boa votação – O prefeito Edvaldo Nogueira (PTdoB) se mostrou muito animado com a votação obtida por Belivaldo Chagas neste primeiro turno.

Certeza de Senado – Até ontem à tarde o candidato derrotado ao Senado, Heleno Silva (PRB) tinha certeza de sua vitória ao Senado.

Para sacrifício – Caso Heleno tivesse saído para deputado federal e Jony Marcos para estadual ele teria sido eleito sem problemas.

Muito tarde – Eduardo Amorim chegou muito próximo a Valadares Filho na disputa pelo segundo turno. Resolver aparecer na campanha tarde.

Não foi bom – Para Sergipe não foi importante a eleição de Valdevan Noventa. Ele tem mais compromissos com o segmento de transportes em São Paulo.

André fala – O deputado federal André Moura (PSC) não se manifestou depois do resultado do pleito, mas deve fazer isso ainda hoje.

Segundo turno – A campanha para o segundo turno começa sexta-feira, dia da criança e vai até o dia 26, inclusive com programa eleitorais na TV.

Leia também