Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

DE PESQUISAS A PROGRAMAS

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

A 12 dias das eleições no segundo turno há uma movimentação dos grupos liderados pelos dois candidatos – Belivaldo Chagas (PSD) e Valadares Filho (PSB) – para atrair apoio de lideranças políticas que não votaram em nenhum dos dois. Inclusive, duas pesquisas estão registradas no TRE para Sergipe: uma do Dataform, marcada para ser publicada dia 20, e outra da Real Time Big Data que sai dia 19.

O Instituto de pesquisa Real Time tem sua sede no Brooklin Paulista. Mas, uma pergunta: com os resultados do primeiro turno, quem acredita nessas avaliações eleitorais?

Percebe-se que algumas adesões vem provocando mal estar nos municípios, em razão da posição de grupos que fizeram oposição aos candidatos no primeiro turno e agora se manifestam em favor de um deles que ficou em segundo turno. A reação do bloco anteriormente vinculado ao candidato pode não ser boa para a disputa à busca de vitória, porque a ida para o adversário de alguma forma causa danos.

O programa de TV e as inserções continuam como no primeiro turno. A diferença é o tempo de cinco minutos para cada um deles. Natural que haja críticas diretas nesses flashs que se jogam no decorrer da programação, mas a exibição dos cinco minutos tem sido mais propositiva por parte do governador Belivaldo Chagas e picante no momento do deputado Valadares Filho. Natural para quem tenta rever uma situação de primeiro turno, mesmo que agora tudo esteja zerado.

Valadares Filho deixa claro que mudou a equipe de marketing. Está com expressão facial e voz com tonalidades mais ríspida, fazendo críticas ao Governo e apresentando alguns projetos ousados e até diferentes.

Não dá para fazer qualquer tipo de avaliação mais concreta, mas se percebe um movimento de apoio mais ao Governo que à oposição, com declarações de lideranças políticas e prefeitos de cidades de todos os portes. De qualquer forma, como nesse ano o que saiu das urnas surpreendeu até os convictos – alguns deles derrotados – sugere-se mais cautela nas apreciações e análises, para que se chegue próximo ao resultado final, que só será real às 21 horas do domingo, dia 28.

FRANCISQUINHO E APOIO

O prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PR), faz suspense sobre o candidato que vai apoiar a governador no segundo turno. Charme apenas…

Até por questões de posição política, Valmir apoia Valadares Filho (PSB).

POSIÇÃO ATÉ PREVISÍVEL

Como Belivaldo Chagas tem apoio de Luciano Bispo (MDB), adversário de Valmir, naturalmente que ele apoiará Valadares Filho a governador no segundo turno.

Era uma posição absolutamente previsível…

GRUPO DOS MENDONÇAS

A deputada Maria Mendonça disse ontem que ainda não está decidida sobre apoio no segundo turno, mas que vai reunir o grupo para anunciar a posição da maioria.

Até o final desta semana é que tratará do assunto.

VALMIR EM LAGARTO

O prefeito de Lagarto, Valmir Monteiro (PSC), conversou ontem com Belivaldo e, junto do filho, deputado Ibraim, vai apoiar sua candidatura em segundo turno.

– Vou liberar o grupo, mas não farei campanha, disse Valmir.

SEM ENTENDER NADA

O deputado federal Adelson Barreto (PR), ainda surpreso com o resultado do pleito, lembrou que em todas as avaliações o seu nome aparecia como bem votado.

Fábio Mitidieri avisou isso a ele ao consultar suas pesquisas antes do pleito.

ADELSON PEDE VOTO

Adelson Barreto continua nas ruas e está pedindo votos para Belivaldo Chagas neste segundo turno, junto com o grupo que lhe ajudou na campanha.

– Sempre tive bom relacionamento com Belivaldo.

LUCIANO E MAIORIA

Nos bastidores da Assembleia Legislativa tratam sobre as eleições para presidente e Luciano Bispo (MDB) tem maioria para continuar presidindo a Casa.

– Não sendo candidato, a disputa promete ser acirrara.

LUTA POR SECRETARIA

O deputado reeleito Capitão Samuel está lutando pela primeira secretaria da Assembleia e conta com o bom relacionamento de vários parlamentares.

Com os reeleitos e novos eleitos…

OPOSIÇÃO INDICARÁ

Nos comentários antecipados sobre Presidência da Alese falam que a oposição pode indicar primeira secretaria da Assembleia.

Seria numa chapa que teria como presidente Luciano Bispo.

REUNIÃO NO PSB

Ontem à tarde aconteceu evento na sede do PSB, com a participação de toda a liderança, da capital e interior, para tratar sobre a campanha do segundo turno.

Quer mais empenho em favor de Valadares Filho (PSB).

LIÇÕES DAS URNAS

José Carlos Machado disse, ontem, que as urnas deram grandes lições nas eleições deste ano, inclusive em Sergipe. Mostra “claramente que o eleitor mudou”.

– Bom que os políticos saibam tirar proveitos dessas eleições.

EDUARDO SILENCIA

O senador Eduardo Amorim (PSDB) até o momento silenciou, mas iria reunir o grupo na sexta-feira passada para definir sobre seu candidato ao Governo e a presidente.

Teria ficado chateado porque a oposição decidiu seguir André Moura (PSC).

BOLSONARO E A LIBERAÇÃO

André Moura sugeriu a lideranças da oposição, inclusive prefeitos, que votassem em Bolsonaro para presidente e deixou todos à vontade para o segundo turno.

A maioria aceitou a orientação do parlamentar.

DEFENDE BOLSONARO

O primeiro suplente Elber Batalha (PSB) continua defendendo que o partido anuncie apoio a Jair Bolsonaro no segundo turno para presidente.

Sugere isso desde o primeiro turno.

PEDIU COMO PRESENTE

Durante o aniversário de Elber Batalha, poucos dias antes do primeiro turno, ele pediu como presente que o PSB declarasse apoio a Bolsonaro.

Elber continua no partido e mantém seu ponto de vista.

HELENO VAI AO SERTÃO

O candidato derrotado ao Senado, Heleno Silva (PRB), dará uma série de entrevistas hoje no sertão agradecendo os votos recebidos na região.

Volta a endossar o seu apoio a Belivaldo Chagas.

VIAJA A SÃO PAULO

O deputado federal André Moura (PSC) viaja sexta-feira de Brasília a São Paulo, onde passa o final de semana com os filhos e na segunda-feira retorna ao Congresso.

Só virá a Sergipe no outro domingo votar em segundo turno.

REUNIÃO PARA A OAB

Sexta-feira passada, em casa do advogado Marcio Conrado, na praia do Saco, houve reunião com vários advogados sobre a eleição para presidente da OAB.

Em apoio ao retorno do colega Carlos Augusto ao comando da Ordem em Sergipe.

Notas

Mitidieri e Edvaldo – O prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) recebeu em seu gabinete, na tarde de ontem, o deputado federal reeleito Fábio Mitidieri (PSD). Na pauta do encontro, a apresentação de propostas de emenda parlamentar ao Orçamento Geral da União de 2019 com destinação para Aracaju.

0x0

Sobre Danielle – A assessoria jurídica da campanha eleitoral do governador diz que em nenhum momento entrou com ação para tirar do ar o comercial da delegada Danielle Garcia. O governo discorda do conteúdo da sua fala, e afirma que jamais fez nenhum gesto de perseguição contra a delegada que exerce suas funções normalmente.

0x0

DEM vota em Bolsonaro – O candidato derrota ao Governo, Mendonça Prado, disse ontem que o Democratas de Sergipe decidiu pela neutralidade da sigla no segundo turno da eleição para o governo do estado. Em relação à eleição presidencial, o partido manterá o apoio ao candidato Bolsonaro.

0x0

Diálogo com lideranças – O deputado federal Valadares Filho candidato a governador no segundo turno, disse ontem que é bom poder dialogar com as lideranças e falar das minhas propostas para fazer de Sergipe um novo lugar. Vocês são os porta-vozes da mudança que vai chegar aqui, se vocês me derem uma chance.

0x0

Haddad se reúne com Ciro – A presidente do PT, Gleisi Hoffman, disse ontem que o candidato a presidente Fernando Haddad (PT) deve se reunir com Ciro Gomes (PDT) nesta semana. De acordo com ela, o presidente do PDT, Carlos Lupi, afirmou que o ex-governador do Ceará, que está na Itália, volta ao Brasil nesta semana.

0x0

Escondendo por um tempo – O 2º programa eleitoral do 2º turno do candidato a presidente Jair Bolsonaro (PSL) exibido ontem diz que o PT quer tentar esconder o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por um tempo. O programa defende que “ficou feio” para Fernando Haddad (PT) aparecer ao lado do petista.

Conversando

Apanhar de aluno – Rilton Morais dá parabéns aos professores pelo seu dia e diz que vota em Bolsonaro para que nunca mais um professor apanhe de aluno na sala de aula

Em campanha – O senador eleito Rogério Carvalho (PT) está em campanha para eleger Belivaldo Chagas em segundo turno. Ontem esteve em São Cristóvão.

Muita gente – Em Sergipe começa a aparecer muita gente declarando que apoia Jair Bolsonaro para presidente da República em segundo turno.

Ganhou eleições – Mas há um movimento consolidado para apoio a Fernando Haddad (PT), que ganhou as eleições em Sergipe.

Em almoço – Sexta-feira passada, Albano Franco e José Carlos Machado almoçaram com André Moura no Ferreiro do Jardins. Senador Valadares estava em outra mesa.

CPF nas apostas – Os participantes de loterias administradas pela Caixa podem ser obrigados a registrar o número do CPF no momento de cada aposta.

Natal e reveillon – O prefeito de Aracaju, Belivaldo Chagas já está anunciando o Natal Iluminado e o reveillon na praia de Atalaia.

Viaja e descansa – O ex-governador Jackson Barreto (MDB), candidato derrotado ao Senado, tirou alguns dias para viajar e descansar do corre-corre da campanha.

Carlos Ayres Britto – “Não existe comida que não fique melhor com uma fatia de queijo por cima, E não existe pessoa que não fique pior com uma fatia de mágoa por dentro”.

Leia também