Aracaju, 29 de março de 2024

Reta final

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Chegamos à reta final da campanha eleitoral. Faltando menos de 15 dias para o 2º turno, candidatos e apoiadores aumentaram o ritmo de trabalho. Todos querem conquistar os eleitores ainda indecisos e mudar a cabeça dos que votaram nos postulantes derrotados. No pouco tempo que resta, os candidatos a governador Belivaldo Chagas (PSD) e Valadares Filho (PSB) deixaram o cansaço de lado para exibir caras e bocas de vitoriosos nas carreatas, caminhadas e comícios programados para Aracaju e o interior. Nenhum dos lados se acha derrotado, porém rezam para aparecer liderando as próximas pesquisas de intenção de votos. Portanto, qualquer erro agora poderá resultar em uma derrota nas urnas. E sobre possíveis equívocos nesta reta final os candidatos não querem nem ouvir falar. Aff Maria!

Dois pesos

O candidato a governador Valadares Filho (PSB) está fazendo o maior escarcéu  sobre a aposentadoria do concorrente Belivaldo Chagas (PSD), como defensor público. Segundo a campanha de Vavazinho, o benefício do adversário é uma afronta aos servidores estaduais. O que será que o moço acha de o pai Antônio Carlos Valadares (PSB) acumular uma vistosa aposentadoria como ex-governador com o gordo salário de senador? Marminino!

Quem me quer?

Após esmagadora derrota nas urnas, o PRB dos pastores Heleno Silva e Jony Marcos deve anunciar hoje com que roupa vai para o 2º turno das eleições. A tendência é o grupo, envergonhado, bater na porta do governador e candidato à reeleição Belivaldo Chagas (PSD). O partido não conseguiu eleger ninguém no 1º turno e ainda viu seu candidato a governador Eduardo Amorim (PSDB) ficar pelo caminho. Crendeuspai!

Voto em trânsito

Não é mais possível requerer o voto em trânsito para o 2º turno das eleições. De acordo com o calendário eleitoral, o prazo para o eleitor se habilitar e votar fora de seu domicílio eleitoral terminou no dia 23 de agosto. Desde que tenha habilitado dentro do prazo, o eleitor que se encontrar em outro estado pode votar no 2º turno para presidente da República. Qualquer informação diferente dessa não passa de fake news. Desconjuro!

Alça de mira

E quem anda assustado com as ameaças de agressões físicas é Eduardo Cassini, candidato derrotado ao governo de Sergipe. Por declarar apoio ao presidenciável Fernando Haddad (PT), o ex-aliado de Jair Bolsonaro foi expulso do PSL e começou a ser ameaçado de espancamento. Cassini prestou queixa à Polícia e decidiu se entocar até o final da campanha. Fez bem!

Barra limpa

A partir de hoje, os eleitores  podem emitir pela internet, no site do Tribunal Superior Eleitoral, a certidão de quitação eleitoral. Comprovante que o cidadão está em dia com a Justiça Eleitoral, esta certidão é exigida na hora de  tirar o passaporte ou para assumir cargos públicos. O documento pode ser obtido em qualquer cartório eleitoral, bastando levar o canhoto entregue no dia da votação do 1º turno. A certidão de quitação eleitoral é gratuita. Melhor assim, né?

Corda no pescoço

Sergipe está entre os 16 estados que já ultrapassaram o limite prudencial de gastos com pessoal. Segundo o jornal Valor Econômico, em 2014 eram apenas sete nessa situação. Pela Lei de Responsabilidade Fiscal, o limite prudencial é de 46,55% da folha salarial em relação à Receita Corrente Líquida. A despesa com pessoal, mesmo sem contratações, tende a se expandir devido o crescimento vegetativo causado pelos adicionais por tempo de serviço e progressões automáticas. Danou-se!

Democracia defendida

O deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) alerta os eleitores para não esquecerem o princípio básico da democracia, onde cada cidadão tem o direito de escolher quem acredita ser melhor para representa-lo. Fábio promete continuar “trabalhando e defendo a democracia, independente do governo”.

Em Sampa

O senador eleito Alessandro Vieira (REDE) participa, hoje, em São Paulo de reunião com todos os eleitos ligados ao RenovaBR. Dos 120 candidatos apoiados por este movimento político, 16 se elegeram para a Câmara Federal e o Senado. Em Sergipe, Alessandro apoia o candidato a governador Valadares Filho (PSB). Então, tá!

Chá das cinco

E aí, você que é metido a intelectual, quantos livros dos imortais da Academia Sergipana de Letras enfeitam a sua estante? De alguns integrantes daquele sodalício é impossível encontrar qualquer obra nas melhores livrarias ou bibliotecas públicas de Aracaju. Será por que as edições estão esgotadas? Cruzes!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano Diário da Tarde, em 1º de outubro de 1937.

Resumo dos Jornais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também