10/10/18 - 14:03:28

Coleta seletiva auxilia no combate ao descarte irregular na capital

“Toda semana separo as embalagens do que consumimos. Tenho um reservatório destinado só para isso aqui em casa. É importante que cada um faça a sua parte e contribua com o meio ambiente”, comentou a dona de casa Maria das Graças, consciente de que a reciclagem é essencial para a preservação do meio ambiente e limpeza da cidade.

Todas as terças-feiras pela manhã, ela aguarda o caminhão da coleta seletiva passar pela rua Euclides Gois, no bairro Atalaia, onde reside. A dona de casa comentou ainda que, há dois anos, utiliza o serviço diferenciado realizado pela Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), em parceria com duas cooperativas de reciclagem da capital.

A ação, que prioriza a preservação do meio ambiente aliada a economia e sustentabilidade, vem se tornando uma das principais soluções para o combate ao descarte irregular em Aracaju. De segunda a sábado, nos turnos da manhã e tarde, duas equipes, coordenadas pela Diretoria de Operações (Dirop), fazem o recolhimento em residências, empresas e órgãos públicos, de materiais recicláveis que se transformarão novamente em matéria-prima.

O roteiro, elaborado pela Dirop e seguido pelos caminhões, é um dos diferenciais do serviço, pois tem como objetivo proporcionar maior comodidade e segurança à população, que pode realizar o descarte próximo à residência com a certeza de que o material separado será realmente aproveitado e reciclado.

Neste trabalho, a empresa conta com a colaboração de duas cooperativas de reciclagem, a Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care) e a Cooperativa de Reciclagem do Bairro de Santa Maria (Coore).  Para a responsável pela logística da  Care, Suyane Cardoso, a parceria  da Prefeitura de Aracaju é essencial para o funcionamento da cooperativa. “Temos quatro caminhões fazendo a coleta diariamente, dois de frota própria e dois cedidos pela prefeitura através da Emsurb. Esse apoio é primordial para o nosso serviço”, enfatizou.

Destinação correta

Todo o volume de lixo seco (papel, plástico, metais, vidro) é levado para a Care, no bairro Santa Maria. Ao chegar na cooperativa, esses materiais vão para a mesa de separação, onde passam por uma triagem antes de serem prensados ou triturados para que sejam comercializados. O rejeito, como é chamado o resíduo que não é aproveitado, é depositado em caixas coletoras e seguem para o aterro sanitário. Já os resíduos recicláveis coletados pelo Cata Treco e nos Pontos de Entrega Voluntário (PEVs), são destinados para a Coore.

“O serviço da coleta seletiva é importante para a conservação do planeta, porém é preciso que a população seja consciente e colabore mais com as questões ambientais e a destinação correta do seu lixo. Nosso trabalho só é possível com a ajuda deles”, acrescentou Suyane Cardoso.

Vários localidades são atendidas pelo serviço, a exemplo dos bairros Inácio Barbosa, Aeroporto, Atalaia, Coroa do Meio, Grageru, Jabotiana e São José, além dos conjuntos Médici, Leite Neto, Sol Nascente e Beira Mar. A pessoa, empresa ou condomínio que tiver interesse em contribuir com material reciclável para o programa de Coleta Seletiva como também obter mais informações sobre a ação de coleta, deve ligar para a Diretoria de Operações pelo número 3021-9935, ou para a Ouvidoria da Emsurb no 3021-9908.

Da assessoria

Foto: Felipe Goettenaur