16/10/18 - 15:22:50

Projeto de coleta seletiva de lixo é destaque na Romaria de Nossa Senhora Aparecida

Ação foi realizada através de parceria entre o Consórcio Público do Agreste Central Sergipano, Prefeitura Municipal e Paróquia.

Os festejos em comemoração aos 15 anos da romaria de Nossa Senhora Aparecida (SE) propiciaram não apenas momentos de fé, mas também de consciência ambiental. O evento, que recebeu cerca de 180 mil romeiros, contou com a participação direta de catadores de materiais recicláveis, através de um projeto de coleta seletiva de lixo liderado pelo Consórcio Público do Agreste Central Sergipano – CPAC, em parceria com a Prefeitura Municipal e Paróquia de Nossa Senhora Aparecida.

Na ocasião, foram disponibilizados 7 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de Resíduos Sólidos) no percurso de 8km da peregrinação, 4 tonéis de reciclados, distribuição de  panfletos educativos aos peregrinos para conscientização ambiental e destinação adequada aos resíduos gerados. “Todos os anos o nosso município realiza um dos maiores eventos do Estado. A gestão municipal faz um grande esforço para receber todos os romeiros da melhor maneira possível. Sendo assim, esse projeto é de fundamental importância para manutenção da organização da nossa cidade, através da destinação ambientalmente adequada dos resíduos seletivos gerados”, destacou a prefeita Verônica Sousa.

De acordo com o superintendente do CPAC, Caio Valença, esta já é uma ação consolidada no evento e que conta com a aprovação popular. “Esta é uma grande ação de sustentabilidade ambiental. Todos os anos são coletadas várias toneladas de resíduos recicláveis, visando a inclusão produtiva dos catadores de materiais recicláveis, com proteção ao meio ambiente”, enfatizou.

Para a secretária de Agricultura e Meio Ambiente do município, Douglasselma Barreto, a conscientização da população é um dos pontos principais trabalhados pelo projeto. “Este trabalho busca mostrar as consequências causadas pelo destino incorreto do lixo, bem como propor formas de minimizar e de recuperar os resíduos gerados, garantindo a saúde e segurança da população e dos romeiros”, explicou.

Foto assessoria

Por Igor Sá