Aracaju, 28 de março de 2024

Defesa Social contribui para a formação de crianças através do teatro de fantoches da GMA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
6

O inocente Jaiminho, o malcriado Carlão, a princesinha Alice e o guarda Josué são figuras conhecidas de muitos alunos da rede municipal de ensino da capital. As personagens fazem parte do teatro de fantoches da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), uma iniciativa da Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), que apresenta lições de educação e boas práticas, de forma lúdica.

Os integrantes do projeto, que atende escolas durante todo o ano letivo, tem na semana da criança uma motivação especial para se apresentar e fazer a alegria de crianças e adultos. De acordo com o guarda municipal Marcílio Barbosa, que dá vida à personagem Carlão, é muito gratificante notar a mudança no comportamento dos pequenos. “As crianças nos recebem bem, mas ficam um pouco receosas, sem saber o que os “policiais” estão trazendo para elas, mas quando as cortinas se abrem e os bonecos ganham vida, tudo muda. Os olhos brilham, os sorrisos aparecem e tudo vira uma belíssima festa, sempre com mensagens que melhoram seu comportamento em casa, na escola e com os colegas”, afirma.

Somente esta semana foram quase 15 apresentações em escolas públicas, particulares e projetos sociais. Uma das últimas exposições foi realizada na Escola São Lourenço no conjunto Augusto Franco, uma unidade de ensino que atende cerca de 320 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, quase que na totalidade crianças dos bairros Santa Maria e 17 de Março. “Essa ação socioeducativa da Guarda Municipal é muito válida para crianças da faixa etária que atendemos nessa escola. São mensagens de combate ao bullying, violência no ambiente escolar e boas maneiras. De forma dinâmica e com sucesso, as crianças são alcançadas. Elas conseguem entender e assimilar da melhor forma possível através da interação”, destaca a diretora da Escola São Lourenço, Jeane Oliveira.

Para o diretor geral da GMA, subinspetor Fernando Mendonça, esse trabalho serve como instrumento de formação do caráter das crianças. “Nosso teatro de fantoches é uma ferramenta poderosa na construção do caráter e formação de cidadãos responsáveis e comprometidos com a sociedade. As crianças aprendem brincando lições de cidadania, altruísmo, respeito e como evitar o envolvimento com drogas lícitas e ilícitas, lições que as acompanharão por toda a vida”.

Contato para apresentações

O projeto funciona durante todo o período letivo das escolas municipais e pode ser agendado através do e-mail guarda.municipal@aracaju.se.gov.br, pelo telefone 3179-7075 ou ainda de forma presencial no Comando Geral da Guarda Municipal de Aracaju, sediada no Parque Governador Augusto Franco (Parque da Sementeira).

Foto Rogério César

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também