Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

EM UMA SEMANA, SAMU RECEBE 566 LIGAÇÕES DE “BRINCADEIRA”

5

Na semana de 8 a 14, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) realizou 969 atendimentos, levando assistência pré-hospitalar para pacientes de todo o Estado de Sergipe através das Unidades de Suporte Básico (USB), de Suporte Avançado (USA) e motolâncias. Do total de atendimento, 763 foram realizados por meio de Unidades Básicas de Saúde, 181 foram feitos por Unidades de Suporte Avançado e 25 por motolâncias. A Central de Regulação de Urgência registrou 564 atendimentos, o equivalente a 10% do número de chamadas feitas para o Samu.

De acordo com as estatísticas da Sala de Dados e Informações do Samu as quedas e acidentes de moto continuam liderando a assistência pré-hospitalar. Foram 58 e 32 casos, respectivamente. Na sequência as colisões entre carros e motos totalizaram 30 registros, enquanto os ferimentos por arma branca e de fogo somaram 24 ocorrências.

Trotes

O número de trotes passados para o Samu na semana de 8 a 14 de outubro ficou dentro da média. Foram 566 ligações de brincadeira feitas contra o serviço que corre contra o tempo para salvar vidas. O número equivale a 10% do total e chamadas feitas para o Samu no período. O trote pode comprometer a assistência a quem, de fato, necessita. As ligações por engano superaram os trotes em 11%. Foram 1.266 chamadas discadas para o 192 por equívoco.

Fonte e foto assessia

Leia também