Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

JACKSON: FIM DA OPOSIÇÃO EM SERGIPE

DIÓGENES BRAYNER – plenario@faxaju.com.br

O ex-governador Jackson Barreto (MDB) não obteve sucesso nas eleições para o Senado. Esteve em quarto lugar. Mas diz que a democracia é bela em razão dessas coisas. JB não demonstra tristeza e já está disposto a continuar ajudando o governador Belivaldo Chagas (PSD) no segundo turno. Acha que a população ficou ressentida com o seu Governo, principalmente em relação ao atraso no pagamento dos salários dos servidores públicos.

E agora o povo disse um ‘não’ a tudo que aconteceu durante a administração, que terminou influenciando na hora do voto. Jackson também pediu ao povo, quando se reelegeu governador em 2014 que não votasse nele, caso disputasse algum outro mandato. Os eleitores atenderam. Jackson dizia à época que iria se aposentar para dar vez aos mais novos. O seu pedido foi exposto à exaustão por adversários durante a campanha.

Jackson Barreto, entretanto, diz uma coisa com muita veemência: “a oposição em Sergipe acabou”. Realmente não tem mais uma liderança que influencie para uma decisão do bloco que foi eleito e nem os que foram derrotados. Acha que o estilo exposto pelo governador Belivaldo Chagas, durante o período de administração e em sua campanha, “passou credibilidade e obteve uma grande margem de votos”.

Na análise feita por Jackson, “restou o projeto político iniciado pelo governador Marcelo Déda e é bom que Belivaldo, Eliane Aquino e Rogério Carvalho no futuro se sucedam sem problemas”. Para ele a vitória de Rogério Carvalho ao Senado foi muito melhor do que se os eleitos fossem o senador Valadares e André Moura.

Jackson denunciou que nas vésperas do pleito houve um derrame de dinheiro para compra de votos a lideranças políticas de pequeno porte e a vereadores do interior, pagos indiferentemente aos partidos, mas que a polícia praticamente não prendeu ninguém.

Lembrou apenas que agora ele, Albano Franco, Valadares e João Alves Filho estão definitivamente de recesso…

DESPACHOS NORMAIS

O governador Belivaldo Chagas (PSD), que disputa o segundo turno das eleições, deu despachou normalmente, ontem, de seu gabinete no Palácio de Despachos.

Atendeu a dezenas de telefonemas pela votação que obteve no domingo.

REUNIÃO COM EQUIPE

Belivaldo reuniu-se com sua equipe de campanha e discutiu como será levada a campanha em segundo turno e vai discutir alianças.

Dirigindo o seu Fiat, Belivaldo almoçou com dois assessores no shopping.

EDUARDO FOI VÍTIMA

Aliados de Eduardo Amorim (PSDB) foi vítima dos Institutos de Pesquisas que o isolaram em todas as avaliações, colocando-o sempre em terceiro lugar.

Eduardo esteve no páreo até o fim da apuração e ficou a 1% de Valadares.

PERCEBEM-SE ALTERAÇÕES

Maioria dos prefeitos que votou em André Moura ao Senado está certa de ficar com Belivaldo Chagas. Alguns deles já votaram no pleito de ontem.

Essa tendência se mostrava natural.

CHEGOU A HORA DE PARAR

Milton Andrade, candidato derrotado a governador do Estado, cunhou um frase lapidar: “Está claro que vivemos um novo tempo na política”.

E mais: “as urnas estão aposentando quem não soube a hora de parar”.

ALESSANDRO VETOU PSB

Walter Lima lembra episódio interessante: “os Valadares queria acordo com a Rede, o que faria rolar a cabeça do senador eleito Alessandro Vieira, que mostrou insatisfação”.

– A Rede seguiu o delegado e hoje “ele toma” o lugar de Valadares.

NOTA PESSOAL

Jamais acreditei em pesquisas eleitorais geralmente feitos para mostrar que quem paga ganha. Nenhum instituto pesquisa chegou próximo ao resultado final do pleito.

Candidatos e eleitores não podem se valer mais desses institutos.

TODAS ERRARAM FEIO

Essa pesquisas erraram feio para governador com a posição dos candidatos no primeiro turno e se perderam na avaliação do Senado.

Rogério Carvalho sequer foi cogitado em alguma avaliação. E agora?

ALIADO VÊ TRAIÇÃO

Um aliado muito próximo do deputado André Moura (PSC) vê traição de algum prefeito a André Moura nessa reta final de campanha: “além de ingratidão mesmo”.

Ninguém fez mais do que André pelos municípios e o Estado.

POR QUE ROGÉRIO?

Simples: os demais candidatos que apareciam nas pesquisas equivocadas sobre o Senado esqueceram de Rogério Carvalho e ele trabalhou e conquistou o eleitorado.

Só acreditava na vitória de Rogério quem estava em sua equipe.

VALADARES PERDE

O senador Valadares despede-se do Senado depois de 24 anos de mandato. Sentiu o risco de não ser reeleito no final do pleito e colocou o bloco na rua.

Não conseguiu. Sergipe perde um grande parlamentar.

JACKSON TAMBÉM SAI

Jackson Barreto (MDB) também não conseguiu reeleger-se ao Senado. JB foi uma das lideranças mais presentes na história política de Sergipe.

Não se saiu bem ao governar Sergipe, principalmente com os servidores.

SAI DE CABEÇA ERGUIDA

Jackson Barreto disse ontem que, em plena lava jato, ninguém nunca ouviu falar nada do Governo dele. Saio de forma íntegra e sempre tive conduta ética.

Tenho certeza que dei o meu melhor para o povo de Sergipe.

VAI TRABALHAR MAIS

Jackson disse ainda que está muito feliz com o resultado de Belivaldo Chagas e agora vou trabalhar mais ainda para elegê-lo governador.

Quanto a Rogério, tenho certeza que representará bem Sergipe no Senado.

ROGÉRIO SE VIA COM ANDRÉ

O senador eleito Rogério Carvalho (PT) não ficou surpreso com o resultado, porque sentia isso na manifestação da população em suas carreatas.

Surpreendeu-se em ser com Alessandro. Esperava estar com André.

ELEIÇÕES EM CALMARIA

O eleitor manteve-se indiferente às eleições de ontem e foi votar por absoluta obrigação, mas sem nenhum sentimento por candidaturas. Por maioria deles, não iria.

Foi um domingo tranqüilo e de movimentação normal.

SANTINHOS NAS CALÇADAS

O TRE recolheu santinhos espalhados nas entradas de prédios onde haviam urnas eleitorais para punir todos os candidatos que estavam expostos.

Foi considerado propaganda fora de hora.

VOTO NOS DOIS SENADORES

Grande, mas muito grande mesmo, o número de pessoas que não sabia da votação em dois candidatos ao Senado. Muitos candidatos perderam votos.

Falta de divulgação do TSE e dos próprios candidatos.

PESSOAL PARECIA IRRITADO

O eleitor de Jair Bolsonaro que foi às ruas em Sergipe pareciam irritados e dispostos a revides. Alguns chegaram a provocar medo nos locais.

O voto foi com muita raiva…

QUESTÃO SOBRE EDUARDO

O pessoa do grupo de Eduardo Amorim acha que se ele tivesse se mostrado mais oposição, poderia ter ido para o segundo turno com Belivaldo.

O problema foi que ele zelou muito por Valadares.

Notas

Marcio com Haddad – O vice-presidente nacional do PT, Marcio Macedo, atendendo ao convite do candidato à presidência, Fernando Haddad, viajou a São Paulo ontem, para participar da reunião da coordenação da campanha de Haddad para o 2º turno das eleições. “Vamos trabalhar com todo o gás para eleger Haddad e Manu e assim, combatermos o fascismo e fortalecermos a democracia no Brasil”, disse Marcio.

0x0

Ajudar ao povo – O radialista e deputado Gilmar Carvalho disse ontem que não é só eleição, não é só conquistar votos, mas é conquistar sonhos, conquistar esperança, conquistar pessoas. Eu não vejo a política como meio de vida, vejo como uma forma de ajudar o meu povo, que necessita.

0x0

Daniel se reelege – O deputado João Daniel (PT) comemorou muito a sua vitória nas eleições de ontem e continua na Câmara Federal. Teve mais de 10 mil votos à frente de Marcio Macedo (PT), com que teve algum destempero em razão de tempo na televisão. Daniel faz um bom trabalho na área social.

0x0

Sem acreditar – O deputado Valadares Filho (PSB) disse ontem à noite, em rápida entrevista, que ninguém acreditava que ele chegasse ao segundo e agradeceu a todos os sergipanos que lhe deram voto de confiança e que continuará trabalhando para mudar Sergipe e fazer um novo Governo ara nossa gente.

0x0

Políticos de renome – A eleição para o Senado Federal deixa fora do Congresso políticos de renome, como a ex-presidente Dilma Rousseff (PT-MG), que ficou em quarto lugar na disputa; o atual presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), e o senador Cristovam Buarque (PPS-DF), ex-ministro da Educação.

0x0

Apoia Bolsonaro – O PSDB vai apoiar a candidatura de Bolsonaro no segundo turno das eleições. Ontem, o João Dória, que disputa o segundo turno para o Governo de São Paulo, já comunicou que dará o apoio a Jair Bolsonaro, em razão de não votar no PT. A tendência dos tucanos é debandar para a direita.

0x0

Janaina bem votada – Janaina Paschoal, a quase-vice de Jair Bolsonaro, já está com quase 2 milhões de votos –1.837.610, para ser exato– na apuração parcial para a Assembleia de São Paulo. O segundo candidato mais votado para a Alesp é Arthur Mamãe Falei, um dos líderes do MBL, com mais de 420 mil votos até agora.

Conversando

Grupo de amigos – O ex-senador Albano Franco votou exatamente às 16 horas no Colégio Máster, ao lado de um grupo de amigos.

Funciona bem – Apesar de um domingo de eleição, os shoppings e supermercados funcionaram a partir das 14 horas com bom movimento.

Boa votação – O prefeito Edvaldo Nogueira (PTdoB) se mostrou muito animado com a votação obtida por Belivaldo Chagas neste primeiro turno.

Certeza de Senado – Até ontem à tarde o candidato derrotado ao Senado, Heleno Silva (PRB) tinha certeza de sua vitória ao Senado.

Para sacrifício – Caso Heleno tivesse saído para deputado federal e Jony Marcos para estadual ele teria sido eleito sem problemas.

Muito tarde – Eduardo Amorim chegou muito próximo a Valadares Filho na disputa pelo segundo turno. Resolver aparecer na campanha tarde.

Não foi bom – Para Sergipe não foi importante a eleição de Valdevan Noventa. Ele tem mais compromissos com o segmento de transportes em São Paulo.

André fala – O deputado federal André Moura (PSC) não se manifestou depois do resultado do pleito, mas deve fazer isso ainda hoje.

Segundo turno – A campanha para o segundo turno começa sexta-feira, dia da criança e vai até o dia 26, inclusive com programa eleitorais na TV.

Leia também