Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

Defesa Social realiza vistoria nas estruturas montadas para eventos e parque de diversões

5

Nesta terça-feira, 9, a Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), por meio da Defesa Civil de Aracaju, fiscalizou a montagem das estruturas de um parque de diversões que chegou na capital em ocasião do Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro. Além disso, também houve fiscalização no espaço onde ocorrerá o Odonto Fantasy. As ações integram a agenda de vistorias aos eventos e espaços de entretenimento.

Aos projetos que indicam a presença de estruturas montáveis e desmontáveis é cobrado o cumprimento de protocolos de segurança, sob pena da não liberação do espaço para o desenvolvimento das atividades. Projetos e Anotações de Responsabilidade Técnica (ART) assinados por profissionais capacitados contratados pelo organizador são alguns dos itens desta relação. É justamente para assegurar o cumprimento de tais regulações que a Defesa Civil de Aracaju realiza vistorias ao longo do processo de montagem.

O coordenador da Defesa Civil Municipal, major Sílvio Prado, destaca que faz parte das atribuições do órgão realizar fiscalizações em edificações vulneráveis. Somente este ano, a média de vistorias chegou a 32 por mês. “No caso específico do parque, nós verificamos in loco se o que foi apresentado em projeto, com toda a documentação de responsabilidade técnica, foi montado conforme o plano apresentado. Conferimos a quantidade de equipamentos e se estão especificados em projeto avalizado por responsáveis técnicos, atestando que todos os brinquedos estão em condições de segurança”, ressaltou.

Durante a vistoria nesta manhã, alguns equipamentos ainda seriam instalados. Porém, já possuem os termos que viabilizam a montagem. Esses documentos estão atestados por um engenheiro mecânico e um engenheiro eletricista. “Se o proprietário não contrata um profissional com a capacidade técnica para avalizar as estruturas, a Defesa Civil não libera o evento. Além disso, durante a vistoria, se identificarmos algo que esteja fora do padrão ou que observemos em divergência com relação ao que foi apresentado em projeto, notificamos o proprietário para que realize a adequação”, explicou.

Odonto Fantasy

Após a entrega de toda a documentação, a Defesa Civil de Aracaju passou a vistoriar a montagem das estruturas que irão compor o evento Odonto Fantasy, a ser realizado no sítio Terêncio, na capital sergipana, no próximo sábado, 13. Como diferencial, em relação ao ano passado, a estrutura de camarote será instalada ao nível do solo.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, major Sílvio Prado, apenas a estrutura de palco principal e palco secundário serão montados com altura de, aproximadamente, três metros. “Em vistoria não identificamos nenhum tipo de anormalidade em relação à forma como está sendo montada e também no que se refere à qualidade do material”, avaliou.

Até que haja a conclusão das montagens, a Defesa Civil de Aracaju realizará o acompanhamento para contribuir com a segurança estrutural do evento que atrai, anualmente, um grande público para a capital.

Fonte e foto assessoria

Leia também