Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

Ponte do Imperador registra 158 anos da cultura e história de Sergipe

8

Defronte a Assembleia Legislativa de Sergipe, a ALESE, a qual prédio público está localizado em uma das principais vias da capital sergipana, a Ivo do Prado, está a Ponte do Imperador D. Pedro II. Segundo a história de Sergipe, em 1860, o imperador D. Pedro II esteve em Sergipe. Para sua chegada em Aracaju, foi construído um ancoradouro para que o vapor Apa, que conduzia sua majestade e sua comitiva, pudesse ancorar.

Em 1904 a “ponte” passou por sua primeira reforma, alterando-se a estrutura original que era totalmente de madeira por material mais sofisticado, metal e vidro,vindos da Inglaterra e um portal de castelo medieval. Nesse período ela ganhou o apelido de ponte metálica ou inglesa, denominação que alcançou os nossos dias.

Em 1920  ocorreu a nova reforma da Ponte do Imperador D. pedro II, empreendida pelo construtor italiano Hugo Bozzi. O portal medieval foi substituido por dois torreões em alvenaria, simbolizando a identidade cultural sergipana, encimados por duas figuras ,em forma de escultura de índios (foto).

Em 1923 pousaram em Aracaju os primeiros aviões, ou melhor hidroaviões, que usaram a ponte como desembarcadouro e inauguraram os vôos para Sergipe. Antes da construção de nosso primeiro aeródromo, era na ponte que eles “ancoravam”.

Através dos tempos a “ponte” foi um dos pontos mais visitados da cidade de Aracaju e hoje, depois de mais algumas reformas continua a ser destaque na vida da capital e ponto obrigatório de visitação para todos aqueles que vem conhecer a nossa bela capital.

Por Stephanie Macêdo

Foto: Jadilson Simões

Leia também