Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

MPE/SE CONSCIENTIZA AS MULHERES SOBRE A PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA

Com o intuito de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, o Ministério Público do Estado de Sergipe aderiu, mais uma vez, à Campanha “Outubro Rosa”. O MP iluminou a fachada de cor rosa e está divulgando posts nas redes sociais da Instituição que incentivam o autoexame das mamas e falam sobre os sintomas mais comuns da doença.

Além disso, para sensibilizar ainda mais as mulheres, foi produzido um vídeo pela Procuradoria-Geral de Justiça com o depoimento corajoso e emocionante da promotora de Justiça Mônica Antunes, que descobriu a doença ano passado. “O câncer que me ‘visitou’ era muito forte e poderia ter feito um estrago muito grande, mas a prevenção permitiu que ele não fizesse”. Clique aqui e assista ao vídeo. Vale a pena!

O MP acredita que a prevenção ainda é o melhor remédio. O câncer de mama tem cura. Previna-se não só esse mês, mas se cuide e fique atenta todos os dias. “As campanhas institucionais que falam em prevenção são muito importantes. Evitar as enfermidades de um modo geral, quando possível, é um grande passo. Mesmo que os tratamentos tragam a cura, as doenças sempre causam muito sofrimento ao paciente e à família”, frisou o procurador-geral de Justiça José Rony Silva Almeida.

“Prevenir é um ato de amor… Com você, com seu corpo e com todos que te amam.”

“Câncer de mama: vamos falar sobre isso?”

Em 2018, a campanha do Instituto Nacional de Câncer (INCA) no Outubro Rosa tem como tema “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?”. O objetivo é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificar conceitos em relação à doença.

A campanha do INCA enfatiza a importância de que a mulher conheça suas mamas e fique atenta às alterações suspeitas; informa que para mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos; mostra a diferença entre mamografia de rastreamento e diagnóstica; esclarece os benefícios e malefícios da mamografia de rastreamento; informa que o Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias.

Para ler mais sobre prevenção, detecção precoce e sinais e sintomas da doença, clique aqui e acesse o portal o INCA

Coordenadoria de Comunicação
Ministério Público de Sergipe

Leia também