Aracaju, 28 de março de 2024

Estado ampliará número de carros-pipa que atuam nos municípios do interior

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
5

O governo de Sergipe ampliará as ações de combate aos efeitos da seca nos municípios sergipanos. A partir das próximas semanas, o número de caminhões-pipa que assistem à população passará de 93 para 105 nos municípios em estado de emergência.  As ações foram discutidas em audiência nesta quarta-feira (17).

Próxima semana, diretores da Deso, Cohidro e Defesa Civil se reunirão novamente para reavaliar o planejamento de distribuição dos caminhões e averiguar se nas localidades que estão recebendo essa assistência já existe perspectiva de instalação de poços pela Cohidro ou Deso. A intenção é que, com a perfuração dos poços, as regiões passem a contar com um investimento que é permanente e não apenas com o benefício sazonal dos carros-pipa, racionalizando o uso dos recursos.

“A partir de avaliações técnicas, definiremos as localidades onde será possível investir na perfuração de poços, para que esses locais não dependam mais da Operação Carro-Pipa. No semiárido brasileiro, mesmo na primavera, já sentimos os efeitos da estiagem e a atuação do governo, antevendo as ações a serem feitas no verão, é necessária para minimiza os danos para a população”, informou o diretor da Defesa Civil do Estado, o coronel Alexandre.

Atualmente, o Estado já emprega, por meio da Deso e da Defesa Civil, 33 caminhões para o abastecimento dos municípios que enfrentam as consequências da estiagem no interior sergipano. Outros 60 são disponibilizados pelo Exército Brasileiro, além das ações pontuais de cada gestão municipal.

Segundo coronel Alexandre, à proporção que os municípios forem decretando estado de emergência, o governo estará disponível para prestar o apoio necessário. A Defesa Civil estadual também ficou responsável por apresentar uma planilha para detalhar os locais nos quais a situação está mais crítica devido à seca.

Até o momento, 16 municípios já declararam estado de emergência em Sergipe: São Miguel do Aleixo, Carira, Tobias Barreto, Poço Redondo, Gararu, Monte Alegre de Sergipe, Canindé de São Francisco, Frei Paulo, Ribeirópolis, Nossa Senhora de Lourdes, Itabi, Simão Dias, Poço Verde, Pinhão, Nossa Senhora da Glória e Graccho Cardoso.

Fonte e foto assessoria

 

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também