16/10/18 - 06:02:14

Veja cinco segredos para quem deseja aprender outro idioma

Os motivos para aprender outro idioma são inúmeros. Seja para ter um diferencial no currículo, viajar ou simplesmente exercitar o cérebro, o estudo de uma nova linguagem garante mais bagagem e oportunidades.

Para se ter uma ideia, de acordo com pesquisa publicada no Panrotas, cerca de 16% dos brasileiros deixam de viajar para o exterior porque só falam português. Nesse sentido, saber uma outra língua ajuda a conhecer mais lugares, além de já ser uma exigência das empresas. Como os negócios estão cada vez mais globais, as companhias preferem colaboradores com habilidades linguística.

Porém, como aprender outro idioma depois de adulto? Há algumas técnicas que costumam ser usadas pelos estudantes, e que contribuem para um aprendizado mais rápido. Confira!

Identifique o objetivo

Para que você deseja aprender um novo idioma? Vai fazer uma viagem especial ou gostaria de ler um livro na língua original, por exemplo? Cada necessidade exige um tipo de estudo e, portanto, nem sempre a apostila tradicional é o melhor caminho.

Quem deseja falar com estrangeiros deve se concentrar em ouvir bastante os novos sons e, se possível, conhecer nativos ou outros estudantes para poder treinar. Se a necessidade envolve a leitura, de nada adiantará ficar apenas nos vídeos e podcasts.

Prática diária

Independentemente do método que se utiliza para os estudos, o mais importante é manter a frequência. Muitas pessoas deixam de aprender um novo idioma exatamente porque começam empolgadas, mas depois largam os estudos.

Basta pensar que você só aprendeu português porque teve contato direto com a língua. Portanto, o máximo de tempo que puder deve ser usado para esse aprendizado, mesmo que isso envolva ouvir músicas, ver filmes ou consumir qualquer outro tipo de conteúdo estrangeiro.

Tempo a seu favor

Está sem tempo para estudar e/ou quer aproveitar os minutos que perde de casa para o trabalho? Utilize ferramentas no seu celular, como a Babbel. Esse tipo de aplicativo possui aulas em diversos idiomas como inglês, espanhol e até sueco, além de exercícios interativos. Assim, além de aproveitar o tempinho que sobra, você ainda se diverte enquanto aprende.

Diversão também ensina

Ficar preso apenas aos livros é a primeira forma de não ganhar fluência. O estudante deve sair da zona de conforto e buscar se divertir no novo idioma. Para isso, vale a pena ver filmes, assistir às peças de teatro, ir às exposições e até brincar com jogos que estejam relacionadas com a língua estudada.

Sem medo de errar

Sabe por que as crianças têm mais facilidade de aprender um novo idioma? Além de terem um cérebro mais “fresco”, os pequenos também tem um poder fundamental que falta em muitos adultos: a segurança. Mesmo sabendo que as palavras podem estar erradas, as crianças repetem o que ouvem e falam do jeito que conseguem.

Obviamente, muitas vezes elas cometem erros, mas isso não diminui a sua vontade de aprender e melhorar. Portanto, não ter medo de errar é um dos grandes segredos para conquistar a fluência em qualquer idioma, seja o tradicional inglês ou até sueco e holandês.

Fonte:https://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/pesquisaseestatisticas/2017/06/pesquisa-idioma-impede-33-milhoes-de-brasileiros-de-viajar_147436.html

Fonte: https://maisminas.org/melhores-apps-idiomas/

Fonte: https://www.duniverso.com.br/dicas-para-aprender-outro-idioma-em-qualquer-lugar/

Por Aline Matos
Foto assessoria