Aracaju, 28 de março de 2024

Belivaldo reafirma apoio a Haddad, mas se aproxima de “golpistas”!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

 

A política é realmente cheia de interfaces! Durante o 1º turno da campanha eleitoral desse ano, o candidato à reeleição Belivaldo Chagas (PSD) inicialmente defendeu “timidamente” a candidatura de Fernando Haddad (PT) para a presidência da República. Com o rápido crescimento do petista, graças a transferência natural dos votos que seriam do ex-presidente Lula – condenado e preso na Polícia Federal, logo o “galeguinho” passou a dar mais evidência ao petista e “plugou” seu discurso em Haddad, condenando o governo de Michel Temer (MDB) – que seu partido dá sustentação – e taxando seus adversários políticos no Estado de “golpistas”.

Isso é parte do jogo eleitoral! É assim que funciona a disputa, e cada lado, cada candidato busca a melhor estratégia que lhe convém para ter êxito nas urnas. O resultado foi favorável e até Belivaldo se mostrou surpreso com o resultado do 1º turno, até pelo o que todas as pesquisas de intenção de votos identificavam. Como o pleito não se definiu de uma vez, chegamos ao “segundo tempo” de uma decisão, agora em uma disputa direta entre o atual governador e o candidato Valadares Filho (PSB). Desde então os candidatos estão revendo os acertos e equívocos e cada lado está buscando fortalecer seu projeto.

Nos últimos dias o “galeguinho” reafirmou seu compromisso com Fernando Haddad, a ponto do presidenciável do PT gravar um vídeo no programa eleitoral reforçando que seu candidato em Sergipe é Belivaldo. Até aí nada de anormal, mas o governo queria “aumentar o volume” e decidiu apostar no “atacado” para consolidar sua reeleição. Desde a semana passada que o governador vem conquistando adesões de políticos que venceram e/ou perderam a eleição, que faziam oposição dura ou branda à atual gestão, mas que democraticamente decidiram aderir à campanha. Como já fora dito, isso faz parte do jogo eleitoral…

Só que se Belivaldo ganha em “densidade”, com determinados apoios ele perde o discurso que “cativa os petistas” e eleitores de Haddad, quando passou o primeiro turno taxando seus adversários – e hoje alguns aliados – de “golpistas”, criticando a turma que dava sustentação ao governo de Michel Temer em Sergipe. Lideranças do PSDB, do PSC e do PRB, por exemplo, agora estão no palanque do “galeguinho”, confundindo até seu próprio eleitorado que passou o turno anterior criticando muitos daqueles que agora estão compondo com o governo. É uma aposta alta de Belivaldo que, assim como em qualquer jogo, tanto pode ganhar, como pode perder…

 Veja essa!

Uma das novas estratégias do candidato Valadares Filho para o 2º turno de não fazer carreatas, grandes eventos políticos, além da proliferação de adesivos está deixando setores do bloco governista sem conseguir identificar onde estão os eleitores da oposição.

E essa!

Apesar de ser ainda mais curto, em alguns momentos nem parece que estamos no meio de uma campanha eleitoral. A movimentação nas ruas é pequena e o desinteresse da população continua muito explícito. As pessoas cansaram de debater nas ruas, em locais públicos. Preferem os embates nas redes sociais…

Belivaldo e o volume I

Por mais que o governador Belivaldo Chagas diga que não está assumindo compromissos com um bloco de políticos do PSC que aderiram à sua reeleição, está claro para muita gente que ele está apostando no “volume” para consolidar sua vitória no próximo dia 28.

Belivaldo e o volume II

O problema é que ao aceitar determinados apoios políticos, o governador contrariou alguns apoiadores, em especial do interior, que se esforçaram para elegê-lo no 1º turno. Com a chegada de “ex-adversários” no governo, a turma governista teme ficar desprestigiada após a eleição.

Titanic?

Em todas as rodas políticas, um dos questionamentos mais feitos diante dos anúncios feitos de apoio ao governo é sobre como “acomodar” tanta gente em uma só “embarcação”? Belivaldo precisa tomar cuidado porque, às vezes, um “navio” muito cheio corre o risco de “afundar”…

Alessandro Vieira I

Setores do governo reagiram nos últimos dias ao anúncio feito pelo senador eleito Alessandro Vieira (REDE) de apoio a Valadares Filho. O delegado que surpreendeu muita gente no 1º turno, inclusive a imprensa e os institutos de pesquisa, passou de “herói” a “vilão” e foi “bombardeado” por assessores governistas nas redes sociais.

Alessandro Vieira II

Após viajar para um curso em São Paulo, o senador eleito terá reuniões nesta quarta-feira (17) com os prefeitos de Aracaju, Edvaldo Nogueira, e de São Cristóvão, Marcos Santana. Na quinta-feira (18), as conversas serão com os prefeitos da Barra dos Coqueiros, Airton Martins, e de Nossa Senhora do Socorro, Padre Inaldo. E na sexta-feira (19), as reuniões serão com os prefeitos de Itabaiana, Valmir de Francisquinho e de Campo do Brito, Marcell Souza.

Danielle Garcia

Quem também declarou apoio a Valadares Filho e incomodou ainda mais a base governista foi a delegada Danielle Garcia. O vídeo gravado por ela, exibido no programa eleitoral no rádio e na tv, denunciando suposta perseguição do governo caiu como uma “bomba” na sociedade e deixou muita gente sem ter o que dizer…

Adepol

O vídeo de Danielle repercutiu até na Associação dos Delegados da Polícia Civil. Teve delegado “soltando o verbo” em áudios que vararam nas redes sociais condenando a entidade e a delegada. Em nota pública, a Adepol externou que setores do governo estão pressionando a categoria a emitir uma suposta nota pública contra a colega de trabalho. Eita lêlê!

Governo nega

Em nota, que também circulou nas redes sociais, o governo nega que esteja pressionando os delegados a assinarem uma nota de repúdio contra a delegada e que estaria recorrendo na justiça para tirar o vídeo gravado por Daniela Garcia do programa eleitoral de Valadares Filho.

Clima quente I

A coisa tá pegando fogo em Lagarto, após o anúncio do prefeito Valmir Monteiro (PSC) de apoiar Belivaldo. O radialista Aloísio Andrade, o “Prefeitinho”, entrou em “rota de colisão” com o prefeito e foi exonerado da Secretaria de Comunicação da Prefeitura.

Clima quente II

De pronto, prefeitinho anunciou a retomada da programação jornalística de sua emissora de rádio local e denunciou que pessoas próximas do prefeito teriam comprado chips de celular, para a promoção de “fake News” nas redes sociais contra adversários e, segundo ele, até contra secretários municipais.

Sem chance

Em entrevista a uma emissora de rádio local, o deputado federal reeleito Fábio Reis (MDB) provocou o prefeito Valmir Monteiro dizendo que o apoio do adversário ao governador é “desespero” e descartou qualquer chance de acordo político e administrativo entre as partes. “Conversamos com Belivaldo e Jackson Barreto e a chance de acordo é zero! Agora qualquer um pode votar no governador”.

Bomba!

Empresas do ramo da construção civil, que possuem contratos junto à DESO, estão decididas a formalizar denúncias no Tribunal de Contas, no Ministério Público Estadual e na Controladoria Geral do Estado contra a gerente de obras especiais, Cristina Barreto dos Santos. A denúncia é de suposta improbidade administrativa.

Exclusiva!

Os empresários denunciam que a gestora em questão tem coagido os prestadores de serviços a executarem obras sem a devida previsão contratual, além de formalizar os documentos exigidos, após os supostos serviços prestados. O “corpo administrativo” da DESO também deve responder em casos de futuros procedimentos judiciais…

Ordem cronológica?

É bom a diretoria da DESO ter um pouco mais de atenção com as finanças da Companhia. Tem empresa que protocola a fatura na segunda-feira e até a sexta-feira o dinheiro já é compensado; outras empresas não têm a mesma sorte e precisam esperar 50 a 60 dias, com suas faturas “dormindo em berço esplêndido”. E a ordem cronológica de pagamentos? Como fica?

 Alô DESO!

É bom que os “novos empréstimos”, que estão sendo tomados pela Companhia, não tenham o mesmo direcionamento de outros realizados em um passado não tão distante. Quem avisa…

Alô UNIT!

Moradores do bairro Farolândia, em especial os que moram nos fundos da Universidade Tiradentes, em Aracaju, procuraram este colunista para reclamar do barulho diário, por volta das 5 horas, feito pelos caminhões-pipa que abastecem a instituição. Os moradores cobram uma solução dos responsáveis pela instituição sobre o incômodo gerado pelas descargas destes veículos para crianças e idosos que residem na região.

Reveillon de Aracaju

O prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) – que continua muito tímido no processo eleitoral – assegurou que Aracaju terá Reveillon e que fará o Natal Iluminado em parceria com a Fecomércio e a Energisa.

0% de reajuste

Por sua vez, o prefeito voltou a negar o apelo dos médicos, em greve a mais de 80 dias, pelo reajuste salarial e valorização profissional. Edvaldo diz que o diálogo está aberto com a categoria, mas não vai atender os médicos para não comprometer a “estabilidade financeira” da PMA. Então tá!

Amorim neutro

O senador Eduardo Amorim (PSDB) decidiu que não vai apoiar nenhuma das candidaturas e que o grupo está liberado para dar o apoio a quem, na avaliação de cada um, seja a melhor opção para o Estado. O PSDB Estadual também decidiu liberar os seus militantes e os seus líderes para a eleição a nacional.

André neutro

O deputado federal André Moura, presidente estadual do PSC/SE, vem a público informar que não compactua com “FAKE NEWS”. E que a os prefeitos Élio Martins e Lara Moura por enquanto só declararam apoio ao presidenciável Jair Bolsonaro, apoiado por ele no segundo turno das eleições 2018. Quanto ao pleito estadual, o deputado disse ser consenso que as lideranças políticas e comunitárias fiquem inteiramente à vontade para escolher livremente o candidato a governador de Sergipe, conforme suas consciências, como já divulgado em nota oficial.

Mendonça neutro

Em nota, o presidente estadual do DEM, Mendonça Prado, informou que a legenda decidiu ficar neutra no 2º turno da eleição para o governo. “Em relação à eleição presidencial, o partido manterá o apoio a Jair Bolsonaro”.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também