Aracaju, 28 de março de 2024

OAB/SE realiza roda de conversa sobre suicídio infanto-juvenil e jogos virtuais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
6

Após discussões do setembro amarelo, a Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, continua a se preocupar com o debate sobre saúde mental, dessa vez voltado ao mês das crianças. Com o intuito de alertar e conscientizar sobre os danos que o mundo virtual pode inferir na vida dos jovens, a entidade, através da Comissão da Infância, Adolescência e Juventude e Escola Superior de Advocacia, em parceria com o FÓRUM – DCA, realiza a roda de conversa “Suicídio Infanto-juvenil e Jogos Virtuais”, no dia 31 de outubro, das 14h às 18h, na ESA/SE.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, dos 800.000 casos de suicídio registrados ao redor do mundo anualmente, 78% ocorrem em países de baixa e média renda, e 220.000 provêm da faixa etária entre 15 e 29 anos. Além disso, de acordo com uma pesquisa publicada neste ano no periódico científico nova-iorquino “Pediatrics”, o número de crianças e adolescentes hospitalizados por tentar tirar a própria vida dobrou na última década.

Um dos gatilhos que tem interferido no crescimento desses números é o aparecimento de jogos e desafios virtuais, nos quais redes de envio de mensagens foram criadas com vários níveis de tarefas a serem executadas pelos jovens, sendo o suicídio a fase conclusiva. Informar crianças, adolescentes e familiares é a base da roda de conversa, que contará com diversos profissionais especializados no assunto.

As inscrições podem ser efetuadas no site esasergipe.org.br e mantêm um viés solidário, requerendo a doação de brinquedo. Vale ressaltar que o Centro de Valorização da Vida (CVV) dá suporte a pessoas com dificuldades em aspectos emocionais. O contato pode ser feito pelo número 188 ou pelo site da CVV. O atendimento é feito via chat, e-mail, Skype, 24 horas por dia. Os diálogos são mantidos sob sigilo.

Da assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também