Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

JOÃO ELOY DESTACA O COMPROMETIMENTO DA SEGURANÇA NO 1º TURNO

6

SSP promete mesmo empenho para o segundo turno, no dia 28

A Secretaria da Segurança Pública do Estado de Sergipe avaliou como satisfatório e positivo o trabalho realizado pelos órgãos de Segurança Pública ao longo do domingo, 07, em ações preventivas e investigativas neste primeiro turno das eleições em Sergipe.

Segundo o secretário da Segurança Pública, João Eloy de Menezes, o trabalho integrado entre a Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros permanecerá no segundo turno. “Agradecemos a confiança da Justiça Eleitoral e destacamos que nossas ações para o segundo turno serão implementadas no mesmo formato do primeiro, onde os resultados foram satisfatórios e a segurança foi garantida nos 75 municípios. Tivemos uma eleição tranquila, onde o direito ao voto foi respeitado e as pessoas puderam exercer sua cidadania com tranquilidade”, destacou.

Desde a sexta-feira, 05, ao término das votações, a Polícia Militar contabilizou 53 incidentes, que resultaram nas conduções de 51 pessoas às delegacias da capital e interior. “Entre as principais infrações, foram computadas a compra de votos, com 24 notificações; a boca de urna, com dez; a desobediência, com quatro; e a distribuição irregular de material de campanha, com três situações”, ressaltou o major Fábio Machado, oficial responsável pela Assessoria de Comunicação da PM.

A Polícia Civil registrou 15 ocorrências com 19 prisões no interior sergipano somente no domingo, 07, com destaque para cinco pessoas presas em Itabaiana por corrupção eleitoral; duas prisões em Brejo Grande por compra de votos. Em Carira, chamou a atenção a prisão de uma pessoa por porte irregular para eleições.

Na capital, houve apenas um registro de prisão relacionada a crime eleitoral. “Houve o registro de uma prisão na 5ª Delegacia Metropolitana por conta de boca de urna no domingo, 07, contabilizando oito ocorrências registradas. Foi uma eleição que ocorreu de maneira muito tranquila, com  poucos registros”, pontuou a delegada Viviane Pessoa, responsável pela Coordenadoria de Polícia Civil da Capital (Copcal).

No caso do efetivo do Corpo de Bombeiros, os militares atuaram em 74 locais de votação, empregando efetivo de 204 profissionais para apoiar o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) neste primeiro turno das eleições, garantindo a segurança das urnas que abrange as 3ª, 4ª e 8ª zonas eleitorais. A tropa foi distribuída em 74 locais de votação localizados nos centros e zonas rurais dos municípios de Aquidabã, Cedro de São João, Graccho Cardoso, Riachão do Dantas, Gararu, Canhoba, Itabi e Nossa Senhora de Lourdes.

Os bombeiros realizaram ações de polícia ostensiva, com o objetivo de preservar a ordem pública no local de votação, além de prevenir ou reprimir tumulto, realizar a prevenção contra sinistros e atender mal súbitos. Segundo o diretor operacional do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Fábio Cardoso, registrou cinco ocorrências no domingo, 07.

“No município de Gararu, por volta das 11h, um eleitor teve uma crise epilética e precisou ser atendido pelos bombeiros. Nesse mesmo horário, em Canhoba, os bombeiros retiraram do local de votação um eleitor que estava embriagado e criando tumulto, querendo entrar na sala de votação portando bebida alcoólica”, finalizou o oficial do Corpo de Bombeiros.

Fonte foto assessoria

Leia também