Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

RENOVABR PREPARA UM MÓDULO PARA AUXILIAR PARLAMENTARES

5

Anúncio foi feito por fundador do instituto, Eduardo Mufarej, ao lado de parlamentares eleitos

Após eleger 16 lideranças de sete diferentes partidos para o Congresso Nacional e Assembleias estaduais, o RenovaBR prepara um módulo voltado a capacitar os eleitos para o mandato de parlamentar. O anúncio foi feito por Eduardo Mufarej, fundador do instituto, na tarde desta segunda-feira (15) durante coletiva de imprensa.

Os detalhes do novo módulo, que acontecer a partir de novembro, estão em elaboração e devem ser anunciados em breve. “Queremos fazer com que os eleitos, quando chegarem nas suas respectivas funções, possam produzir o maior volume de impacto possível e, dessa forma, horarem seus votos”, afirmou o fundador do instituto.

No evento, Mufarej comemorou o resultado obtido nas urnas pelas lideranças formadas pelo instituto. “Era um grande desafio construir esse processo para que o desejo de renovação, algo muito presente nos anseios da sociedade, de fato acontecesse.”

O fundador do RenovaBR afirmou ainda que o instituto prepara um instrumento para tornar mais transparente e participativo o mandato dos parlamentares. “Estamos elaborando esse instrumental, que estará à disposição deles.”

Mufarej disse que não cabe ao instituto interferir na elaboração de pautas específicas dos parlamentares. Ele enfatizou que o RenovaBR fará apenas um acompanhamento dos quatro compromissos assumidos pelas lideranças: cumprimento do mandato, responsabilidade com as contas públicas, transparência e atuação para uma reforma política que aproxime os políticos da população.

“Tivemos um desafio importante de convencer as pessoas de que o RenovaBR não era um instituto que defendia pautas específicas ou agendas específicas. O que queríamos e queremos são políticos éticos, com vontade de servir e histórico de realização”, afirmou.

Após o balanço feito por Mufarej, as lideranças eleitas relataram como a formação do RenovaBR os auxiliou na campanha.

Na eleição marcada por alta taxa recorde de renovação política – 52,54% na Câmara e 85,19% no Senado, de acordo com levantamento do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) –, o RenovaBR ajudou a eleger dez postulantes ao Congresso Nacional e seis às Assembleias Legislativas, atestando o sucesso da primeira turma de líderes formada entre janeiro e junho.

Ao todo, integrantes do RenovaBR receberam mais de 4,5 milhões de votos no último domingo. Entre os 64 líderes formados pelo instituto e que disputaram uma vaga para deputado federal, a soma de votos chega a 1,7 milhão.

Alessandro Vieira (REDE) foi o senador mais votado em Sergipe. Em São Paulo, Tábata Amaral (PDT) e Vinicius Poit (NOVO) foram eleitos deputados federais. Já Daniel José (NOVO), Heni Ozi Cukier (NOVO), Marina Helou (REDE) e Ricardo Mellão (NOVO), vão ocupar vagas na Câmara Legislativa de São Paulo.

No Rio de Janeiro, Marcelo Calero (PPS), Paulo Ganime (NOVO) e Luiz Lima (PSL) foram eleitos para o Congresso Nacional, assim como os mineiros Tiago Mitraud (NOVO) e Lucas Gonzalez (NOVO), e o capixaba Felipe Rigoni (PSB). Fábio Ostermann (NOVO) foi o postulante eleito para a Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Na região Norte, Joênia Wapichana (REDE) foi eleita deputada federal por Roraima. Já na região Nordeste, David Maia (DEM) conquistou uma vaga na Câmara Legislativa de Alagoas.

Fundado em outubro de 2017, o RenovaBR formou 133 lideranças de janeiro a junho. Após o fim do primeiro módulo de formação, 120 delas se lançaram ao pleito por 22 partidos diferentes.

Fonte  Loures Consultoria

Leia também