Aracaju, 16 de abril de 2024

Pedido atendido

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O ex-governador Jackson Barreto (MDB) deve ter ficado triste pela derrota para o Senado, porém de uma coisa não pode reclamar: os sergipanos atenderam seu pedido, “aposentando” ele e outras velhas raposas da política. Em 2014, JB apelou ao povo que mandassem pra casa todos os caciques da geração dele, a exemplo dos ex-governadores João Alves Filho (DEM), Albano Franco (PSDB) e dos senadores Antônio Carlos Valadares (PSB) e Maria do Carmo (DEM). O tucano optou por sair de sena antes que o tirassem. Em 2016, os aracajuanos não reelegeram o prefeito João Alves. Agora, presentearam Jackson e Vavazão com belos pijamas. A senadora Maria do Carmo já disse que não tentará a reeleição em 2022. Também podem ter conquistado a aposentadoria compulsória o ainda senador Eduardo Amorim (PSDB) e o pastor Heleno Silva (PR), derrotados nas urnas domingo passado. Portanto, jamais Jackson poderá se queixar que os sergipanos não atenderam seu pedido.

Bancada do TCE

O Tribunal de Contas de Sergipe manteve a força política. Graças ao prestígio de três dos seus conselheiros, a bancada do TCE foi preservada no Parlamento. Ulices Andrade e Luiz Augusto Ribeiro elegeram os filhotes Jeferson (estadual) e Gustinho (federal), enquanto a conselheira Angélica Guimarães renovou o mandato do maridão Vanderbal Marinho (estadual). E olha que, segundo dizem, os senhores conselheiros não fazem uso político do Tribunal de Contas de Sergipe. Marminino!

Faca e queijo

Reeleito com expressiva votação (33.705 votos), o deputado estadual Luciano Bispo (MDB) não terá dificuldades para se eleger presidente da Assembleia na próxima legislatura. Político experiente e muito bem relacionado com os colegas de parlamento, Bispo ainda tem a seu favor a boa administração que realiza no Legislativo sergipano. Aguardemos 2018, portanto!

Sentiu o golpe

Amigos próximos do senador Antônio Carlos Valadares (PSB) juram que ele sentiu muito a derrota nas urnas. Pelas redes sociais, Vavá agradeceu os votos recebidos e disse respeitar “a vontade soberana de meu povo”, O senador afirmou ainda que os sergipanos contarão sempre “com a minha coragem e lealdade em todos os momentos como um simples cidadão”. Então, tá!

Sangue novo

A partir de janeiro de 2019, a Câmara de Aracaju ganhará dois novos vereadores: Cabo Didi (Rede) e Zé Valter (PSD). Suplentes, os dois substituirão Kitty Lima (Rede) e Iran Barbosa, eleitos no último domingo para a Assembleia. Também tentaram se eleger para o legislativo estadual os vereadores aracajuanos Manuel Marcos (PSDB) e Cabo Amintas (PTB), mas foram derrotados nas urnas.

Ausência justificada

O eleitor que não votou no 1º turno das eleições e não justificou a ausência, ainda pode preencher o formulário de justificativa eleitoral pela internet ou entregá-lo pessoalmente em qualquer cartório eleitoral. Além do formulário, o eleitor deve anexar documentos que comprovem o motivo que o impediu de comparecer no dia do pleito. Para regularizar sua situação eleitoral, o cidadão terá de pagar uma multa R$ 3,61 por votação não comparecida. Danou-se!

Regras questionadas

E o vice-presidente nacional do PT, Márcio Macedo, culpou as regras eleitorais por sua derrota nas urnas. Segundo ele, graças a atual legislação, “passível de questionamento, a vontade do povo não foi completamente atendida neste pleito”. Com 49.055 votos, o petista foi o 7° candidato a deputado federal mais votado em Sergipe, contudo ficou de fora da relação dos oito eleitos devido o chamado quociente eleitoral. Aff Maria!

Miserê

Entre 2014 e 2017, Sergipe viu mais do que dobrar o percentual de famílias vivendo na pobreza extrema – de 4,1% em 2014 para 8,9% no ano passado. O estado saltou da 13ª para a sexta posição do ranking nacional. São consideradas em situação de extrema pobreza as famílias com renda domiciliar per capita abaixo de R$ 85 no ano passado. Publicados pelo jornal Valor Econômico, os dados são da Consultoria Tendências. Crendeuspai!

Só dois votinhos

Apenas dois votinhos impediram que o folclórico Vardo da Lotérica (PTB) se elegesse deputado estadual. Vereador por Itabaiana, o petebista obteve 15.219 votos, enquanto o jovem Rodrigo Valadares (PTB) foi votado por 15.221 eleitores. O slogan de campanha de Vardo era “se não aguentar se deite”. Homem, vôte!

Lesma lerda

Os candidatos a governador Belivaldo Chagas (PSD) e Valadares Filho (PSB) não representam as mudanças desejadas pelos sergipanos. Quem pensa assim é o candidato derrotado ao governo, empresário Milton Andrade (PMN). Segundo ele, o povo, mais uma vez, ficará com os mesmos que já estão na política há anos “e nunca trabalharam

para implementar as ações que o estado precisa”. Pelo que disse Milton, a partir de 2019, Sergipe vai continuar na lesma lerda. Cruzes!

Recorte de jornal

Publicado no jornal Gazeta de Sergipe, em 25 de abril de 1975.

Resumo dos Jornais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também